Buscar

Questões de Instituições de Direto IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de Instituições de Direto IV
O Código de defesa do Consumidor estabelece: E) A política Nacional das relações de consumo, um conjunto de medidas destinadas a proteção do consumidor no mercado de consumo, composta por objetivos, princípios e instrumentos.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as Clausulas abusivas, são nulas de direito. São consideradas cláusulas abusivas, exceto: E) As que coloquem o consumidor em posição de vantagem.
São condições de elegibilidade: A) A Nacionalidade Brasileira B) O Alistamento eleitoral C) A filiação partidária D) O Pleno exercício dos direitos políticos.
As fases da licitação são: Abertura, Julgamento, Adjudicação e homologação, habilitação (exceto: Edital )
Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que foram aprovados em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos doam respectivos membros, serão equivalentes: A) As emendas Constitucionais 
I) Os Diretos humanos de primeira geração são aqueles de traço individualista, presentes nas declarações dos séculos XVIII e XIX até o inicio do século XX que tem por objetivo a defesa do individuo contra o estado (liberdade). 
II) Os Direitos Humanos de segunda geração são os direitos econômicos e sociais que visam proteger o economicamente mais fraco por meio do Estado.
III) Os Direitos humanos de segunda geração estão presentes na constituição em capítulos destinados a ordem econômica e social e dos direitos ( direitos trabalhistas, previdência e assistência social, educação, saúde, etc. )
IV) Os direitos humanos de terceira geração são os direitos de solidariedade, de vinculação ainda em construção.São os chamados direitos difusos pertencentes a toda a coletividade sem titularidade determinada.
V) O direito a Paz, ao desenvolvimento, o respeito ao meio ambiente, ao patrimônio histórico são exemplos de terceira geração de direitos humanos.
( TODAS ESTÃO CORRETAS )
Por decreto do presidente, foi criado o código comercial. Nesse código, constou uma serie de direitos e obrigações para as pessoas que exercem o comercio. Uma emenda Constitucional determinou que, a partir de 2010, somente as mulheres votarão diretamente para presidente, sendo que, a partir da publicação da emenda, somente os homens poderão candidatar-se ao referido cargo. A emenda constitucional foi publicada no diário oficial em 14/07/2010, produzindo efeitos a partir de 01/01/2010. A Luz da matéria estudada, comente o texto acima. ( A constituição ao garantir os direitos individuais, garante a igualdade entre homens e mulheres para o voto, trabalho, exercicio de cargos públicos e etc. Tambem observar a questão da data, pois foi publicada no mês 07 e não pode produzir efeitos no mês 01 do mesmo ano, a lei é irretroativa, desde que haja em beneficio ao réu). 
No rol das fontes do Direito, a lei escrita desempenha posição preponderante, a pretensão positivista de, previamente, regrar toda e qualquer conduta encontra obstáculos que apenas comprovam que a realidade sempre surpreenderá a teoria. Nesse Contexto, explique e diferencie os planos de validade, vigência e eficácia da norma, bem como os institutos da integração e interpretação do Direito. R: Validade (aspecto formal), vigência(aspecto temporal) e eficácia (aceitação social) da norma jurídica – para atingir os fins aos quais se destina, a norma terá de ser válida, vigente e eficaz.
O Processo Legislativo exige a rigorosa observância de fases e procedimentos previstos no texto constitucional, no qual interagem o Poder Legislativo e Executivo, submetido eventual vicio à apreciação do Poder Judiciário. Descreva as fazes e possibilidades do processo legislativo ordinário, de sua propositura. R: Lei Ordinária é o ato legislativo típico, geral e abstrato, um comando imposto a todos, Resulta do processo legislativo composto por três fases: 1ª Face Introdutória ( a iniciativa é o ato que a desencadeia ) – 2º Fase Constitutiva ( É a principal fase do processo legislativo, compreendendo a deliberação e a sanção ) – 3º Fase Complementar ( Promulgação e publicação ).
Para compreender uma ciência é fundamental conhecer suas fontes. A ideia de estudar as fontes do Direito tem como objetivo compreender a origem das normas jurídicas. Ensina Martins ( 2007,p11): “ O estudo das fontes do direito pode ter varias acepções, como sua origem, fundamento de validade das normas jurídicas e a própria exteriorização do direito.” Fonte de direto: A Lei, A Jurisprudência, Os costumes, A doutrina. (exceto:Acoerção).

Outros materiais