Administração Industrial

Disciplina:Administração Industrial13 materiais294 seguidores
Pré-visualização2 páginas
*

Industrial
Administração
SAI-571
*
Aula 7
Profº Callé

*

ADI – Administração Industrial
*
Qualquer que seja o tipo de negócio em que esteja envolvida a empresa considerada, mas principalmente se ela for uma indústria, as decisões sobre localização são estratégicas e fazem parte integral do processo de planejamento. Localizar significa determinar o local onde será a base de operações, onde serão fabricados os produtos ou prestados os serviços, e/ou onde se fará a administração do empreendimento. Devem ser levados em conta, inclusive, detalhes substanciais que visão vantagens competitivas. Cada empresa tem suas particularidades, fazendo com que o problema de localização seja específico de cada situação. Algumas empresas/indústrias consideram mais importantes ficarem próximas aos seus clientes, outras consideram mais vantajoso ficarem próximas aos seus fornecedores e outras mais próximas onde a mão de obra é abundante.
O fator “Localização” também é um problema para as empresas/indústrias já existentes. Por exemplo:
Quando os insumos se esgotam;
Demanda diminui;
Custos com Obrigações legais aumentam;

Opções básicas para Empresas em Operação:

Expandir a instalação já existente: Será viável se houver espaço disponível para tanto. Poderá levar a menos custos, melhor controle das ações administrativas e flexibilidade.
Adicionar nova unidade, retendo as demais que já estão em operação: Se faz necessário analisar os impactos sobre o sistema total em termos de custo/benefício com a abertura.
Fechar uma unidade e abrir outra: Deve-se balancear os custos de abrir e fechar. O fechamento de uma unidade pode se dar por mudanças de mercado, dificuldade de expansão no próprio local, aumento dos custos,...

*

ADI – Administração Industrial
*
Fatores que determinam a decisão de localização:
Existem muitos fatores que podem influenciar nas decisões sobre localização, dependendo de cada empresa/indústria.
De uma forma geral, as empresas que possuem atividades industriais geralmente são orientadas para o local onde estão os recursos matéria prima, energia elétrica, água, mão de obra. As empresas que possuem atividades de prestação de serviço são orientadas, geralmente, mais para os fatores de proximidade do mercado (cliente), flexibilidade de tráfego (facilidade de acesso) e localização da concorrência.
Exemplos de Fatores:
Localização das Matérias Primas:
	Se não puder ser transportada por distâncias razoáveis, ou se demandar condições muitos especiais e custosa para esse transporte, isso tenderá a atrair a empresa para perto do depósito ou fonte dessa matéria prima. Exemplo: Fábricas de pescado (região litorânea), processamento de alimentos como legumes e vegetais, processamento de derivados de petróleo, extração mineral (cimento), ....
	O custo de transporte da matéria prima é um fator importante, principalmente se tratando de matérias primas volumosas e de pequeno valor.

b) Mão de Obra:
	Trata-se de mais um fator importante para a tomada de decisão, ou seja, é importante
	verificar se os locais pré-selecionados para a localização possuem oferta de mão de obra em quantidade e qualidade suficiente. Algumas empresas/indústrias não desejam ter custos altos com treinamento de pessoal, embora para outras isso seja relativamente comum, dadas as atividades muito específicas em que estão engajadas. Há influências como por exemplo: Força sindical, cultura da região, transferência de funcionários, comunidade,....

*

ADI – Administração Industrial
*
c) Água e Energia Elétrica:
	Os preços não são muito diferenciados por todo o país, a principal consideração a ser feita é a da disponibilidade desses tipos de recursos no local pretendido para a instalação. Por exemplo: Indústria de celulose, refinarias de açúcar, indústrias químicas em geral e de alumínio requerem muita quantidade/suprimento de água. No caso das indústrias de alumínio, a extração eletrolítica de metal a partir do minério exige também elevadas quantidades de energia elétrica.
d) Localização dos Mercados Consumidores:
	As empresas de operação, dificilmente estarão localizadas de forma simultânea próximas ao mercado fornecedor e consumidor. Os custos de matéria prima em relação ao produto acabado e a estratégia competitiva estarão entre os fatores decisórios.
	As organizações de serviço sem fins lucrativos e frequentemente mantidas pelo governo (ex.:Hospitais, correios, delegacias, posto do INSS,...) estarão de maneira geral orientadas para serem localizadas próximas aos seus clientes , face as necessidades dos mesmos.
	Empresas de serviço com fins lucrativos (ex.: Bancos, Segurança Patrimonial, Escolas, ....) também são voltadas a estarem localizadas próximas aos seus clientes, porém dependendo da natureza do serviço (ex.: bares, barbearia,..) servem uma área geográfica menos ou mais restrita que outras (ex.: Supermercado, Universidades,.....).
e) Comunidade e Governo:
	Deve-se fazer uma análise quanto a atitude/opinião da comunidade e do governo quanto à instalação de uma nova unidade. O governo pode fornecer certos incentivos, tais como: cessão gratuita de terreno, isenção de impostos por um certo tempo, fornecimento de infra estrutura, ..... A comunidade pode ter atitude/opinião favorável , por exemplo: geração de emprego, tecnologia, valorização do ramo imobiliário,....
	Dependendo do negócio, a comunidade e o governo poderão ter uma visão não muito favorável do negócio, por exemplo: Empresas associadas à poluição ambiental e/ou sonora, que empregam menores de idade, .....

*

ADI – Administração Industrial
*
Avaliação de Alternativas de Localização
	Alguns modelos de avaliação, consideram como problema a localização de uma só unidade, enquanto outros trabalham com diversas unidades ao mesmo tempo.
	Mesmo com dados puramente qualitativos é comum usar-se algum sistema de quantificação e ponderação, por exemplo:
	-Ponderação qualitativa;
	-Comparação de custos fixos e variáveis;
	-Análise Dimensional (co-existência de fatores qualitativos e quantitativos);
	-Método do centro de gravidade (nova instalação dentro de uma rede já existente);
	-Método de mediana (mesmo propósito do método “centro de gravidade” com foco maior no fator transporte).

Ponderação Qualitativa
	Pode ser usada quando não se conseguir apropriar uma estrutura de custos a cada localidade considerada. Consiste em se determinar uma série de fatores julgados relevantes para a tomada de decisão. Esse julgamento é convertido em nota, através de uma escala numérica arbitrária. A cada fator, segundo sua importância relativa, é então atribuído um peso. Com isso será escolhida a localidade que tiver a maior pontuação final.

Comparação de Custos Fixos e Variáveis
	
	É o conhecimento em detalhes dos custos a ocorrerem. São classificados em fixos ou variáveis conforme sua natureza e não de sua quantidade produzida, e são fatores decisivos para a tomada de decisão.

*

ADI – Administração Industrial
*
EXEMPLO:
	A Mercúrio Industrial S.A. é uma fábrica de baterias para veículos que deseja construir uma nova fábrica para atender certa parte do mercado. Duas localidades foram previamente selecionadas: Serra Brava e Monjolinho, sendo levantados em cada um os custos fixos anuais e os custos variáveis por bateria padrão fabricada. O custo variável da bateria padrão resulta dos custos unitários de cada tipo de bateria, ponderados pela estimativa de suas participações nas vendas. Os custos obtidos são os seguintes:

	 Espera-se vender 100.000 baterias por ano, ao preço médio de R$80,00 cada.

Qual a melhor localização para a Mercúrio Industrial considerando-se o lucro esperado em cada localidade ?
Haveria alguma diferença se a escolha da localidade fosse feita com base no memor ponto de equilíbrio ?

*

ADI – Administração Industrial
*
SOLUÇÃO:
Melhor localização com base no lucro:
Para ambas localidades, a receita total será: 100.000 x 80,00 = R$8.000.000,00
Os custos variáveis