Buscar

apol didática

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia o seguinte trecho de texto:
“Ao investigar o desenvolvimento cognitivo da criança, seja esta criança surda ou não surda, pesquisadores se deparam com um processo multifacetado que inclui habilidades de percepção, de memória, de representação mental, de formação de conceitos, de linguagem de pensamento lógico, de entendimento de estados emotivos dos outros (teoria da mente), como também inclui habilidades acadêmicas de leitura, escrita e matemática de natureza linguística e não linguística”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, Heloíza. Desenvolvimento cognitivo da criança surda focalizado nas habilidades visual, espacial, jogo simbólico e matemática. In. QUADROS, Ronice Muller de; STUMPE, Marianne Rossi (Orgs.). Estudos Surdos IV (Série Pesquisas). Rio de Janeiro; Editora Arara Azul, p. 408-425, 2009. p. 408.
De acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, no que se refere ao desenvolvimento da criança surda, analise as seguintes asserções:
I. As crianças surdas têm a capacidade de adquirir as mesmas aprendizagens que a criança ouvinte a partir de um ambiente suficientemente bom.
II. É imprescindível o trabalho da estimulação precoce da criança surda tanto no ambiente familiar quanto no ambiente escolar.
III. A brincadeira não tem foco permanente dentro do contexto da estimulação precoce das crianças surdas devido ao seu acesso que é negado a esse público.
IV. É importante, como destacado no 2º Seminário sobre Deficiência Auditiva em 1980, que a criança surda, desde o seu diagnóstico, participe de programas de educação precoce elaborado por uma equipe multidisciplinar.
V. A orientação aos pais sobre a estimulação precoce é básica e fundamental para o alcance de resultados positivos com crianças surdas.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
Você acertou!
As alternativas I, II, IV e V são corretas de acordo com as seguintes argumentações: “Este autor faz um convite irrecusável para o trabalho de educação precoce com crianças surdas: ‘estimulemos a capacidade de brincar da criança’ (idem, pg.147). Winnicott conclui seu pensamento sobre a importância da brincadeira apontando que é através dessa atividade que a criança constrói uma base segura para suas aprendizagens futuras. Isso não pode ser negado à criança surda. Segundo esse autor: Suas brincadeiras revelam que essa criança é capaz, dado um ambiente razoavelmente bom e estável, de desenvolver um modo de vida pessoal e, finalmente, converter-se em um ser humano integral, desejado como tal e favoravelmente acolhido pelo mundo em geral (WINNICOTT, 18997, pg.147)” (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 136). A afirmativa V é falsa, tendo em vista os mesmos argumentos.
	
	B
	São corretas as afirmativas I, III e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I e II, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas I, II e III, apenas.
Questão 2/10
Leia a passagem de texto a seguir:
“A língua de sinais e a língua falada artilham de muitas propriedades fundamentais. [...] As línguas, nas duas modalidades, compartilham a propriedade de ter palavras/sinais que são constituídos de unidades fonológicas sem significado consequentemente, a língua de sinais e a língua falada exibem uma dualidade de padronização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, Ronice Muller de; VASCONCELLOS, Maria Lúcia Barbosa de (Org.). Questões teóricas das pesquisas em Línguas de Sinais. Rio de Janeiro; Editora Arara Azul, 2008. p. 219.
Conforme os conteúdos do texto-base Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez sobre as duas modalidades dos sistemas de produção e reconhecimento de linguagem próprias do ser humano, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O ser humano pode se comunicar por meio do sistema sensorial na modalidade viso-espacial ou oral-auditivo.
Você acertou!
Já está comprovado cientificamente que o ser humano possui dois sistemas para a produção e reconhecimento da linguagem: o sistema sensorial, que faz uso da anatomia visual/auditiva e vocal (línguas orais) e o sistema motor, que faz uso da anatomia visual e da anatomia da mão e do braço (línguas de sinais) (texto-base: Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez, p. 16).
	
	B
	O ser humano pode se comunicar por meio do sistema neural nas modalidades articulatórias e sensoriais.
	
	C
	O ser humano pode se comunicar por meio do sistema gustativo na modalidade de sabores e cores.
	
	D
	O ser humano pode se comunicar por meio do sistema neural nas modalidades sensorial e de visualização.
	
	E
	O ser humano pode se comunicar por meio do sistema fonador na modalidade visual e sensorial.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Didática hoje é um campo do conhecimento que contribui para a educação, assim como a Sociologia, a Filosofia a ou a Psicologia. Sua especificidade está na natureza de seu objeto: o ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIMENTA, Sônia de Almeida. Didática e o ensino de geografia. Campina Grande: EDUEP, 2008, p.3.
A didática atualmente tem seu foco na prática mais crítica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, em como organizar os conhecimentos e como levar os alunos a organizarem-se em sala de aula. O planejamento docente é composto por alguns elementos didáticos essenciais. Considerando as aulas e o livro-base Didática, assinale a alternativa que contém apenas os elementos didáticos que compõem o planejamento docente:
Nota: 10.0
	
	A
	Objetivos, materiais, conteúdos.
	
	B
	Conteúdos, autores e materiais.
	
	C
	Métodos, objetivos e avaliação.
Você acertou!
Os elementos didáticos que compõem o planejamento docente são: Elaboração de objetivos; Seleção dos conteúdos e ordenação; Definição do método; Estabelecimento de critérios de avaliação e dos instrumentos a serem utilizados para tal (Livro-base, p.54).
	
	D
	Escolha de critérios de avaliação e materiais.
	
	E
	Conteúdos, avaliação e recursos materiais.
Questão 4/10
Considere o trecho do texto a seguir:
“O elemento principal da abordagem tecnicista não é o professor, nem o aluno, mas a organização racional dos meios. O planejamento e o controle asseguram a produtividade do processo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Curitiba: Champagnat, 2010, p.48. 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro Didática, leia as afirmativas a seguir sobre a abordagem didática do aprender a aprender:
I. Fundamenta-se numa visão existencialista e, como consequência, vê a educação como condição necessária para o desenvolvimento do homem.
II. A abordagem deste processo didático está no redescobrir o conhecimento, sendo o aspecto central o aprender o método para aprender. 
III. John Dewey é um dos teóricos que se coloca contra esta perspectiva do aprender a aprender.
IV. O centro deste processo está no professor, que ensina o aluno o método de aprender.
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	III e IV, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	II e IV, apenas.
	
	D
	II, apenas.
	
	E
	I e II, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I e II são corretas. A abordagem do “aprender a aprender” fundamenta-se numa visão existencialista, e como consequência vê a educação como condição necessária para o desenvolvimento do homem. Sua abordagem está no redescobrir o conhecimento, sendo o aspecto central o aprender o método para aprender. A afirmativa III está incorreta pois JohnDewey é o proponente do método utilizado nesta abordagem didática. E a afirmativa IV está incorreta pois o centro deste processo está no aluno.
 (Livro-base, p.37).
Questão 5/10
Leia o extrato de texto a seguir:
“A inclusão dos surdos no contexto educacional, através do deslocamento da visão medicalizada da surdez para o seu reconhecimento político, tendo por base a interculturalidade, revela uma possibilidade de se construir projetos político-pedagógicos que tenham como foco o fascinante mundo do conhecimento produzido pelas diversas culturas que compõem a sociedade brasileira mundial, dentre elas, a cultura surda”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHMITT, Deonisio. Espaço de conforto linguístico/cultural dos surdos na UFSC. In. QUADROS, Ronice Muller de (Org.). Estudos Surdos III (Série pesquisas). Rio de Janeiro: Gralha Azul, p. 98-123, 2008. p. 118.
Tendo em vista a abordagem sócio-histórica, estudada no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, analise as afirmativas abaixo a respeito de como o indivíduo surdo foi visto pela sociedade durante longo tempo:
I. Um indivíduo incapaz devido suas limitações causadas pela surdez.
II. Um indivíduo que não falava e por isso não podia aprender.
III. Um indivíduo que aprendia apenas aquilo que tinha relação direta com o abstrato.
IV. Um indivíduo que aprendia apenas aquilo que tinha relação direta com o concreto.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	São corretas as afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.
Você acertou!
As alternativas I, II e IV são corretas de acordo com os seguintes argumentos: “Para Duarte (2006, p. 147), a educação deve enriquecer o indivíduo permitindo que ele ‘se aproprie de determinados conhecimentos que ultrapassem, cada vez mais, o pragmatismo imediatista da vida cotidiana e aproximem o indivíduo das obras mais elevadas, produzidas pelo pensamento humano’. O surdo durante muito tempo foi visto apenas pela limitação causada pela surdez e, assim, na ausência da fala, principalmente, a sociedade predominantemente ouvinte atribuiu a esse sujeito outros limites na área do conhecimento, ou seja, como não falava não aprendia. Ou aprendia apenas aquilo que tinha uma relação direta com o concreto, o tempo imediato, o que estava diante de seus olhos, limitando, assim, seu potencial de aprendizagem. Diante dessa constatação e objetivando transformar algumas ideias preconcebidas e equivocadas, optou-se por percorrer os caminhos indicados por Duarte (2006, p. 177) por ele tomar ‘como referência básica a Pedagogia Histórico-Crítica’ acreditando-se que esta pudesse oferecer subsídios para a investigação das primeiras aprendizagens” (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 30). A alternativa III é falsa de acordo com os mesmos argumentos acima descritos.
	
	D
	São corretas as afirmativas I e II, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas III e IV, apenas.
Questão 6/10
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Benjamim Bloom foi quem, em 1968, complementou os estudos de aprendizagem para o domínio. Para ele, o uso destas ‘estratégias de aprendizagem para o domínio’ está diretamente relacionado à sua capacidade de reconhecer como o aluno alcançou esse domínio. Essa aptidão, por outo lado, está diretamente relacionada à capacidade de especificação dos objetivos de ensino em termos de comportamentos observáveis, sejam eles cognitivos, afetivos ou psicomotores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma. Técnicas de Ensino: Novos Tempos, Novas Configurações. Campinas: Papirus, 2006, p. 88.
Bloom traçou uma estratégia de aprendizagem para o domínio, que expõe o método de ensino do aprender a fazer. Sua proposta percorre um caminho, conforme exposto no livro-base Didática. Relacione, numerando corretamente, cada etapa deste caminho a suas características:
1. Caracterização da população e do contexto.
2. Ensino socioindividualizado.
3. Pós-teste.
4. Especificação dos objetivos e das atividades.
5. Validação do programa.
(  ) Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado.
(   ) Instruções programadas, sempre respeitando o aluno e seu ritmo.
(   ) Atividades complementares, que servem para o enriquecimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor.
(   ) Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está apto para a próxima etapa.
(   ) Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações.
Assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
Você acertou!
Caracterização da população e do contexto - Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado.
Ensino socioindividualizado - Atividades complementares, que servem para o enriquecimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor.
Pós-teste - Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está apto para a próxima etapa.
Especificação dos objetivos e das atividades - Instruções programadas, sempre respeitando o aluno e seu ritmo.
Validação do programa - Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações. (Livro-base, p.41).
	
	B
	2 – 4 – 1 – 5 – 3
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3 – 5
	
	D
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	E
	1 – 4 – 3 – 2 – 5
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
"A Inclusão Escolar tem Início na Educação Infantil, onde se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global. Do nascimento aos 3 anos, o atendimento se expressa por meio de serviços de intervenção precoce que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Política Nacional na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial. Brasília, setembro de 2007. p. 24.
Considerando a abordagem de Vygotsky, estudada no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, a respeito da educação precoce dos alunos surdos, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Os alunos surdos devem ter um aprendizado precoce por serem imaturos devido à sua deficiência. Assim, quanto mais cedo eles forem estimulados linguisticamente, mais cedo voltarão a ouvir.
	
	B
	O atendimento precoce ao surdo diz respeito ao fato de que, quanto mais cedo a criança for estimulada linguisticamente, maiores serão as chances de ela falar e de voltar a ouvir.
	
	C
	Um dos fatores que embasam a importância do atendimento precoce ao surdo diz respeito ao fato de que é durante os primeiros cinco anos de vida e, especialmente, nos três primeiros, que uma criança normalmente aprende a compreender e a utilizar a linguagem na vida diária.
Você acertou!
Os alunos surdos devem ter um aprendizado precoce devido à imaturidade relativa das crianças, sinalizando a ambiguidade no que diz respeito à dependência do adulto como “mais experiente que elas” e a possibilidade que elas têm em “colher os benefícios de um contexto ótimo e socialmente desenvolvido para o aprendizado”. Comentário: “As pesquisas de Vygotsky (2007, p.166), apontando a imaturidade relativa das crianças, sinalizaram uma ambiguidade que existe nesse fato, referindo-se à sua dependência do adulto como ‘mais experiente que elas’ e à possibilidade que elas têm em colher ‘os benefícios de um contexto ótimo e socialmente desenvolvido para o aprendizado’. Através desses argumentos, ficou ainda mais evidente a importância da educação precoce, para as crianças surdas” (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 134). É importanteo papel da educação precoce para o desenvolvimento global da criança surda e a importância da participação da família nesse processo educacional, principalmente, nos primeiros anos de vida (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 22). O atendimento de estimulação precoce vem sendo desenvolvido através de olhares diferenciados dentro de um enfoque multidisciplinar, porém, direcionando os trabalhos para o mesmo foco, que é o desenvolvimento global da criança, bem como a construção de vínculos emocionais, principalmente com a mãe, em seus primeiros anos de vida. É consenso que o atendimento de estimulação precoce necessita de uma equipe multidisciplinar, pois as variáveis que se apresentam em cada caso são de enorme complexidade. De acordo com essa visão, diferentes saberes permitiriam diferentes olhares, complementando-se (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 42). O MEC/SEESP (idem) propõe uma definição para “estimulação precoce como um “conjunto dinâmico de atividades e de recursos humanos e ambientais incentivadores que são destinados a proporcionar à criança, nos seus primeiros anos de vida, experiências significativas para alcançar pleno desenvolvimento no seu processo evolutivo” (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 44). A partir das ideias básicas dos trabalhos realizados em torno do tema de estimulação precoce, vários programas, serviços e currículos têm sido implantados. Seu principal objetivo é o de impulsionar o desenvolvimento das habilidades básicas das crianças de alto risco ou daquelas com distúrbios de desenvolvimento, em seus primeiros anos de vida, a fim de prevenir ou minorar os déficits de que são ou poderão ser portadoras, possibilitando-lhes um desenvolvimento tão normal quanto possível (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 45). Dória (1958, p. 59) já apontava a importância de se atender essa criança o mais cedo possível, bem como orientar e apoiar a família quanto ao desenvolvimento do seu filho. Em sua pesquisa, ela diz que “há uma razão forte para se iniciar o treinamento o mais cedo possível: é durante os primeiros cinco anos de vida e, especialmente, nos três primeiros, que uma criança normalmente aprende a compreender e a utilizar a linguagem na vida diária” (p. 46).
	
	D
	A estimulação precoce ao surdo nas escolas tem por objetivo o desenvolvimento linguístico e afetivo parcial da criança e isso é realizado por meio de uma equipe disciplinar específica.
	
	E
	Um dos fatores determinantes para o atendimento precoce ao surdo diz respeito ao fato de que, quanto mais cedo a criança é estimulada afetivamente, maiores serão as chances de ela voltar a ouvir.
Questão 8/10
Considere a seguinte citação:
“O alfabeto manual, utilizado para soletrar manualmente as palavras (também referido como soletramento digital ou datilologia), é apenas um recurso utilizado por falantes da língua de sinais. Não é uma língua, e sim um código de representação das letras alfabéticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 28.
De acordo com os conteúdos do texto-base A classificação indicativa na Língua de Sinais, assim como as letras do alfabeto, os números são também representados por meio de sinais na Libras (Língua Brasileira de Sinais). Observe os números sinalizados em libras e marque a alternativa que corresponde à sequência correta.
Nota: 10.0
	
	A
	7 – 6 – 2 – 3 – 4 – 7 - 9
	
	B
	2 – 6 – 1 – 3 – 4 – 2 - 9
	
	C
	2 – 6 – 1 – 4 – 3 – 7 – 9
Você acertou!
 
 (texto-base: A classificação indicativa na Língua de Sinais, p. 29).
	
	D
	7 – 9 – 1 – 4 – 3 – 2 - 9
	
	E
	2 – 6 – 2 – 4 – 3 – 7 – 9
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Métodos de ensino são também meios de dinamização das aulas; assim, conhecê-los, em suas diversas opções, e praticá-los, com fundamentação e segurança teórico-práticas, são valores expressivos da competência docente. [...] a diversificação dos métodos é importante não só porque pode ampliar as alternativas de aprendizagem, como também expandir as possibilidades de que ela se realize, superando possíveis dificuldades dos alunos. A diversificação metodologia praticada na dinâmica das aulas alarga suas perspectivas, seus ritmos, suas motivações e seu encaminhamento no sentido da aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RANGEL, Mary. Métodos de Ensino para a Aprendizagem e a Dinamização das Aulas. Campinas: Papirus, 2005, p. 8.
Sabemos que são inúmeros os métodos passíveis de ser aplicados em sala de aula aqui no Brasil, alguns foram pontuados no livro-base Didática. Com base nele, relacione cada abordagem didática com as características do seu método empregado no ensino:
1. Transmissão-assimilação.
2. Aprender a aprender.
3. Aprender a fazer.
4. Sistematização coletiva do conhecimento.
(  ) Sua questão central é compreender e transformar, tendo a prática social do professor e do aluno como o centro do processo.
(  ) Sua ênfase está na transmissão de conteúdos, tendo o professor como centro do processo.
(  ) Enfatiza a redescoberta do conhecimento, a partir da aprendizagem do método de aprender.
( ) O centro do seu processo está no planejamento, enfatizando sempre a obtenção de produtos específicos.
Agora selecione a sequencia correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 2 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 1 – 3
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
Você acertou!
Transmissão-assimilação - Sua ênfase está na transmissão de conteúdos, tendo a professor como centro do processo.
Aprender a aprender - Enfatiza a redescoberta do conhecimento, a partir da aprendizagem do método de aprender.
Aprender a fazer - O centro do seu processo está no planejamento, enfatizando sempre a obtenção de produtos específicos.
Sistematização coletiva do conhecimento - Sua questão central é compreender e transformar, tendo a prática social do professor e do aluno como o centro do processo.
 (Livro-base, p. 61).
	
	D
	2 – 1 – 3 – 4
	
	E
	1 – 3 – 2 – 4
Questão 10/10
Atente para a seguinte citação:
“O sinal mais indicativo da responsabilidade profissional do professor é seu permanente empenho na instrução e educação dos seus alunos, dirigindo o ensino e as atividades de modo que estes dominem os conhecimentos básicos e as habilidades, capacidades físicas e intelectuais, tendo em vista prepará-los para enfrentar os desafios da vida prática no trabalho e nas lutas sociais pela democratização da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006. p.47.
Libâneo defende o ensino na pedagogia crítico-social dos conteúdos desde a década de 1980. Considerando os temas abordados nas aulas e no livro-base Didática, leia as sentenças a seguir sobre essa pedagogia, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. (  ) Seu enfoque principal está na democratização do acesso à educação e na permanência da classe trabalhadora na escola.
II. (  ) O processo de transmissão-assimilação está em segundo plano para este grupo pois visa à formalização de práticas.
III. (   ) Para este autor a teoria decorre da prática, a aprendizagem se dá a partir do domínio da teoria.
IV. (  ) A prática é guiada pela teoria, valoriza-se o pensamento sobre a ação.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V- F- F-V
Você acertou!
As afirmativas I e IV estão corretas. O enfoque principal da “pedagogia crítico-social dos conteúdos” está na democratização do acesso à educação e na permanência da classe trabalhadora na escola. Sua prática é guiada pela teoria, valoriza o pensamento sobre a ação. A afirmativa II está incorreta pois do ponto de vista didático seu ensino orienta-se peloeixo da transmissão- assimilação ativa dos conhecimentos.
(Livro-base, p. 20).
	
	B
	F- V- V- F
	
	C
	F- F- V -V
	
	D
	V- F- V- F
	
	E
	V- V- V- F

Continue navegando