Buscar

Negócios Eletrônicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Negócios Eletrônicos
N1° 
Os autores Tapscott, Ticoll e Lowy (2001), chamam as transações comerciais pela internet de business web e definem a atividade como um sistema distinto de fornecedores, distribuidores, provedores de serviços comerciais, provedores de infraestrutura e clientes que usam a internet para suas principais comunicações e transações de negócios. Para eles, as b-webs compõem a nova plataforma para a concorrência no século XXI e atualmente são os únicos meios de acessar e aumentar o chamado capital digital, a principal veia das redes digitais. De acordo com o modelo proposto pelos autores, as b-webs se originam de negócios, possuem líderes identificáveis e oferecem desafios e oportunidades para todos os negócios. O capital digital por sua vez, resulta da interação em rede de três tipos de ativos do conhecimento.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale aquela que se refere aos três tipos ativos do conhecimento. 
A=Capital humano, capital cliente e capital estrutural.
N2º
Os números comprovam aquilo que muitas pessoas, inclusive, os empreendedores digitais já sabem, as vendas pela internet crescem a cada ano. Isso se deve a inúmeros fatores, como o crescimento de brasileiros que possuem acesso à internet, o que se deu, em grande parte, pelo aumento nas vendas de smartphones nos últimos anos. Isso não quer dizer apenas que mais pessoas estão se conectando como também comprando mais e, muitas delas, pelos seus dispositivos móveis. Essa nova realidade mostra que os empresários com lojas virtuais mais do que nunca devem se preocupar em investir em um e-commerce responsivo ou mesmo em uma loja móbile. Dados apontam ainda que metade da população já possui acesso à internet e que o número de pessoas com smartphone já ultrapassa os 35% da população. Além disso, o percentual de consumidores virtuais ativos na internet já chegou a 20% da população. O site e-bit, famoso por ajudar os consumidores a conhecerem a reputação do comércio eletrônico, todos os anos publica os seus levantamentos sobre o e-commerce do país. Turban, Rainer Junior e Potter (2003) apontam alguns benefícios decorrentes da utilização da modalidade de comércio eletrônico, tanto para as organizações, os clientes e a sociedade.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as afirmativas abaixo, e em seguida assinale a sequência correta no que se referem aos benefícios para a SOCIEDADE.
 I) Aumenta a variedade de produtos e serviços aos consumidores, o que seria difícil no comércio tradicional.
 II)Reduz os custos de telecomunicações porque as transações realizadas pela internet tem um custo bem menor se comparado ao das rede de valor agregado.
 III) Permite as pequenas empresas concorrer com as grandes.
 IV) Possibilita aos indivíduos trabalhar em casa e deslocar-se menos, reduzindo, assim, o transito rodoviário e a poluição atmosférica.
 V) Permite que as pessoas usufruam de produtos e serviços não disponíveis no comercio tradicional, incluindo oportunidades de aprender profissões e obter diplomas universitários.
Assinale a alternativa correta:
E=Somente as afirmativas IV e V estão corretas. 
Nº3
No Brasil, é difícil afirmar quem foi o site.com pioneiro. "Os registros da época já não existem mais. No entanto, o mais provável é que o primeiro.com brasileiro seja de 1991", diz Demi Getschko, presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. Sete anos depois do lançamento do Symbolics, em 1992, o número de registros atingia 15 mil sites. De lá para cá, a internet explodiu, tornando-se o fenômeno que todos conhecemos, crescendo exponencialmente: o primeiro milhão de sites foi atingido em 1997 e, nos dois anos seguintes, auge da "bolha da internet", foram criados 20 milhões de domínios. Em dezembro de 2009, de acordo com o site Netcraft, havia 234 milhões de domínios registrados no mundo. A adesão à internet no Brasil foi ampla: no final de 2008, segundo a consultoria Ibope Nielsen, havia 66 milhões de usuários da rede no País e 1,8 milhão de domínios. Sua utilização comercial segue o mesmo caminho: no primeiro semestre de 2009, as vendas pela rede movimentaram R$ 4,8 bilhões, de acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela em que é correto afirmar que:
D=Nas últimas décadas assistimos a um progresso gigantesco da tecnologia da informação e dos dispositivos de comunicação. Tecnologias e ferramentas que antigamente só víamos em filmes de ficção, hoje é realidade, sendo muitas vezes de uso corriqueiro. A internet comercial foi a grande mola-mestra desse progresso, eliminando barreiras geográficas e de comunicação. 
Nº4.
Uma das conclusões mais evidentes na nossa sociedade é a de que a internet, de fato, revolucionou muitos aspectos na vida do homem. No mundo dos negócios não é diferente; o uso de recursos e ferramentas online pode representar diversas vantagens competitivas para as empresas. O e-business é a principal demonstração do que estamos falando. Primeiramente, precisamos diferenciar e-business de e-commerce, dois conceitos bastante confundidos. Ao contrário do que muitos pensam, e-business não é apenas o comércio realizado pela internet; isto é e-commerce, uma de suas partes. O conceito de e-business vai muito além e engloba todas as atividades de uma empresa. Podemos o definir como a integração de diversas atividades organizacionais através do auxílio de sistemas de informação, a qual possui a internet como meio de comunicação. De acordo com Kalakota e Robinson, a utilização da internet pelas organizações passou por três fases:
 
De acordo com os conteúdos disponibilizados e com base em seus conhecimentos, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, no que se referem as três fases citadas pelos autores.
 ( ) PRIMEIRA FASE (1994 – 1997) – Foi caracterizada pela preocupação com a presença na internet. Embora muitas empresas ainda não soubessem muito bem como poderiam obter retorno com essa iniciativa, havia uma preocupação em estar presente nesse novo ambiente.
 ( ) SEGUNDA FASE (1997 – 2000) – Teve como foco a realização de transações de compra e venda no meio digital, ou seja, o comércio eletrônico começou a despontar como uma solução viável pela internet.
( ) TERCEIRA FASE (2000 - ?) – Apresenta uma preocupação em como a internet pode influenciar a lucratividade da empresa. Os autores denominam esta fase de E-commerce, e ela envolve todas as aplicações e os processos que permitem realizar transações de negócios.
 ( ) TERCEIRA FASE (2000 - ?) – Apresenta uma preocupação em como a internet pode influenciar a lucratividade da empresa. Os autores denominam esta fase de E-business, e ela envolve todas as aplicações e os processos que permitem realizar transações de negócios.
 ( ) TERCEIRA FASE (1944 - 1985) – Apresenta uma preocupação em como a internet pode influenciar a lucratividade da empresa. Os autores denominam esta fase de E-commerce, e ela envolve todas as aplicações e os processos que permitem realizar transações de negócios.
Assinale a alternativa correta:
D=V – V – F – V – F
Nº5.
A internet é um dos mais importantes canais de negócios do século XXI. Desde o seu surgimento, ela vem revolucionando a vida das pessoas e influenciando as instituições de todos os tipos. O acelerado desenvolvimento das tecnologias e das ferramentas que envolvem a internet propiciou o surgimento dos negócios eletrônicos, que estão sendo adotados pelas empresas como estratégia para obter vantagem competitiva, oferecer valor agregado aos clientes ou criar novos modelos de negócios. Estudos realizados sobre o desenvolvimento econômico mundial apontam que a evolução das economias e das sociedades ocorre com base no seguinte mecanismo:
De acordo com os
conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela que corresponde ao mecanismo de desenvolvimento econômico que impulsiona a evolução das economias e das sociedades.
B=Novos conhecimentos levam ao desenvolvimento de novas tecnologias.
Nº6.
O comércio eletrônico, com suas aplicações inovadoras e revolucionárias, é tido como uma das tendências emergentes com maior poder potencial de inovação nos processos de negócio nos vários setores econômicos. Com a crescente utilização de comércio eletrônico, inclusive Internet, ficam cada vez mais críticos os aspectos de segurança e privacidade das informações que estão sendo utilizadas. Além disto, esses aspectos interferem significativamente na adoção dessa tecnologia. A dúvida sobre a segurança do comércio virtual é frequente. É verdade que a bem pouco tempo atrás, com o início do comércio eletrônico, os mecanismos de proteção para as transações feitas via internet eram ineficazes e não raro os sistemas de bancos de dados das lojas virtuais serem invadidos e os dados completos dos clientes eram acessados e usados para clonagem de cartões e invasão de contas bancárias. Conforme o comércio eletrônico foi se firmando como um negócio muito além de uma simples alternativa para as compras físicas, os mecanismos de proteção ás compras dos clientes foram aprimorados e segurança virou uma prioridade na construção da loja virtual. Stefano & Zattar (2016), mencionaram que existem três pontos chaves quanto à vulnerabilidade ao se lidar com o e-commerce.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale aquela que comtempla os três pontos chaves quanto à vulnerabilidade de se lidar com o e-commerce.
 
A=O cliente, o servidor e o canal de comunicação.
Nº7..
Os meios de pagamento alternativos ao dinheiro de papel surgiram como opção de conveniência e segurança, já que é mais fácil carregar cartões ou talão de cheques ao invés de dinheiro vivo. Em caso de problemas, como furtos e perdas, o cancelamento pode ser feito de maneira mais fácil e rápida, além de evitar uma perda financeira maior. No comércio eletrônico, não há a necessidade de portar objetos físicos (como cédulas, cartões de plástico ou talões de cheques) para fazer compras, pois toda transação é feita por meio de dados que são digitados diretamente no site das lojas e dos bancos. Com a confirmação de dados pessoais (nome completo, endereço, documentos e nascimento) e financeiros, qualquer pessoa pode efetuar uma compra em seu nome na internet. Atualmente, há uma série de sites seguros e reconhecidos onde você pode fazer compras tranquilamente, mas é essencial ter cuidado e estar atento ao realizar transações online. Para que uma operação de e-business seja bem-sucedida, os seguintes requisitos de segurança devem ser atendidos, são eles:
 A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando os requisitos de segurança.
( ) Autenticidade
( ) Não repúdio
( ) Integridade 
( ) Privacidade
( ) Auditoria
 Assinale a alternativa correta: 
B= V – V – V – V – V 
Nº8

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais