Buscar

Questionário revisão Ginecologia P2

Prévia do material em texto

Questionário revisão P2
Elisa Freitas Macedo
Com relação aos miomas uterinos, é correto afirmar:
Geralmente, não contra-indicam o uso de contraceptivos orais combinados como método anticoncepcional. 
Sobre os leiomiomas uterinos, qual é correta?
A degeneração hialina (benigna) é a mais comum, apresentam maior concentração de receptores de estrogênio que o miométrio normal e a embolização dos miomas está indicada em mulheres sintomáticas, com miomas não pediculados. 
Sobre mioma uterino, é correto afirmar:
A relação entre os leiomiomas e a esterilidade está bem estabelecida na literatura
Paciente 34 anos, nuligesta, casada, com sangramento uterino anormal e anemia. Está tentando engravidar há 2 anos, sem sucesso. Toque bimanual mostrou útero muito aumentado de volume. Ultrassonografia transvaginal evidenciou mioma intramural com 12 cm de diâmetro. Qual a melhor conduta?
Miomectomia. 
Em relação ao tratamento dos sintomas do climatério, é INCORRETO:
A terapia com estrogênio isolado não aumenta o risco de AVC.
Mulheres que durante o climatério fazem uso de TRH com estrógenos e medroxiprogesterona há mais de 5 anos, comparadas com as sem tratamento, apresentam maior risco para:
Tromboembolismo e câncer de mama.
Uma mulher de 56 anos de idade, menopausada desde os 48 anos, tem como única queixa secura vaginal que leva ao desconforto na relação sexual com seu marido. Após investigação clínica, conclui-se que ela não apresenta comorbidades. O caso deve ser mais bem conduzido com a prescrição de terapia:
Estrogênica tópica (trata secura vaginal).
Uma mulher com 49 anos de idade apresenta, fogachos freqüentes diurnos e noturnos, alteração do sono e irritabilidade. Nega sintomas de secura vaginal e incontinência urinária de esforço. Há três anos realizou histerectomia total com ooforectomia esquerda por sangramento uterino anormal e miomatose uterina; foi preservado o ovário direito. Não tem hipertensão arterial nem diabetes; nega tabagismo, nega histórico família de câncer de mama. Realizou exame ginecológico de rotina e mamografia recentes normais. Dentre as opções de terapia hormonal listadas abaixo,qual é a mais adequada? Estrogênio e progesterona via oral.
O seguimento da paciente com 52 anos sob hormonioterapia no climatério deve serrigoroso e impõe a realização de:
Exames clínicos e ginecológicos periódicos e mamografia anual. 
Mulher 23 anos realiza uma colpocitologia de rotina que identifica lesão intraepitelial cervical de baixo grau com alterações sugestivas de infecção por HPV. Esse achado:
Tende a desaparecer durante os exames de seguimento na maioria dos casos.
Paciente de 28 anos, nulipara, apresenta diagnostico histopatológico de NIC III, obtido atraves de biopsia colpodirigida. A melhor conduta a ser tomada:
Conização. 
Em relação às lesões precursoras do câncer de colo de útero, podemos considerar que:
A utilização de testes de biologia molecular para a identificação da infecção pelo HPVem mulheres com achados citológicos ou histológicos é fundamental para a definição de tratamento imediato ou expectante. Casos com testes de HPV positivos necessitam de tratamento imediato, pelo risco de progressão da lesão. 
O diagnostico de uma infecção viral por HPV com potencial oncogenico e de alta carga viral é indicativo de terapia agressiva, com indicação de conização, independentemente da presença ou não de lesões cervicais, já que essa paciente tem um grande risco de desenvolvimento de lesões graves ou câncer de colo de útero. 
Qual o tipo histológico mais frequente no carcinoma de colo uterino?
Escamoso.
 Qual das condições abaixo confere efeito protetor contra o câncer de ovário?
Nenhum caso de câncer de ovário na historia familiar.
São fatores de risco aumentado para ocorrência de câncer de ovário, EXCETO:
Uso de anticoncepcional oral.
Os marcadores tumorais utilizados para acompanhamento do câncer de ovário de origem epitelial são:
CA-125 e CEA.
Qual a sequencia correta para a frequência dos tipos histológicos de câncer de ovário?
Seroso>mucinoso>endometrioide.
Sobre o câncer de ovário, pode-se dizer que: A maioria das pacientes se apresenta sintomáticas apenas em estágios mais avançado.
Paciente 45 anos realizou USG mamária que mostrou nódulo cístico de 1,0 cm, impalpável. Qual a melhor conduta?
PAAF guiada por USG.
Paciente feminina de 20 anos apresentou massa de 1,5 cm, elástica e móvel, localizada de quadrante superior externo da mama direita. A biópsia revelou lesão bem circunscrita, consistindo de uma mistura de estroma frouxo e proliferação glandular, com alguns pequenos cistos. O estroma não mostrava hipercelularidade, mitose ou atipia celular. Trata-se de um:
Fibroadenoma.
Maria tem 44 anos e realizou, para rastreamento, sua primeira mamografia. Esta evidenciou nódulo regular de limites bem definidos, com cerca de 2 cm, localizado no quadrante superior externo de mama esquerda, categoria BI-RADS 0. O exame físico de Maria apresenta-se normal. A orientação adequada, neste momento, para Maria é:
Complementar com USG mamária. 
A conduta em uma paciente de 20 anos com nódulo mamário indolor, fibroclástico, móvel, medindo cerca de 1cm e notado há 2 meses é:
USG, PAAF e exérese se solido. 
Paciente, 38 anos, assintomática, com alto risco para câncer de mama, apresenta dois cistos mamários com 7 mm detectados pela USG. A conduta é:
PAAF guiado pelo USG.
A incontinência urinaria é uma patologia muito freqüente nas mulheres. Entre as afirmativas abaixo, marque a alternativa INCORRETA:
Disfunções do SNC que atingem o córtex frontal podem causar incontinência urinaria. 
Qual afirmativa é falsa?
O tratamento inicial da bexiga hiperativa é cirúrgico. 
Dentro do quadro clinico da incontinência urinaria, algumas situaçoes podem ser abordadas com medicamentos. As drogas anticolinérgicas são usadas por apresentarem como uma de suas propriedades:
Relaxamento do músculo detrusor.
A melhor conduta para uma paciente de 45 anos com diagnostico histopatológico de hiperplasia ductal atípica por biopsia percutânea (core biopsia) é:
Excisão cirúrgica da área suspeita 
Em relação ao câncer de mama, estão corretas:
Um dos fatores de risco mais importantes para o câncer de mama é representado pelo antecedente de mãe ou irmã com câncer de mama na pré-menopausa. 
Além da imagem de tumor, outros achados mamograficos como microcalcificações agrupadas, áreas densas assimétricas e distorções da arquitetura podem ser encontradas em mulheres com câncer de mama .
O carcinoma lobular infiltrante em comparação com o carcinoma ductal infiltrante apresenta maior:
Bilateralidade. 
Mastectomia à Madden consiste em:
Mastectomia total com preservação do pequeno e grande peitoral.
Descarga papilar unilateral, espontânea, sanguinolenta, de ducto único, geralmente é:
Câncer.
Em relação à epidemiologia do carcinoma de endométrio, é incorreto:
É mais comum nas pacientes multíparas.
Mulher predisposta ao câncer de endométrio tem todos os fatores de risco, exceto:
Fumante.
Em relação aos tumores de endométrio, qual é o tipo histológico mais comum?
Adenocarcinoma.
Paciente de 46 anos de idade com historia de hipermenorragia. A biopsia por histeroscopia mostrou hiperplasia endometrial complexa com atipia. Apresenta dosagem de FSH=5,0. A conduta recomendada é:
Histerectomia total abdominal com preservação de ovários se a congelação endometrial for negativa para neoplasia.

Continue navegando