Buscar

APOL DIDÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL DIDATICA
01 De acordo com o livro-base Didática, a Pedagogia da Sistematização Coletiva do Conhecimento pode ser entendida como uma alternativa de realização da pedagogia. Sobre esta proposta, analise as assertivas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
 A compreensão da realidade social e os conteúdos são os meios de se chegar ao conhecimento.
02 A didática, na perspectiva da sistematização coletiva do conhecimento, possui cinco princípios norteadores.  Tomando como referência o livro-base Didática para a sua resposta, analise as alternativas a seguir. 
Princípio da transmissão à produção do conhecimento: pesquisa-ensino.
03 De acordo com o livro-base Didática, leia as assertivas a seguir sobre os movimentos sociais influenciaram a formação dos professores na década de 1980. 
Os movimentos sociais mobilizaram a consciência política dentro das escolas, contribuindo para relacionar o ato pedagógico ao político.
04 A partir do excerto anterior, dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Didática, analise as assertivas a seguir, sobre a abordagem didática do “aprender a aprender”:
I. Fundamenta-se numa visão existencialista e, como consequência, percebe a educação como condição necessária para o desenvolvimento do homem.
II. A abordagem deste processo didático está no redescobrir o conhecimento, ou seja, o aluno deve dominar o método para aprender.
05 O livro-base Didática apresenta o pressuposto da aprendizagem com ênfase no “aprender a aprender” e que foi difundido nos anos 2000. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta tal pressuposto de forma correta:
Os alunos devem ser produtivos, ativos, criativos, com aprendizagem centrada no fazer e nas práticas de interação.

Continue navegando