Buscar

Exercícios NP2 (2)

Prévia do material em texto

Curso: Fisioterapia
Disciplina: Patologia 
Prof(a): Aline de Araújo Freitas
EXERCÍCIOS
1) A neoplasia é definida como uma proliferação anormal descontrolada e autônoma, em geral com perda ou redução de diferenciação celular. Todas as células neoplásicas, sejam elas malignas ou benignas surgiram de uma única célula do nosso organismo que sofreu alterações genéticas. Todas as células têm origem em três camadas germinativas, portanto as neoplasias também podem se originar de qualquer um desses folhetos. Com base na origem das células, as neoplasias/tumores podem ser classificados em:
a) Benignos e malignos
b) Simples e mistos
c) Simples e complexos
d) Estroma e parênquima
e) Mesenquimais e epiteliais
2) A nomenclatura dos tumores é baseada no padrão histomorfológico, ou seja, a neoplasia é identificada pelo tecido ou pela célula proliferante. Na forma mais usual de denominar um tumor, toma-se o nome das células, do tecido ou do órgão acometido e acrescentam-se os sufixos - OMA, - SARCOMA ou – CARCINOMA. A depender do sufixo utilizado, é possível dizer se se trata de um tumor benigno ou maligno. Com base nesta afirmativa, podemos dizer que todas as neoplasias abaixo são benignas, exceto: (0,1)
a) Lipoma
b) Leiomioma
c) Mieloma
d) Meningioma
e) Adenoma
3) As células neoplásicas apresentam algumas características que as diferenciam das células normais de origem. Uma destas características é denominada anaplasia em que refere-se falta de diferenciação celular e é uma marca de malignidade. A anaplasia frequentemente está associada a muitas outras alterações morfológicas, dentre estas alterações podemos citar: (0,1)
a) Diferenciação celular
b) Ritmo de crescimento
c) Capacidade de invasão
d) Pleomorfismo celular
e) Morfologia nuclear normal
4) As neoplasias podem surgir, praticamente de todas as células que compõem o organismo, porém existem características gerais comuns a todas elas. Algumas células neoplásicas se assemelham tanto com as células normais que pode ser impossível reconhecer o tumor através da análise microscópica das células individuais. A extensão com que as células do parênquima neoplásico se assemelham com as células normais correspondentes (se assemelham pouco ou muito com as células de origem) se refere a qual característica das células neoplásicas?
a) Diferenciação
b) Anaplasia
c) Perda de polaridade
d) Pleomorfismo
e) Displasia 
5) I -“Apresentam crescimento lento e expansivo, as células crescem unidas entre si e não se infiltram nos tecidos vizinhos, ou se disseminam para tecidos distantes formando uma massa geralmente esférica, a qual pode comprimir estruturas adjacentes. Além disso, geralmente desenvolvem um contorno de tecido fibroso comprimido referido como cápsula que o separam do tecido hospedeiro tornando o tumor bem definido, palpável e móvel.” 
II – “Por outro lado, outros tipos de neoplasias apresentam crescimento rápido e acompanhado por infiltração progressiva, invasão e destruição do tecido circundante, além disso, são pouco demarcadas em relação ao tecido normal e se disseminam para tecidos distantes.”
As suas sentenças acima se referem a quais tipos de neoplasia respectivamente?
a) Maligna e Mista
b) Maligna e Simples
c) Benigna e anaplásica
d) Benigna e Maligna
e) Maligna e Benigna
6) Alguns tipos de neoplasias são capazes de se disseminar para sítios distantes e neles originar novos tumores, condição esta, conhecida como metástase. A cerca da metástase é incorreto afirmar.
a) Nem todas as células de um tumor são capazes de se disseminar, uma célula com capacidade metastática realiza este processo por meio de etapas sequenciais.
b) Na maioria dos casos a disseminação das células neoplásicas ocorre por implante direto nas cavidades ou superfícies corpóreas.
c) A via linfática é a principal via de disseminação de carcinomas, sendo o primeiro sítio de metástase o primeiro linfonodo na via de drenagem linfática denominado linfonodo sentinela.
d) Para sobreviverem na circulação as células neoplásicas induzem a ativação do sistema e coagulação o que resulta na formação de uma “capa de fibrina e plaquetas” que as envolve, protegendo-as e promovendo a sua sobrevivência.
e) Células cancerosas que penetram na corrente sanguínea podem ser levadas a qualquer parte do corpo, contudo o fígado e os pulmões estão mais frequentemente envolvidos. 	verdadeiro
7) As neoplasias são entendidas como o resultado de agressões ambientais em um indivíduo geneticamente suscetível. Dentre os fatores ambientais relacionados com a etiopatogênese das neoplasias podemos citar:
a) Dieta rica em fibras
b) Prática de exercícios físicos
c) Mutações em genes supressores de tumor
d) Agentes infeciosos
e) Uso contínuo de protetor solar
8) A esofagite de refluxo (agressão do esôfago devido ao refluxo do suco gástrico) a longo prazo é associada com o aparecimento de carcinoma esofágico. Neste caso a neoplasia ocorre devido a:
a) Inflamação crônica que aumenta a replicação celular e cria um “solo fértil” para surgimento de neoplasias.
b) Dieta inadequada do paciente, o que constitui um fator ambiental para neoplasias
c) Mutações em proto-oncogenes
d) Estado de imunodeficiência associada com agressão esofágica de longo prazo
e) Surgimento prévio de neoplasia benigna a qual possui alto risco de transformação maligna
9) O dano genético não letal encontra-se no cerne da carcinogênese, ou seja, o acúmulo de mutações complementares ao longo do tempo resulta no surgimento de tumores complexos e geneticamente heterogêneos. As classes de genes mais afetadas pelas mutações, são os genes que controlam/promovem a proliferação celular e os genes que inibem a proliferação celular. Estes genes são denominados respectivamente:
a) Genes que regulam a apoptose e oncogenes
b) Genes que reparam o DNA e genes supressores de tumor
c) Proto-oncogenes e oncogenes
d) Genes supressores de tumor e proto-oncogenes 
e) Proto-oncogenes e genes supressores de tumor
10) As mutações em genes relacionados com a proliferação e diferenciação celular são responsáveis juntamente com os fatores ambientais pelo surgimento de células neoplásicas com características típicas dessas células e que são consideradas como as marcas celulares e moleculares do câncer. Com base nesta afirmativa, assinale a alternativa que não constitui uma marca celular e molecular do câncer.
a) Autossuficiência dos sinais de crescimento
b) Insensibilidade aos sinais inibidores de crescimento
c) Capacidade de invadir e metastatizar
d) Capacidade de evasão do sistema imune
e) Metabolismo celular inalterado.
3

Continue navegando