Buscar

Trabalho sobre Conceito de Satisfação no Trabalho

Prévia do material em texto

Universidade Salgado de Oliveira
Comportamento Organizacional
Alunas: Ana Beatriz
 Fernanda Conceição
 Mariana Oliveira
Docente: Luciana Haider
Conceito de Satisfação no Trabalho
Diversas teorias relacionaram salário à felicidade, mas hoje os benefícios e a remuneração deixaram de ser determinantes na escolha de um novo emprego. Claro que sempre buscamos o crescimento financeiro, mas isso deixou de ser o fator mais importante para que o colaborador se sinta feliz e realizado em seu trabalho.
Segundo Locke, a satisfação no trabalho é entendida como a relação percebida entre o que um indivíduo espera de seu trabalho e o que ele percebe que está obtendo. É ainda um estado de prazer emocional resultante da avaliação que um profissional faz sobre até que ponto as funções que desenvolve atendem seus objetivos.
Um estudo realizado pela consultoria Towers Waston, ouviu 90.000 trabalhadores em 18 países, e revelou que apenas 21% estavam engajados no trabalho. O estudo concluiu que a satisfação desses trabalhadores depende da capacidade da empresa de liberar a iniciativa, a imaginação e a paixão dos colaboradores.
É evidente que o funcionário motivado, que é reconhecido pelo seu líder vai se sentir muito mais feliz e realizado. A satisfação gera um estado positivo, resultando numa melhor produtividade. E é esse engajamento que as organizações buscam em seus colaboradores.
O líder tem o grande desafio de integrar as equipes e desenvolver o melhor trabalho com cada uma. Descobrir os pontos fortes e de melhoria e fazer com que os funcionários encontrem um significado maior em suas funções e com isso, sintam-se felizes e recompensados.
Como o líder pode gerar a satisfação em seus colaboradores: 
- Formar: O bom líder: incentiva e facilita para que o colaborador estude. No dia a dia, faz com que os integrantes da equipe ganhem experiências relevantes.
- Informar: Ele mantém cada um informado sobre seus objetivos e meios, a qualidade do trabalho feito e o que é preciso mudar.
- Delegar: Permite que os integrantes da equipe assumam novas responsabilidades e desafios adequados.
- Defender: Assume responsabilidades e mostra-se parte da equipe frente à empresa e aos superiores.
- Animar: Mantém um ambiente leve e animado. Age com educação e atenção real às necessidades de cada integrante da equipe.
Sociólogos
Para o sociólogo francês Émile Durkheim, o trabalho modificou completamente as sociedades industrializadas, de complexa divisão social do trabalho.
Durkheim – em sua obra Da Divisão do trabalho social – explicita de que maneira o processo de especialização do trabalho gerado pela industrialização engendrou uma forma específica de união entre os indivíduos. 
Enquanto Karl Marx considerava que a divisão do trabalho gerava conflito entre indivíduos e classes sociais.
“Weber procura demonstrar que, desde o início da Reforma assiste-se ao nascimento de uma concepção espiritual do trabalho, bem como ao aparecimento de uma ética profissional, as quais constituíram um aspecto central do espírito do capitalismo, que favoreceu seu desenvolvimento no Ocidente.” (MÜLLER, 2005: 241).
“Todo comportamento humano é voltado para a satisfação das necessidades humanas, do nascimento até a morte, o indivíduo está empenhado em constantes tentativas de satisfazer suas necessidades variadas, complexas e algumas conflitantes. Qualquer comportamento é uma resultante de forças quer surgem parte de seu interior e parte do meio ambiente em que vive.”¹
¹Douglas McGregor, Motivação e liderança. São Paulo: Brasiliense, 1973

Continue navegando