Buscar

Educação Ambiental e Projetos Interdisciplinares

Prévia do material em texto

*
*
Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Educação Ambiental
PEDAGOGIA – PROF. MARCOS VINICIUS M. ANDRADE
Rio de Janeiro 
2014
*
*
Aula 9 – A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ELABORAÇÃO DE PROJETOS 
Perceber como os projetos de Educação Ambiental e Ciências se constituem num poderoso recurso para se trabalhar a interdisciplinaridade e que podem ser desenvolvidos no ambiente escolar a fim de fomentar o raciocínio e a criatividade dos alunos, através de atividades dinâmicas e colaborativas, unindo teoria à prática.
*
*
PARA INÍCIO DA CONVERSA…
Educação Ambiental começa na Escola.
http://www.videolog.tv/video.php?id=140924 
 
*
*
ALGUNS ANTECEDENTES
 
Com a introdução dos temas transversais difundidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais foi possível aproximar o conhecimento escolar da realidade.
 Os temas transversais podem estar efetivamente presente na organização do currículo por meio de projetos, não mais pontuais, onde a reunião de professores de várias áreas converge para resolução de um problema comum. 
No caso da Educação Ambiental, percebe-se que os problemas ambientais que têm grande potencial educativo
*
*
ALGUNS ANTECEDENTES
 
Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão integral do mundo em que vive.
*
*
A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Pontalti (2011) afirma que “a escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização, iniciado em casa, com seus familiares". 
Um dos modos de se trabalhar a interdisciplinaridade são os projetos de Educação Ambiental, que podem e devem ser desenvolvidos nas escolas a fim de fomentar a criatividade e o raciocínio dos alunos, através de atividades dinâmicas e participativas, unindo teoria à prática.
*
*
SOBRE OS PROJETOS, ALGUMAS DIFICULDADES
A busca de alternativas metodológicas que façam convergir o enfoque disciplinar para indisciplinar;
A barreira rígida da estrutura curricular em termos de grade horária conteúdos mínimos, avaliação, etc.;
A sensibilização do corpo docente para a mudança de uma pratica estabelecida, frente às dificuldades de novos desafios e reformulações que exigem trabalho e criatividade.
*
*
ALGUMAS ESTRATÉGIAS...
A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver adaptada às situações da vida real da cidade, ou do meio em que vivem aluno e professor. (SATO, 2002)
Algumas estratégias (UNESCO)
Discussão em classe
Trabalho em grupo
Debate
Exploração do ambiente local 
Projeto
*
*
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL BASEADA EM PROJETOS
Com a introdução dos temas transversais difundidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais foi possível aproximar o conhecimento escolar da realidade. 
No caso da Educação Ambiental, seja durante o planejamento no início do ano, ou no transcorrer do trabalho cotidiano, os educadores percebem problemas ambientais que têm grande potencial educativo, ou imaginam ações com o tema meio ambiente que possibilitam o desenvolvimento de projetos na área. 
*
*
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL BASEADA EM PROJETOS
o trabalho com projetos significa de fato uma mudança de postura, uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação, possibilitando o envolvimento, a cooperação e a solidariedade entre alunos, professores e comunidade no intuito de transformar a realidade por meio de ações
requer uma capacidade gerencial por parte dos professores, estabelecimento de critérios e prioridades nas ações, o manuseio das informações para gerar um produto concreto
*
*
IMPORTANTE...
Embora grande parte das escolas concebam projetos de educação ambiental com uma abordagem genérica da questão ambiental e desvinculada do projeto educativo da escola, percebe-se que existe uma tendência clara em trabalhar cada vez mais com esta prática.
*
*
IMPORTANTE...
É necessário rever a prioridade que se dá às meras descrições dos fenômenos naturais e à transmissão de definições, regras, nomenclaturas e fórmulas – muitas vezes, sem estabelecer vínculos com a realidade do estudante ou outros contextos que tornariam o conhecimento científico mais interessante, instigante ou útil.
*
*
TEMAS, PARCERIAS E POSSIBILIDADES
Com o intuito de levar às escolas e à comunidade o conhecimento necessário para a construção da cidadania será necessário o envolvimento de diferentes órgãos que asseguram os direitos e deveres de cada indivíduo na sociedade
Polícia Militar
Corpo de Bombeiros
Vigilância Sanitária
Prefeituras, etc.
*
*
TEMAS, PARCERIAS E POSSIBILIDADES
Lixo – DOMÉSTICO, HOSPITALAR – destinação, redução, reutilização e reciclagem
Água – consumo, desperdício, poluição
Florestas – por que preservá-las?
Fogo – prevenção, efeitos negativos ao meio ambiente
Agrotóxicos – riscos para a saúde, danos ambientais
Caça ilegal –Respeito aos animais silvestres e domésticos
*
*
TEMAS, PARCERIAS E POSSIBILIDADES
Drogas; DST – Doenças sexualmente transmissíveis
Noções de saúde – higiene, prevenção de doenças
Cidadania – direitos do cidadão
Promover a dimensão ambiental – 5R – Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reeducar e Replanejar.
Esses conteúdos e métodos expressam tanto os objetivos gerais da área de Ciências Naturais como os dos temas transversais – Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo – inseridos nos Parâmetros Curriculares por serem assuntos urgentes para a formação da cidadania.
*
*
COMO DESENVOLVER UM PROJETO?
Nos projetos, os grupos de alunos dispõem de espaço considerável nas decisões sobre temas, modos de investigação, atividades a serem desenvolvidas e formas de comunicação dos conteúdos. 
Assim co-responsáveis pelo planejamento, sentindo-se protagonistas do trabalho, cujo resultado deve ser um produto com valor social real (por exemplo, jornal, dramatização ou uma campanha
*
*
COMO DESENVOLVER UM PROJETO?
Temas que despertem polêmicas e temas da atualidade na comunidade escolar são boas escolhas para o pontapé inicial. 
No projeto, a sequência de etapas está voltada para a consecução de um produto final com função social relevante, que desperte interesse nas pessoas da comunidade e que veicule informações importantes para elas. 
*
*
A ESTRUTURA DO PROJETO – UMA SUGESTÃO
Um projeto pode estar estruturado de acordo com os seguintes momentos:
Definição do tema – pode ser feita pelo professor – ou por vários professores, no caso de projetos interdisciplinares – ou pelos próprios alunos, com base em necessidades identificadas pelo grupo
Estabelecimento dos objetivos – o professor (ou o grupo de professores) deve estabelecer os objetivos básicos do projeto, contemplando conteúdos conceituais, procedimentos, atitudes e valores que possam ser desenvolvidos. 
*
*
A ESTRUTURA DO PROJETO – UMA SUGESTÃO
Escolha do problema principal – este momento sempre deve ser compartilhado com os alunos, garantindo-se que o problema principal seja significativo para o tema e permita, no final, a produção de material socialmente relevante.
Estabelecimento do conjunto de conteúdos necessários – devem ser priorizados apenas os conteúdos conceituais realmente significativos para a compreensão do problema.
Seleção de atividades de exploração e conclusão – coordenada pelo professor, com a participação dos alunos, deve contemplar os objetivos definidos em conjunto e oferecer subsídios para a resolução do problema.
*
*
A ESTRUTURA DO PROJETO – UMA SUGESTÃO
Desenvolvimento do produto final – as atividades dedicadas a elaborar o produto final constituem uma etapa essencial do projeto. É esse produto que permitirá divulgar os resultados das investigações realizadaspara toda a escola ou para a comunidade, conforme o caso. 
Previsão dos modos de avaliação – a avaliação de um projeto deve se dar ao longo de sua execução: depois de cada uma das atividades desenvolvidas (avaliação externa ou auto-avaliação) e ao final do projeto, sobre o processo de trabalho e sobre o produto, verificando seu valor do ponto de vista social etc. 
*
*
EXEMPLO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
LIXO NOSSO DE CADA DIA
RECOMENDAÇÕES
*
*
 
LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
*
*
*
*
Um dos modos de se trabalhar a interdisciplinaridade são os projetos de Educação Ambiental, que podem e devem ser desenvolvidos nas escolas a fim de fomentar a criatividade e o raciocínio dos alunos, através de atividades dinâmicas e participativas, unindo teoria à prática.
Através da elaboração de projetos aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver adaptada às situações da vida real da cidade, ou do meio em que vivem aluno e professor. (SATO, 2002)
FINALIZANDO
*
*
Educação Ambiental começa na Escola.
http://www.videolog.tv/video.php?id=140924 
 
*
*
Muito obrigado!!!

*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Continue navegando