Buscar

AMELOGÊNESE / formação dos tecidos dentários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AMELOGÊNESE: produção do esmalte do dente. 
Células que vão se diferenciar a partir do epitélio interno do órgão do esmalte. O esmalte também tem origem ectodérmica. 
O esmalte se caracteriza por ter uma cor translúcida, cristalina. O que vai dar a coloração do dente é a DENTINA que varia com vários tons de amarelo. 
97% do esmalte é constituído por material inorgânico. (minerais, ions) 
1% material orgânico. Pouca proteína, pouco lipídios..
2% água
O esmalte é o tecido mais mineralizado no corpo.
Fosfato, cálcio, carbonato, sódio, cloreto, potássio e flúor. (componentes inorgânicos do esmalte). O flúor contribui para a mineralização do esmalte. O flúor utilizado diariamente é utilizado também para manter esse processo de mineralização. 
fosfato de cálcio no esmalte dentário se organiza da mesma forma que no tecido ósseo. Eles se organizam formando cristais chamados de hidroxiapatita.
A amelogenese é dividida em 4 fases:
-morfogenetica: células cubicas começam a se diferenciar em células colunares
-diferenciação celular: processo em que as células do epitélio interno se diferenciam em ameloblastos
- a fase secretora: quando o esmalte começa a ser produzido.
- maturação e proteção: 
A maturação é quando o dente começa a empurrar o epitélio interno quando está erupcionando, o reticulo estrelado vai ser esmagado e o epitélio interno vai colabar com o epitélio externo. Desse modo, os ameloblastos vão sofrer uma redução, ele vai regredir voltando a ser uma célula cubica e perde o processo de tomes. Assim eles vão começar a degradar a matriz orgânica e depositar mais ions na matriz e o tecido se transformar mais mineralizado e tornando mais cristalizado.
A fase de proteção é uma continuação da fase de maturação. Como os ameloblastos vao se transformar em células cubicas, os epitélios vão colabar. Tudo vai ser esmagado formando uma célula única de tecido epitelial, chamando de epitélio reduzido do órgão do esmalte. Esse epitélio vai revestir toda a coroa (toda região do esmalte) até o dente erupcionar na cavidade oral.
As células do epitélio interno vão se formar mais altas, cilíndricas é exatamente no momento em que vai surgir o estrato intermediário servindo como estimulo para a inversão da polaridade nuclear (os núcleos migram para o lado apical) e na região que anteriormente estavam os núcleos das células, vão começar a existir organelas responsáveis pela síntese, armazenamento e excreção no polo basal para ajudar na produção do esmalte.
Os pré ameloblastos vao liberar enzimas que vao degradar a membrana basal para assim possuir contato direto com a dentina pra poder depositar o esmalte.
Só após a emissão dos processos de Tomes que temos o ameloblasto completo. 
antes dos pre ameloblastos emitirem esses processos, já há produção de dentina. Ou seja, a primeira camada de esmalte é depositada sem o processo de tomes. 
Esmalte aprismático: esmalte produzido por um ameloblasto sem processo de tomes.(pré ameloblasto)
esmalte prismático: produzido pelo ameloblásto com processo de tomes. 
Em relação a composição orgânica e inorgânica, o esmalte prismático e aprismatico são iguais, os dois são intensamente mineralizados. A única diferença é por questão estrutural. 
na refiao com processo de tomes o hidroxiapatita ficam estruturalmente organizados paralelamente na região do processo de tomes formando um prisma e esses prismas só são formados nas superfícies planas. Na região sem processo de tomes, os cristais de hidroxiapatita estão dispostos aleatoriamente sem formar prisma.

Outros materiais