Buscar

Trabalho Corrosão (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Profª: Maria Denise Oliveira
Integrantes: Bruno, Bruno Franco, Fernanda, Rafaela
QUÍMICA TECNOLÓGICA
CORROSÃO
*
Corrosão - Tipos
Uniforme
*
Se processa em toda a extensão da superfície, ocorrendo perda uniforme de espessura.
Por Placas
Placas com escavações em regiões da superfície.
*
Corrosão - Tipos
Alveolar
*
Sulcos ou escavações semelhantes a alvéolos na superfície. Apresenta fundo arredondo e profundidade menor que seu diâmetro.
Puntiforme ou por pite
Corrosão em pequenos pontos ou pequenas áreas localizadas na superfície em forma de pite.
*
Corrosão - Tipos
*
Intergranular
Ocorre entre os grãos da rede cristalina do metal que perde suas propriedades mecânicas podendo ocorrer a corrosão sob tensão fraturante.
Intragranular
Ocorre nos grãos da rede cristalina do metal que perde suas propriedades mecânicas podendo ocorrer a corrosão sob tensão fraturante.
*
Corrosão - Tipos
*
Filiforme
Forma de finos filamentos, mas não profundos, que se propagam em diferentes direções e não se ultrapassam.
Esfoliação
Se processa de forma paralela a superfície metálica.
*
Corrosão - Tipos
Seletiva
*
Grafítica
Se processa no ferro fundido cinzento, onde o ferro é convertido em produtos de corrosão restando a grafite intacta.
Dezinficação
Corrosão que ocorre em ligas de cobre e zinco.
Empolamento pelo Hidrogênio
Hidrogênio penetra no material metálico e difunde-se em regiões como um vazio inclusões e vazios
*
Corrosão – Meios Corrosivos
Atmosfera
*
A corrosão atmosférica depende principalmente dos seguintes fatores:
Umidade relativa.
Particulados sólidos.
Gases.
Temperatura.
*
Corrosão – Meios Corrosivos
Águas naturais
*
A corrosão em águas naturais depende, principalmente, dos seguintes fatores:
Gases dissolvidos
Sais dissolvidos
Matéria Orgânica
Bactérias
*
Corrosão – Meios Corrosivos
Solo
*
A corrosão em solo depende, principalmente, dos seguintes fatores:
Presença de água, gases e sais
Acidez
PH
Resistividade elétrica
Potêncial Redox
*
Corrosão Eletroquímica
A corrosão eletroquímica acontece de forma espontânea, são os casos onde a reação de oxirredução se pela diferença de potencial dos próprios metais.
*
Corrosão Eletrolítica
É um processo eletroquímico que ocorre com a aplicação externa de uma corrente elétrica. Esse processo não é espontâneo, Quando não há isolamento ou aterramento, formam-se correntes de fuga, e quando elas encontram superfícies dos materiais o forçam a agir como um ânodo ativo de uma pilha eletrolítica.
*
Corrosão - Definição
*
Corrosão é a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente, associada ou não à esforços mecânicos.
Vicente Gentil
 
*
Corrosão - Aspectos
*
*
Corrosão – Por que ocorre?
*
Corrosão é o processo inverso da metalurgia extrativa, onde o metal tende a retornar ao seu estado original (condição de estabilidade)
PROCESSO FORÇADO
PROCESSO ESPONTÂNEO
*
Corrosão - Exemplo
*
Redução do Ferro
Oxidação do Ferro
*
Corrosão – Como ocorre 
*
Material + Meio Produto de corrosão + energia
(Processo espontâneo)
*
Corrosão – Onde ocorre 
*
Interface material / meio corrosivo
*
Revestimentos Metálicos
Os revestimentos metálicos são usados com diferentes finalidades, como por exemplo:
*
*
Os metais empregados nos revestimentos anticorrosivos podem ter suas ações protetoras explicadas por diversos fatores, como:
Formação de películas protetoras de óxidos, hidróxidos ou outros compostos, pela reação com os oxidantes do meio corrosivo, que é o caso do alumínio, cromo, níquel e zinco.
Os metais usados nos revestimentos apresentam valores elevados de sobretensão ou sobrevoltagem, sendo por isso mais resistentes ao ataque ácido em meios não aerados. 
*
*
Métodos de Revestimento Metálico
 CLADIZAÇÃO: É um método de revestimento para controle de corrosão muito usado na indústria química. Pode ser feito pela laminação conjunta, a quente, de chapas do metal-base e do revestimento, pelo processo de explosão ou por solda.
*
*
IMERSÃO A QUENTE: É o revestimento metálico que se obtém por imersão do material em um banho de metal fundido. É um processo muito utilizado para revestimento de aço com estanho, com cobre, alumínio e zinco. 
ASPERSÃO TÉRMICA - METALIZAÇÃO: Esse processo consiste basicamente em uma pistola de metalização dotada de chama oxi-acetilênica e é alimentada com fio ou pó do material metálico a ser usado como revestimento. A metalização é utilizada para diversos fins, como recuperação de peças gastas, aplicação de revestimentos duros e também para proteção contra corrosão, podendo a metalização ser com zinco, alumínio, estanho, chumbo, cobre, cromo, etc.
*
*
ELETRODEPOSIÇÃO: É um processo comumente utilizado, pois se consegue um revestimento muito fino e relativamente livre de poros. É economicamente importante, pois se consegue proteção adequada com uma camada bem fina, evitando-se excesso do metal eletrodepositado, que pode ser caro. 
CEMENTAÇÃO – DIFUSÃO: O material metálico é posto no interior de tambores rotativos em contato com a mistura de pó metálico e um fluxo adequado. Esse conjunto é aquecido em altas temperaturas, e o processo é utilizado para revestimentos com alumínio, zinco e silício. 
*
*
DEPOSIÇÃO EM FASE GASOSA: Nesse processo, a substância volatilizada, contendo um sal do metal a ser usado como revestimento, é passada sobre o material aquecido a ser revestido, resultando em deposição do metal. 
REDUÇÃO QUÍMICA: São os revestimentos obtidos pela redução de íons metálicos existentes na solução. O metal é precipitado, formando uma película aderente à base metálica. É um método conveniente para revestir peças complicadas e interior de tubos.
*
*
Revestimentos Inorgânicos
Os revestimentos inorgânicos são aqueles constituídos de compostos inorgânicos que são depositados diretamente na superfície metálica ou formados sobre essa superfície. Entre os revestimentos inorgânicos depositados sobre superfícies metálicas e mais usados em proteção contra corrosão, podem ser citados: 
*
*
Métodos de Revestimento Inorgânico
ANODIZAÇÃO: O alumínio apresenta grande resistência à corrosão atmosférica devido à camada de óxido que recobre o metal. Essa camada, entre outras características, apresenta grande aderência e alta resistividade elétrica, sendo, portanto, protetora. 
CROMATIZAÇÃO: É um processo em que o revestimento obtido é produzido em soluções contendo cromatos ou ácido crômico. Esse revestimento pode ser feito sobre metal ou sobre camada de óxidos ou de fosfato. 
*
*
Revestimentos Orgânicos
Dentre as técnicas de proteção anticorrosivas existentes, a aplicação de tintas ou esquemas de pintura é uma das mais empregadas. A pintura como técnica de proteção anticorrosiva apresenta uma série de propriedades importantes, tais como facilidade de aplicação e manutenção, relação custo-benefício atraente e pode proporcionar outras propriedades em paralelo como:
*
*
Importância da Preparação da Superfície
A eficiência de revestimentos e recobrimentos protetores depende do preparo da superfície receptora. Uma superfície bem limpa, livre de ferrugens, graxa, sujidades e unidade é uma das condições essenciais para que os revestimentos apresentem o desempenho esperado. 
Os objetivos da limpeza e preparo de superfícies, para aplicação de revestimento, são remover da superfície impurezas que possam provocar falhas no revestimento aplicado e promover aderência do revestimento ao substrato. 
*
*
As impurezas podem ser definidas como substâncias encontradas na superfície que podem interferir no desempenho da proteção desejada. 
Nelas, se enquadram os seguintes tipos:
 Oleosas;
 Semi-sólidas;
 Sólidas;
 Óxidos e produtos de
corrosão;
 Carepa de laminação.
*
*
Cuidados na Elaboração de Projetos
A agressividade dos meios encontrados nas indústrias química, petroquímica, petrolífera e naval faz com que os engenheiros projetistas tenham em mente fatores que não são normalmente encontrados em outros ramos da engenharia. 
O engenheiro projetista, quando for especificar os detalhes de projeto e determinar os métodos de fabricação e de montagem de estruturas ou equipamentos, necessita aplicar inteligentemente seus conhecimentos sobre corrosão, para não incidir em erros que poderão significar grandes perdas futuras.
*
*
Na especificação dos materiais, deve-se considerar, além das variáveis do processo corrosivo, aquelas relacionadas com:
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais