Buscar

AV 2017.2 - Psicologia da Pessoa com Necessidades Especiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV - Psicologia da Pessoa com Necessidades Especiais - 2017.2 - UNESA
	1a Questão (Ref.: 201501283654)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Descreva o posicionamento do MEC com relação à inclusão escolar dos alunos com deficiência auditiva.
		
	
Resposta: É considerado pelo MEC que a inclusão escolar dos alunos com deficiência auditiva muito os beneficia para que sejam inseridos na sociedade como um todo e não fiquem restringidos à comunidade surda. É direito desses alunos terem um intérprete de LIBRAS para que possam entender o que fala o professor. O deficiente auditivo consegue aprender a escrever a língua portuguesa, o que é uma grande ajuda para que ele possa socializar com os ouvintes que não falam LIBRAS e aprenderem nas escolas tradicionais.
	
Gabarito: O MEC/ SEESP, 1995 coloca que os educandos com deficiência auditiva, podem ser atendidos nas escolas comuns, na classe comum, nas escolas integradas, na sala de recursos, com professor itinerante e classe especial. Tal fato irá depender da avaliação do aluno. É importante pensar que algumas pessoas se adaptam a leitura labial e ao aparelho auditivo, enquanto outras se adaptam melhor a língua de sinais, que deve ser considerada uma linguagem natural pois atendem a critérios linguísticos. Percebe-se o crescente número de unidades escolares, religiosas e instituições de ensino superior que buscam orientar seus alunos e comunidade quanto a necessidade da aprendizagem das libras (Língua Brasileira de Sinais).
	
Fundamentação do(a) Professor(a): RESPOSTA PREENCHE OS REQUISITOS DA QUESTÃO
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501206095)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Descreva a importância do contexto político e social para o sucesso dos projetos de inclusão.
		
	
Resposta: Uma inclusão não pode ser bem feita sem se considerar o contexto político e social do indivíduo a ser incluído e do ambiente a recebê-lo. Essa não consideração pode resultar em uma falha no processo de inclusão, podendo ocasionar inclusive traumas emocionais no deficiente por falta de aceitação ou de colaboração das pessoas no ambiente da inclusão. Por isso é preciso pensar em todos os aspectos vitais para favorecer o sucesso do projeto de inclusão.
	
Gabarito: Cada país tem uma história, uma cultura e uma tradição educacional próprias que condicionam a incidência das mudanças e a resposta a elas no sistema educacional. Ao mesmo tempo, porém, há modos diferentes de compreender os significados da educação e das soluções alternativas diante dos problemas. É possível falar em ideologias em educação ao fazer referência ao conjunto de crenças e de valores que sustentam uma determinada visão sobre as funções da educação e suas relações com o conjunto da sociedade. No âmbito da educação se diferenciam três ideologias principais: liberal, prularista e igualitarista. Estas duas ultimas dão importância não apenas ao rendimento mas também à socialização e à formação em atitudes solidárias, que levem em conta o meio social em que está situada cada escola e valorizam especialmente as escolas que procuram oferecer uma boa educação a todos os seus alunos, sem nenhum tipo de segregação, são as mais adequadas para criar uma dinâmica de estímulo à integração dos alunos com necessidades educativas especiais.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): RESPOSTA NÃO PREENCHE OS REQUISITOS DA QUESTÃO
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501284647)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muitas intempéries existem na relação deficiência e sociedade. Marque a correta.
		
	 
	A sociedade prima pela beleza e saúde, assim exclui a deficiência
	
	Deficiência e sociedade se complementam visto que ambas andam juntas
	
	A deficiência é tratada de forma saudável
	
	Não existe preconceito na sociedade brasileira
	
	A sociedade é verdadeiramente justa e humana para todos. Está na legislação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501838739)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Examine o conceito a seguir e indique a alternativa que apresenta corretamente a que ela se refere: "...surge como consequência direta de uma deficiência, seja essa de ordem psicológica, física, sensorial ou outra".
		
	
	Handicap
	 
	Incapacidade
	
	Desvantagem
	
	Capacidade
	
	Deficiência
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501955835)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O termo Doente Mental foi amplamente utilizado e naturalizado de tal modo que tornou-se corriqueiro mesmo no espaço do senso-comum. A doença mental pode ser entendida no meio acadêmico da saúde como:
		
	
	Uma deficiência mental.
	
	Um déficit cognitivo provocado por um trauma.
	
	Um transtorno provocado por algum trauma infantil.
	
	Um déficit cognitivo.
	 
	Uma condição médica geral.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501706070)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É comum ouvirmos pais se mostrando orgulhosos quando um filho pequeno é promovido à alguma etapa posterior na escola por ter apresentado um desempenho considerado acima da turma prévia. O que a psicologia pensa a respeito das Altas Habilidades?
		
	
	O psicólogo de crianças com Altas Habilidades precisam apoiar a criança no novo grupo escolar para que essa se adapte rapidamente.
	 
	A criança com Altas Habilidades é considerada como sujeito com necessidades especiais.
	
	A criança pode ser promovida mas caso apresente algum tipo de problema adaptativo deverá ser encaminhada para um psicólogo infantil.
	
	Altas habilidades devem ser valorizadas e estimuladas para um bom desenvolvimento da criança. Portanto a promoção de série é uma opção adequada.
	
	A promoção é recomendada para que a criança mantenha seu interesse no conteúdo escolar.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501706067)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O orgão de corti é interno à cóclea e ali existem os receptores ciliares responsáveis pela transdução e envio do estímulo ao nervo auditivo. Danos na cóclea sejam congênitos, genéticos ou acidentais podem provocar a surdez. O líquido intra-coclear responsável pela transmissão do estímulo sonoro até as células ciliares se chama:
		
	
	liquour
	
	líquido raquidiano
	
	retículo endoplasmático
	
	soro
	 
	endolinfa
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501283688)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 2009, emenda constitucional sobre a lei da deficiência agrega em seu artigo 1º que:
		
	
	Deficientes são aqueles impedidos de realizar pequenos cálculos
	
	Deficientes são aqueles que se locomovem normalmente, falam e ouvem
	
	Deficientes são aqueles impedidos de falar apenas com sinais
	 
	Deficientes são aqueles com impeditivos a longo prazo de natureza física, intelectual, sensorial e mental
	
	Deficientes são aqueles impedidos de se locomover normalmente
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501706089)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As cotas para sujeitos com necessidades especiais foi regulamentada pela Lei 8.213 de 24/07/1991. A partir de então as empresas precisam assumir sua responsabilidade para o desenvolvimento social. Os itens abaixo apontam ganhos decorrentes desse processo inclusivo, EXCETO:
		
	
	Reduzir o preconceito por conta da visibilidade dos sujeitos com necessidades especiais nos espaços comuns.
	
	Dar visibilidade ao sujeito com necessidades especiais como cidadão produtivo.
	
	Ampliar as possibilidade do sujeito com necessidades especiais apresentar habilidades produtivas.
	
	Tornar a presença do sujeito com necessidades especiais algo comum para a sociedade.
	 
	Fornecer direitos e deveres iguais para os sujeitos com necessidades especiais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501206255)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De que forma podemos entender a importância da existência dos projetos compartilhados para o sucesso da prática das escolas inclusivas?
		
	
	Em geral os professores mostram uma certa resistência a incorporarem suas escolas alunos que estudaram previamente em escolas especiais. Essas atitudes iniciais baseiam-se em outras duas percepções dos professores: sua falta de preparo e a ausência de professores de apoio suficientes. Quando existem programas de formação que dão mais confiança aos professores e há um apoio efetivo na escola as atitudes se modificam.
	
	A estrutura hierárquica das escolas e o isolamento dos professores em seu trabalho na sala de aula criam barreiras que dificultam a tarefa conjunta da integração. Para serem integradoras, as escolas têm de mudar sua cultura, sua organização e a forma de trabalho entre os professores.
	
	O objetivo da integração não é que os alunos estejam com seus colegas, mas que participem de um currículo comum. Para que tal participação exista, é necessário que as alunos tenham acesso à ele. Isto normalmente exige a adaptação dos conteúdos de aprendizagem, dos métodos pedagógicos e da atenção aos alunos.
	 
	O projeto educativo nas escolas de integração é a variável mais importante que prevê os maiores progressos na integração. Um projeto elaborado em conjunto pela equipe de professores, no qual a educação dos alunos com necessidades especiais é um dos principais objetivos, revela-se como um poderoso instrumento de mudança.
	
	Apresentação de uma ampla gama de sintomas comportamentais, que incluem hiperatividade, âmbitos atencionais muito breves, impulsividade, agressividade, condutas autolesivas e, particularmente nas crianças, acessos de raiva. Pode haver também respostas estranhas a estímulos ambientais. Alterações na conduta alimentar e no sono são observadas, assim como mudanças repentinas de humor, falta de resposta a perigos reais e, no extremo oposto, intenso temor de estímulos inócuos.

Outros materiais