Buscar

CASO CONCRETO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 3
*O Banco BMD ajuizou ação de cobrança em face de Antônio, pelo procedimento comum, sob o fundamento de que o réu não efetuou o pagamento da quantia de 15.000,00 referentes a um empréstimo realizado.* Após a realização infrutífera da audiência de conciliação, Antônio pretende, através de seu advogado, alegar que: a) não reconhece a dívida vez que o empréstimo já foi quitado; b) a devolução em dobro do valor pago indevidamente, vez que o banco cobrou numero de parcelas maior do que o acordado e c) a incompetência territorial do juízo. Diante da situação acima indaga-se: 
*a) Quais as modalidades de resposta do réu devem ser utilizadas pelo advogado do réu?* 
A) O réu deverá apresentar a sua contestação como principal defesa articulada dois aspectos: a defesa indireta de mérito, no tocante à dívida que já fora quitada, na forma do artigo 356, e uma defesa de natureza processual, caracterizada pela incompetência territorial, no caso relativa, artigo 337, II, CPC. Concomitante poderá também apresentar reconvenção, com o objetivo de receber o dobro do valor pago indevidamente na forma do artigo 343. 
*b) Caso o réu pretenda alegar sua ilegitimidade para a causa, como deve proceder?* 
B) O réu deverá indicar se tiver conhecimento, o sujeito passivo sob pena de arcar com as custas do processo e ainda indenizar o autor por eventuais prejuízos pela não inidicação, artigo 339 do CPC. 
*c) Quais os significados dos Princípios da Eventualidade e Ônus da Impugnação Específica para fins do momento processual dos artigos 335 e seguintes do CPC?* 
C) Princípio da Eventualidade, artigo 336 c/c 342, ambos do CPC(Manda que as partes, logo que possível, apresentem tudo quanto têm a dizer em seu favor, ou que indiquem desde logo todas as suas provas, conforme a hipótese, sob pena de preclusão) e Princípio da Impugnação Específica, artigo 341 do CPC(cabe ao réu impugná-las especificadamente, sob pena de a alegação  ser havida como verdadeira. Ao autor cabe formular sua demanda de modo claro e determinado; idêntica razão impõe a regra que veda a contestação genérica. )

Continue navegando