Buscar

apol aula 4



Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Teorias Econômicas Aplicadas à Contabilidade
Em economia o “dinheiro” como conhecemos e utilizamos, é definido genericamente como “Moeda”, e sua definição nos diz que é a unidade de troca aceita universalmente em uma sociedade.
Mas, para ser aceita universalmente em uma sociedade, deve preencher três funções básicas: Meio de troca; Unidade de conta e Reserva de valor.
 
Analise os conceitos abaixo de: Meio de Troca, Unidade de Conta e Reserva de Valor, e em seguida responda   a questão.
 
I - Meio de Troca: Intermediário de troca entre as mercadorias, permitindo ser um referencial padrão para compra e venda.
II - Unidade de Conta: instrumento pelo qual as mercadorias são cotadas, permitindo expressar o valor de um bem de forma numérica.
III - Reserva de Valor:  Poder de compra que se mantém no tempo, o que faz com um bem possa ser adquirido em qualquer período.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	D
	Todas as afirmativas estão corretas
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "D", de acordo com a obra OLIVEIRA, Erico Michels Ney; WOLLENHAUPT. Fundamentos da Economia. Curitiba: Intersaberes, 2013. Capítulo 05, p. 77 e 78
 
Questão 2/5 - Teorias Econômicas Aplicadas à Contabilidade
Em processos inflacionários, a relação entre a moeda em poder do público e os depósitos a vista no banco, conhecidos como M1, possuem liquidez imediata e, portanto, não rendem juros. Sua característica é que tendem a diminuir de volume, em relação ao total dos ativos financeiros que rendem juros, quando temos períodos de inflação.
Isso quer dizer que quando ocorre um processo inflacionário, as pessoas preferem reter pouca moeda que não rende juros, e utilizar todo o restante em aplicações financeiras que rendem juros.
Quando ocorre o inverso, e a inflação recua e consequentemente a remuneração dos rendimentos financeiros também, as pessoas preferem manter a moeda em seu poder, para uma futura especulação, do que imobiliza-los em ativos com baixo retorno.
Como é denominado esse processo no meio financeiro?
Assinale apenas uma opção, que define de maneira correta o conceito financeiro para esses   dois processos.
Nota: 20.0
	
	A
	Monetização, processo pelo qual as pessoas tendem a manter maiores quantidades de moeda de liquidez imediata.
	
	B
	Desmonetização, processo pelo qual as pessoas tendem a manter menores quantidades de moeda de liquidez imediata, preferindo fazer aplicações que rendem juros.
	
	C
	A resposta A está correta e a Resposta B está incorreta
	
	D
	As respostas A e B estão corretas.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "D", de acordo com a obra OLIVEIRA, Erico Michels Ney; WOLLENHAUPT. Fundamentos da Economia. Curitiba: Intersaberes, 2013. Capítulo 05, p. 79 e 80
Questão 3/5 - Teorias Econômicas Aplicadas à Contabilidade
Sendo o cheque tratado como uma ordem de transferência de valor, vamos imaginar que uma pessoa tenha recebido um cheque como pagamento, de um correntista do banco Alfa, e depositou esse mesmo cheque na sua conta corrente no banco Beta.
O que ocorre com o saldo dos meios de pagamento bancários?
 
Assinale a opção correta, quanto a esse tipo de movimentação financeira, em relação ao saldo dos meios de pagamento.
Nota: 20.0
	
	A
	Não altera os meios de pagamento, pois apenas transferiu deposito de uma conta para outra.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "D", de acordo com a obra OLIVEIRA, Erico Michels Ney; WOLLENHAUPT. Fundamentos da Economia. Curitiba: Intersaberes, 2013. Capítulo 05, p.80
	
	B
	Altera os meios de pagamento, pois diminui o saldo de um banco aumentado o saldo do outro banco.
	
	C
	Independe de qualquer movimentação financeira, os meios financeiros nunca serão alterados.
	
	D
	Cheque Bancário é apenas uma ordem de pagamento, portanto não interfere em saldo dos bancos.
Questão 4/5 - Teorias Econômicas Aplicadas à Contabilidade
Sabemos que as pessoas, na medida do possível, procuram reter em seu poder determinada quantidade de moeda, em vez de aplica-la no mercado financeiro.
Isso quer dizer que as pessoas sempre procuram deixar uma certa quantidade de moeda para uso imediato, o que em economia chamamos de possuir liquidez imediata.
Existem três motivos, que fazem com que as pessoas demandem moeda; isto é; retenham algum valor para fazer frente a qualquer necessidade imprevista, são eles:
Motivo Transação, Motivo Precaução e Motivo Especulação.
Analise os conceitos estabelecidos para cada motivo, e depois responda a questão.
I-Motivo Transação: Para fazer frente a pagamentos diários; ou seja; o recebimento salarial é centralizado em uma unida data, mas as despesas tendem a ser em datas variadas
II -Motivo Precaução: Esse motivo está diretamente vinculado a incerteza. Incerteza de uma renda permanente, incerteza quanto a imprevistos com gastos como problemas de saúde, despesas extras, etc.
III- Motivo Especulação: Em períodos de inflação baixa, a retenção de moeda proporciona a oportunidade para aplicações imediatas, que permitem um rendimento superior ao que se teria em uma aplicação convencional.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	D
	As afirmativas I, II e III estão corretas
 
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "D", de acordo com a obra OLIVEIRA, Erico Michels Ney; WOLLENHAUPT. Fundamentos da Economia. Curitiba: Intersaberes, 2013. Capítulo 05, p. 87 e 88
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Em sua tipologia de dominação, Weber distinguia os conceitos de poder e dominação. Para ele, poder é a capacidade de impor a vontade, e a dominação é a probabilidade de encontrar obediência. Além disso, a maneira de impor a vontade e ditar as regras numa relação social pode variar. Por isso, Weber distingue três tipos básicos de dominação: a dominação carismática, a dominação tradicional e a dominação racional-legal. Sobre os três tipos de dominação é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Jesus Cristo pode ser considerado um líder tradicional, pois seu poder está ligado a dons mágicos e religiosos.
	
	B
	Reis e rainhas são exemplos de líderes carismáticos, pois o poder é passado de geração em geração.
	
	C
	Os vereadores, deputados, senadores e o presidente da república são exemplos de dominação racional-legal porque ocupam determinada posição na estrutura burocrática.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "C", de acordo com a obra PAIXÃO, Alessandro Ezequiel da. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. Capítulo 04, p.129
A alternativa correta é a que descreve que os vereadores, deputados, senadores e o presidente da república são exemplos de dominação racional-legal porque ocupam determinada posição na estrutura burocrática. 
	
	D
	A burocracia é uma das características associadas à dominação do tipo carismática.