Buscar

atividade discursiva 1 ed ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
Este tema foi amplamente discutido à época de seu lançamento, com povoados, ordens de classe e até órgãos das mais distintas denominações e ideias, com opiniões a favor da transposição e outros tantos, contra e negando veementemente que esta obra seria eficaz em sua utilidade.
Órgãos ambientais foram categóricos em dizer que esta obra faraônica, além de ser um desperdício de dinheiro público, irá impactar de forma definitiva e negativamente todo um ecossistema que depende do rio para sobreviver e que iria mudar até o clima da região desviada porque irá reduzir a evaporação de água e a absorção de água do solo.
Por outro lado, existem os atingidos positivamente com esta obra, as classes de municípios e povoados que antes sobreviviam com muita dificuldade por não terem água, com a tão esperada transposição, poderão ter a melhores condições de vida levantaram a bandeira em favor da obra, afinal esta obra levará o item mais fundamental de toda a humanidade para regiões antes muito escassas.
Considerando estes dois pontos de vista divergentes e suas respectivas justificativas, o governo, usando a premissa de ter que zelar pela vida de seu povo, optou por realizar a obra, haja vista, o grande número de pessoas positivamente atingidas pela transposição do grande Rio São Francisco.
QUESTÃO 2
A grande vantagem desta transposição, é resolver um dos principais problemas sociais da humanidade, a falta de água. Enquanto alguns lugares ainda não se viu esta obra e carecem de políticas públicas regionais para terem o mínimo, outros já comemoram a política pública de inclusão de seu município na rota da água do Rio São Francisco.
QUESTÃO 3
Esta afirmação levanta um ponto muito importante, a sustentabilidade do rio após a mega obra, porque este rio tem que se perpetuar para que possa ter efetividade. E pode ser incluído para a manutenção da vida do rio, obras de plantio de floresta ciliares, tratamento da água e do esgoto que será jogado ao rio, entre outras medidas necessárias.

Outros materiais