Buscar

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL FORUM

Prévia do material em texto

“A avaliação do estado nutricional tem como objetivo identificar distúrbios e riscos nutricionais, e também a gravidade desses, para então traçar condutas que possibilitem recuperação ou manutenção adequada do estado de saúde”. (Lilian Ramos Sampaio - Universidade Federal da Bahia)
Em outras palavras, avaliação nutricional nada mais é do que uma abordagem feita pelo nutricionista a fim de verificar o estado nutricional do indivíduo, podendo detectar suas necessidades alimentares. Assim é possível fazer alguma intervenção adequada para manutenção ou recuperação da saúde do paciente.
Para a avaliação do consumo alimentar utiliza-se o que chamamos de inquérito alimentar, que é uma ficha que contém dados sobre a alimentação do paciente, essa ficha deve ser preenchida pelo nutricionista durante a primeira consulta; e o registro de três dias que é a ficha que o paciente deve levar para casa e anotar tudo o que consumiu durante três dias pré-estabelecidos. Dessa forma é possível acompanhar os hábitos alimentares dele.
Já para a avaliação antropométrica é necessário saber peso, altura, percentual de gordura e circunferências do paciente, uma vez que a antropometria nutricional consiste em verificar o índice de massa corporal (IMC), e o índice de gordura.
Existem alguns parâmetros que devem ser analisados em uma avaliação nutricional. São eles: 
Albumina: Um parâmetro de monitoramento para intervenções de longo prazo, correlação negativa direta com a taxa de mortalidade e complicações; alterações das funções hepáticas, metabolismo pós-agressão, nefropatia proteinúrica, enteropatia com perda de proteínas.   O déficit nutricional é detectado apenas se a deficiência proteica já existir por um longo tempo, devido à meia vida longa da albumina.4 A albumina não é muito sensível na desnutrição porque ela também é baixa em estresse agudo, infecções, cirurgia e politraumatismo.
Transferrina: Um parâmetro de acompanhamento para intervenções de curto prazo, sem correlação clara com os resultados, também baixa na anemia, doenças hepáticas e certas terapias antibióticas. A transferrina pode ser uma reflexão melhor e mais sensível do estado nutricional comparado com a albumina.
Pré-albumina (transtirretina) (TTR): Um parâmetro de acompanhamento para monitoramento de curto prazo de intervenções nutricionais. A pré-albumina pode ser um reflexo melhor e mais sensível do estado nutricional em comparação com a albumina, e permite a identificação de desnutrição em um estágio inicial.
Proteína de ligação do retinol (RBP): Um parâmetro de acompanhamento que é elevado quando a função renal está limitada e também é utilizado para identificação de desnutrição em um estágio inicial. No entanto, é indicado apenas para monitoramento de curto prazo.
Esses parâmetros devem ser seguidos para analisar o estado nutricional e o risco de desnutrição. Se os pacientes recebem uma nota “A” na AGS (Avaliação Global Subjetiva), eles são considerados bem nutridos. Uma nota “B” na AGS indica um paciente moderadamente desnutrido.  E uma nota “C” na AGS indica um paciente gravemente desnutrido.
Depois de conhecer a situação de saúde do paciente é possível intervir com uma dieta e/ou indicação de suplementos alimentares, caso necessário, para manter ou reverter o quadro de saúde do mesmo.
REFERÊNCIAS
https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/16873/1/avaliacao-nutricional.pdf
http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/avaliacaonutricional/
https://www.significados.com.br/antropometria/
https://www.unidospelanutricaoclinica.com.br/pt-br/importancia-da-avaliacao-nutricional-0

Continue navegando

Outros materiais