Buscar

ANALISE OLEO RESIDUAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE
(METODOLOGIA)Neste trabalho, foram utilizados dados horários de velocidade e direção do vento, provenientes de registros de anemógrafo Universal Fuess, a 10 m de altura, de 77 estações climatológicas pertencentes ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), no período de janeiro de 1977 a dezembro de 1981.
(OBJETIVO) O objetivo da pesquisa foi a determinação da potência eólica média horária da direção predominante do vento em todas as estações selecionadas.
(RESULTADOS) Para tanto, identificou-se a direção predominante do vento de cada localidade e se estimaram os parâmetros da distribuição de Weibull, através dos quais se calculou a potência eólica média horária.
(DISCUSSÃO) Em função dos resultados apresentados neste trabalho, constatou-se que a direção predominante do vento no Nordeste do Brasil é de Leste, com flutuações para Sudeste e Nordeste. O ajuste do Método dos Momentos evidenciou-se melhor que o dos Mínimos Quadrados. Os Estados do Maranhão e Rio Grande do Norte apresentaram, respectivamente, o menor e maior potencial eólico. As estações de Alto Parnaíba, MA, e Acaraú, CE, apresentaram, mensalmente, a menor (0,022 W m2) e a maior (138,302 W m2) potência eólica, respectivamente.
Palavras-chave: distribuição de Weibull, potência eólica, climatologia do Nordeste.
ANÁLISE
(METODOLOGIA) O processo conduzido foto-Fenton solar para o tratamento de água que contém fenol como um contaminante foi avaliada por meio de experiências à escala piloto com um reator solar parabólicos (PTR). Os efeitos de Fe (II) (0,041,0mmol L 1), H 2 O 2 (7270 mmol L 1), a concentração inicial de fenol (100 e 500 mg CL 1), a radiação solar, e o modo de operação (lote e fed-batch) sobre a eficiência do processo foram investigados.(RESULTADOS) Mais do que 90% do carbono orgânico dissolvido (DOC) foi removido no espaço de 3 horas de irradiação ou menos, um desempenho equivalente ao de reactores artificialmente irradiados, indicando que a luz solar pode ser usada quer como um complemento eficaz ou como uma fonte alternativa de fótons para o processo de degradação foto-Fenton.(ELEMENTOS CENTRAIS DO ARTIGO) Um modelo multivariável não linear baseado numa rede neural foi encaixado com os resultados experimentais do lote de modo, a fim de avaliar a importância relativa das variáveis do processo considerados na remoção de COD ao longo do tempo de reacção. Isto incluiu a radiação solar, que não é uma variável controlada. (DISCUSSÃO) O comportamento observado do sistema no modo de lote foi comparada com experiências Fed-batch efectuadas sob condições semelhantes. (OBJETIVOS) A principal contribuição do estudo consiste nos resultados de experimentos sob diferentes condições e a discussão do comportamento do sistema. Ambos constituem informações importantes para a concepção e scale-up de processos de fotodegradação à base de radiação solar.
Palavras-chave: Foto-Fenton; Fenol; Reatores solares; fotodegradação; de águas residuais; Redes neurais.
 
ABSTRACT DO ARTIGO PROPOSTO
(OBJETIVO) Este artigo tem por objetivo discutir como a adoção de certos estilos de registro verbo-visual ajuda a estabelecer um certo tipo de convocação a usuários do site YouTube.(METODOLOGIA) Para tal, analisaremos vídeos publicados no repositório YouTube a partir das definições de estilo sustentadas por estudiosos como Van Leeuwen (2005).

Continue navegando