Buscar

avaliando

Prévia do material em texto

BIOQUÍMICA
	Simulado: SDE0024_SM_201708229906 V.1  
	Aluno(a): ANA LUCIA DE MADUREIRA OLIVEIRA PEREIRA
	Matrícula: 201708229906 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 05/09/2017 09:19:54 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201709065991)
	1a sem.: ÁCIDOS E BASES
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No corpo humano, existem mecanismos químicos regulatórios da quantidade de ácidos e bases presentes no meio ou sistema, no qual visam equilibrar o pH. Como é conhecido este mecanismo que confere resistência ao pH?
		
	
	Ionização
	
	Solução tampão
	
	Protonização
	
	Acidose e alcalose
	
	Potenciômetro
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708976547)
	sem. N/A: Acidos nucleicos
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As bases nitrogenadas podem ser divididas em bases púricas e pirimídicas. Assinale a alternativa que contém os nomes das bases pirimídicas: 
		
	
	Adenina, citosina e timina 
	
	Citosina, timina e uracila
	
	Guanina, timina e uracila
	
	Citosina, timina e guanina; 
	
	Adenina, timina e uracila
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709071231)
	1a sem.: Enzima
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O metanol é utilizado como um solvente orgânico industrial, como combustível alternativo e está disponível comercialmente em uma ampla variedade de produtos. O envenenamento por metanol, através da metabolização celular, promove toxicidade severa sobre o sistema nervoso e constitui um problema de saúde em todo o mundo. Uma estratégia imediata para conter a intoxicação é a administração, via oral, de bebida alcoólica (etanol). ESSA ESTRATÉGIA É RECOMENDADA PORQUE:
		
	
	O etanol é metabolizado dentro da célula no compartimento citosólico
	
	A interação do metanol com a enzima de metabolização forma um complexo enzima-substrato
	
	O etanol e o metanol competem pela mesma enzima de metabolização 
	
	A energia de ativação utilizada na metabolização do metanol aumenta.
	
	A metabolização do etanol desacelera o funcionamento do sistema nervoso
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708863540)
	1a sem.: Introdução
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	pH significa "potencial Hidrogeniônico", uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância. Considerando os valores de pH = 2, pH = 7 e pH = 9 são, respectivamente, de soluções: 
		
	
	neutras, ácidas e básicas. 
	
	neutras, ácidas e ácidas. 
	
	básicas, ácidas e neutras. 
	
	ácidas, básicas e neutras. 
	
	ácidas, neutras e básicas. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708853513)
	3a sem.: Proteínas
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dentre os demais grupos de biomoléculas, as proteínas são consideradas pelos bioquímicos como um dos mais versáteis em termos de forma e função. Haja vista que as mesmas podem ser encontradas em múltiplas estruturas e atuar em diferentes atividades, tais como: estruturação celular, sinalizador/mediador químico, participar de transporte de membrana, contribuir na defesa imunológica do organismo humano, entre outras. Todavia, variações no ambiente no qual as proteínas são encontradas podem modificar drasticamente sua estrutura desnaturando-a e, consequentemente, comprometendo sua função.¿ A partir dessa informação assinale a ÚNICA alternativa correta sobre a causa/consequência do processo de desnaturação proteica.
		
	
	Os sistemas tampão nos quais as proteínas estão inseridas as protegem contra eventuais rupturas nas ligações de hidrogênio presentes na sua estrutura/desorganização dos nucleotídeos que compõem a proteína 
	
	Pode ocorrer devido a elevação de temperatura, que por sua vez promove quebra nas ligações que modelam sua estrutura/desorganização dos aminoácidos que compõem a proteína ( )
	
	Alteração no pH do meio no qual as proteínas se encontram é a única causa do processo de desnaturação/perda da função enzimática 
	
	Quando o padrão de temperatura e pH ótimo de cada enzima encontra-se inalterado/provável perda da função desenvolvida pela proteína, ainda que a desnaturação seja reversível.
	
	Ocorre somente se a proteína for inserida em meio ácido, devido a grande quantidade de prótons de hidrogênio disponível no meio os quais podem induzir quebras nas ligações presentes na molécula proteica/desorganização dos aminoácidos que compõem a proteína ( )
		
	
2 Avaliando
	 BIOQUÍMICA
	Simulado: SDE0024_SM_201708229906 V.1  
	Aluno(a): ANA LUCIA DE MADUREIRA OLIVEIRA PEREIRA
	Matrícula: 201708229906 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 19/09/2017 23:09:34 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201709048419)
	5a sem.: Biomacromoléculas
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As plantas e animais utilizam diversos componentes químicos na formação de partes importantes de seus organismos ou na construção de estruturas importantes em sua sobrevivência. Sobre tal situação, leia as afirmativas abaixo indicando qual (quais) é (são) verdadeira (s). I. O esqueleto externo dos insetos é composto de um polissacarídeo. II. As células vegetais possuem uma parede formada por polipeptídeos. III. Os favos das colmeias são constituídos por lipídios. IV. As unhas são impregnadas de polissacarídeos que as deixam rígidas e impermeabilizadas. Estão corretas as afirmativas: 
		
	
	II e IV.
	
	II e III. 
	
	I e II.
	
	I e IV. 
	
	I e III.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201709070871)
	1a sem.: Ácidos e Bases
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A acidose metabólica refere-se ao processo de diminuição do pH sanguíneo para menos de 7 causando acidemia. Pode ser causado por excesso de CO2, por excesso de um ácido metabólico (como o ácido láctico), como resposta compensatória a uma alcalose, por doenças respiratórias, por envenenamento, por tumores ou por medicamentos. Lendo o texto acima e considerando seus conhecimentos sobre Ácidos, Bases e Potencial de Hidrogênio, marque a alternativa verdadeira: 
		
	
	Uma substância básica é uma substância que, em meio aquoso, consegue liberar íons de hidrogênio.
	
	Se o sangue está em uma situação de acidose metabólica, isso indica que o sangue está com uma maior concentração de hidrogênio em comparação a uma situação em que p H sanguíneo está neutro.
	
	Quando valores do pH sanguíneo cai para valores menores que 7, isso indica que está havendo uma diminuição da concentração de hidrogênio no sangue, levando o sangue a ficar alcalino.
	
	Uma substância neutra possui as concentrações baixas de hidrogênio e altas de hidroxilas.
	
	Uma substância ácida é uma substância que, em contato com água, consegue liberar íons de hidroxila.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708863541)
	7a sem.: Introdução
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Bócio, popularmente conhecido como papo ou papeira, é o nome que se dá ao aumento da glândula tireóide. Esse crescimento anormal pode tomar a glândula toda e tornar-se visível na frente do pescoço; ou, então, surgir sob a forma de um ou mais nódulos (bócio nodular), que podem não ser perceptíveis exteriormente. A doença se manifesta mais nas mulheres entre 20 e 40 anos. Esta patologia é causada: 
		
	
	pela dieta deficiente em Ferro ¿ Fe 
	
	pela dieta pobre em Iodo 
	
	pela dieta pobre em Cálcio ¿ Ca 
	
	pela deficiência de Magnésio ¿Mg 
	
	pela dieta pobre em sódio
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709072783)
	1a sem.: INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dono da festa, o arroz branco faz o papel de prato principal, de salada e até de sobremesa. Nos últimos tempos, o arroz integral começa a comparecer à mesa com mais frequência. O branco refinado perde a casca e a película que reveste o grão, além do gérmen, ou seja, é praticamente amido. O grão do integral, sem sofrer refino, preservaa película e o gérmen contêm substâncias nutritivas como a vitamina B1, B2, E, além de CÁLCIO, fósforo e magnésio. Sobre a substância em destaque, assinale a afirmativa CORRETA:
		
	
	Previne contra rachaduras na pele.
	
	Fornece energia para as atividades vitais.
	
	Participa do processo respiratório.
	
	Previne contra o beribéri.
	
	Atua no fortalecimento dos ossos e dentes.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708860432)
	11a sem.: RESPIRAÇÃO CELULAR
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Nas células, quando a glicose é clivada a maior parte da energia obtida é armazenada na forma de ATP (adenosina trifosfato). Entretanto, para que este monossacarídeo seja convertido na "moeda energética das células" é necessária uma sequência de reações químicas que ocorrem no citosol e em uma organela específica também denominada a "casa de força celular". Diante do exposto responda: A qual organela o texto se refere? 
		
	
	Peroxissomos
	
	Retículo Endoplasmático
	
	Complexo de Golgi
	
	Mitocôndria
	
	Lisossomos
		
	
3Avaliando
	 BIOQUÍMICA
	Simulado: SDE0024_SM_201708229906 V.1  
	Aluno(a): ANA LUCIA DE MADUREIRA OLIVEIRA PEREIRA
	Matrícula: 201708229906 
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 19/10/2017 09:04:03 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201708270002)
	sem. N/A: SINALIZAÇÃO CELULAR
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A grande maioria dos hormônios, principalmente os que controlam o metabolismo celular, como o glucagon, age via receptores nas membranas celulares, estimulando uma cascata de sinalização celular, envolvendo moléculas consideradas como segundos mensageiros. A molécula estimulada pelo glucagon, que age como seu segundo mensageiro intracelular, é o:
		
	
	Cálcio.
	
	GMP cíclico.
	
	AMP cíclico.
	
	ADP cíclico.
	
	ATP.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708268312)
	sem. N/A: Metabolismo de carboidratos
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Por que a reserva de glicogênido muscular não pode ser utilizada no controle da glicemia?
		
	
	Porque as maiores reservas de glicogênio estão armazenadas no tecido hepático e não no muscular.
	
	Porque a degradação do glicogênio libera glicose fosforilada e o músculo não expressa a enzima glicose 6 fosfatase necessária para remover este grupo fosfato, gerando glicose livre para sair da célula.
	
	Porque a célula muscular não é capaz de degradar o glicogênio para a produção de glicose.
	
	Porque durante o jejum a célula muscular não possui reservas de glicogênio, que já terá sido completamente degradado pelo tecido.
	
	Porque a célula muscular da membrana plasmática não é permeável à glicose.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708268298)
	sem. N/A: Fermentação
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A conversão do piruvato, produto final da glicólise, em lactato pela enzima lactato desidrogenase não produz ATP. Como esta reação permite que a célula mantenha a produção de ATP em condições anaeróbias?
		
	
	Esta reação libera grupos fosfatos que podem ser doados ao ADP, convertendo-o em ATP.
	
	O lactato pode ser degradado até acetil-coenzima A que será consumida como combustível pelo ciclo de Krebs, permitindo a liberação de hidrogênios para a cadeia transportadora de elétrons e impulsionando a síntese de ATP.
	
	O NADH acumula na ausência de oxigênio. Nestas condições, o piruvato é reduzido pelo NADH em lactato e isto permite a recuperação do NAD livre para manter a produção de ATP através das reações da glicólise.
	
	O lactato será convertido em glicose pela célula e, desta forma, degradado como fonte de energia para a produção de ATP
	
	O lactato será degradado completamente liberando energia para a produção de ATP.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708499091)
	10a sem.: RESPIRAÇÃO CELULAR
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Na glicólise aeróbica, importante etapa da respiração celular, são vários os produtos gerados, que podem ser considerados moedas energéticas diretas ou que alimentam outras etapas subsequentes. Os produtos da glicólise aeróbica são: 
		
	
	ATP, FADH+H+ e Piruvato
	
	AMP, NADH+H+ e Acetil-CoA
	
	ATP, NADH+H+ e Acetil-CoA
	
	ATP, NADH+H+ e Piruvato
	
	AMP, FADH+H+ e Piruvato
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708269246)
	sem. N/A: METABOLISMO DE CARBOIDRATOS
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A gliconeogênese é a síntese de glicose no jejum, pelo fígado e pelos rins, a partir das seguintes moléculas não glicídeicas:
		
	
	Glicerol, Lactato e Aminoácidos.
	
	Etanol, Lactato e Ácidos Graxos
	
	Glicerol, Glicogênio e Aminoácidos.
	
	Etanol, Glicogênio e Aminoácidos.
	
	Etanol, Lactato e Ácidos Graxos.
		
	
4Avaliando
	BIOQUÍMICA
	Simulado: SDE0024_SM_201708229906 V.1  
	Aluno(a): ANA LUCIA DE MADUREIRA OLIVEIRA PEREIRA
	Matrícula: 201708229906 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 06/11/2017 14:36:04 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201709397549)
	13a sem.: CLONE: metabolismo das proteinas
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Existem duas fontes de aminoácidos no nosso organismo: endógeno e exógeno. Embora os aminoácidos sejam utilizados primariamente para a síntese proteica, podem também servir como substratos energéticos, ou seja, para fornecimento de energia no organismo.  Quais os dois tipos de reações que ocorrem com os aminoácidos no caso de utilizá-los como fonte de Energia?
		
	
	os aminoácidos endógenos sofrem desaminação e os exógenos são catabolizados através das reações de descarboxilação
	
	os aminoácidos endógenos e exógenos são catabolizados através das reações de carboxilação e desidrogenação
	
	os aminoácidos endógenos e exógenos são catabolizados através das reações de desaminação e transaminação
	
	os aminoácidos endógenos e exógenos sofrem apenas as reações de desaminação 
	
	os aminoácidos endógenos sofrem transaminação e os exógenos são catabolizados através das reações de desidrogenação
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708856182)
	3a sem.: Proteínas
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Para que a célula se mantenha viva ela precisa realizar o "turn-over" protéico. Este processo se inicia pela digestão intracelular das proteínas velhas e a utilização dos seus aminoácidos em novas. Em que estrutura celular são realizadas as ligações peptídicas necessárias a síntese de uma nova proteína?
		
	
	Glioxisomos
	
	Ribossomos
	
	Complexo de golgi
	
	Centríolos
	
	Peroxissomos
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708499090)
	11a sem.: RESPIRAÇÃO CELULAR
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A respiração celular, um importante processo metabólico para produção de energia, ocorre etapas sequenciais, uma dependente da outra, em locais específicos da célula, na seguinte ordem:
		
	
	Fermentação lática, no citoplasma; produção de acetil-CoA, no citoplasma; fosforilação oxidativa, na membrana mitocondrial.
	
	Glicólise, na membrana mitocondrial; ciclo de Krebs, na matriz mitocondrial; fosforilação oxidativa, no citoplasma.
	
	Glicólise, no citoplasma; ciclo de Krebs, na matriz mitocondrial; fosforilação oxidativa, na membrana mitocondrial.
	
	Fermentação lática, na membrana mitocondrial; produção de acetil-CoA, no citoplasma; ciclo de Krebs, na matriz mitocondrial.
	
	Glicólise, matriz mitocondrial; ciclo de Krebs, no citoplasma; fosforilação oxidativa, na matriz mitocondrial.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708853650)
	3a sem.: ENZIMAS
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A fenilcetonúria ou PKU é uma doença metabólica, transmitida geneticamente de forma autossômica recessiva sendo causada por uma mutação no gene que codifica a enzima fenilalanina-hidroxilase, ativa no fígado e responsável pela transformação do aminoácido fenilalanina (PHE) em tirosina. Atualmenteesta doença pode ser detectada logo após o nascimento através da triagem neonatal (teste do pezinho - cuja obrigatoriedade, para todo o território brasileiro, consta no Estatuto da Criança e do Adolescente, inciso III do Artigo 10 da Lei nº 8069, de 13/07/1990); evitando-se suas possíveis complicações. Uma vez diagnosticada, os portadores desta patologia devem ser submetidos a um tratamento dietético que inclui alimentos com baixo teor de fenilalanina (zero a 20mg de PHE/ 100g de alimento) pois em excesso, este aminoácido e seus catabólitos podem provocar:
		
	
	d) Irritabilidade e crises convulsivas.
	
	c) Aumento da diurese.
	
	e) Obesidade e hipertensão.
	
	a) Aumento na síntese dos hormônios tireoidianos.
	
	b) Aumento na pigmentação do tecido epitelial.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708296363)
	12a sem.: metabolismo dos lipídeos
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Lipídeos são biomoléculas indispensáveis para o funcionamento do sistema biológico através de várias vias metabólicas e a beta oxidação dos ácidos graxos é uma delas. Com base nestas afirmações assinale a alternativa correta nas afirmações que seguem:
		
	
	Beta oxidação é um processo anabólico dos ácidos graxos para produção de acetil-COA.
	
	Beta oxidação é um processo anabólico dos ácidos graxos para produção de triglicerídeos.
	
	Beta oxidação é um processo catabólico dos ácidos graxos para produção de ácidos graxos.
	
	Beta oxidação é um processo catabólico dos ácidos graxos para produção de acetil-COA.
	
	Beta oxidação é um processo anabólico dos ácidos graxos para produção de ácidos graxos.

Continue navegando