Buscar

Motor EURO 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Regular a emissão de poluentes gerados por motores a diesel sempre foi uma grande preocupação das autoridades ambientais em todo o mundo. No Brasil, esse papel é desempenhado pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que, desde 1986, desenvolve programas de controle de poluição. O conjunto de normas em vigência atualmente é o sistema EURO 5.
O sistema EURO 5 é um conjunto de normas regulamentadoras que visa a diminuição da emissão de poluentes de veículos movidos a diesel. Oficialmente, no Brasil, ele é chamado de Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o PROCONVE P-7. O nome EURO 5 é uma alusão à legislação europeia que tem essa mesma finalidade. Sua principal meta é diminuir as emissões de Óxido de Nitrogênio (NOX) em até 60%. Desse modo, é esperado uma redução de 80% na emissão de partículas poluentes em relação ao sistema anterior, o EURO 3.
As principais mudanças nos caminhões dizem respeito ao funcionamento dos motores. Quando a norma entrou em vigor, só saem das montadoras brasileiras os veículos com motores dieseis que contam com um sistema de tratamento de gases poluentes: EGR ou SCR.
Redução Catalítica Seletiva (SCR)
Os motores com tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction) são mais utilizados em veículos com maior capacidade de carga. Eles fazem uma conversão química dos gases poluentes, transformando-os em nitrogênio e vapor de água, inofensivos ao meio ambiente.
Recirculação de Gases da Exaustão (EGR)
As montadoras também podem optar pelo motor com tecnologia EGR (Exhaust Gas Recirculation) para se adequarem às normas da EURO 5. Ele dispensa o uso do reagente ARLA 32 e é mais empregado em veículos menores, como caminhonetes e pick-ups.
Outra exigência importante pelas normas da EURO 5 é o uso de combustíveis que contam com um teor reduzido de enxofre — atualmente, temos no Brasil o diesel S50 e o S10. Apesar de a norma reguladora aceitar o uso do diesel S50, é altamente recomendado que seja feita a escolha pelo diesel S10. Presente no mercado brasileiro desde 2013, ele é a opção mais limpa de combustível para veículos pesados. Além de reduzir a fumaça branca e a emissão de enxofre em até 90%, esse combustível ajuda a reduzir a formação de depósitos no motor e melhora sua partida a frio.
Com os investimentos feitos pelas montadoras para atender às mudanças exigidas pelo EURO 5, os preços dos caminhões brasileiros devem subir entre 15 e 20%,sendo esta a principal mudança provocada nos seus negócios.
Referências:
http://chiptronic.com.br/blog/entenda-tudo-sobre-o-sistema-euro-5

Outros materiais