Buscar

ESTUDO DIRIGIDO - Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
Por que homeostase é também um processo de auto regulagem, pelo qual os sistemas biológicos, como células e organismos, trabalham para a manutenção da estabilidade do ecossistema pelo ajuste das condições necessárias para uma ótima de sobrevivência.
As empresas apresenta em sua gestão o objetivo de atender atividades voltadas para a segurança do trabalho, relacionamento com clientes, fornecedores, responsabilidade social e meio ambiente. Com a globalização e uma forte concorrência entre as empresas desencadeou uma maior preocupação com as ações em Responsabilidade Sócio-Ambiental que são baseadas em quatro pilares: colaboradores, comunidade, voluntariado e cultura, buscando prevenir, evitar ou minimizar danos materiais e ambientais e para preservar colaboradores e comunidades vizinhas, esse novo modelo de gestão possui diversas iniciativas para casos de acidentes e ações voltadas à preservação do meio ambiente. Entre elas: - Controle de Efluentes e Resíduos
- Licenciamento Ambiental
- Gerenciamento de Resíduos Sólidos
- Educação ambiental
- Auditorias ambientais
- Captação e utilização da água da chuva
- Ações Comunitárias: verificou-se que as empresas entende que o seu crescimento está profundamente ligado ao bem-estar das comunidades na qual a empresa está inserida. Para tanto, a empresa desenvolve projetos que priorizam a educação, sempre em sinergia com as áreas operacionais da companhia.
Verdadeira. Pois existe uma transferência de energia alimentar, desde a fonte nos autótrofos, através de uma série de organismos que consomem e são consumidos. As cadeias alimentares são constituídas por três elementos: produtores, consumidores e decompositores. Os decompositores, fungos e bactérias, são os organismos responsáveis pela reciclagem da matéria, retornando os elementos da matéria orgânica de volta ao ambiente.
.
O desmatamento leva o solo à um processo de lixiviação, com isso o solo perde nutrientes e a cobertura vegetal fazendo com a água em vez de ser absorvida pela capilaridade, seja escoada provocando erosão do solo e a não absorção das águas das chuvas.
O ciclo hidrológico natural é constituído por diferentes processos físicos, químicos e biológicos. Quando o homem entra dentro deste sistema e se concentra no espaço, produz grandes alterações que modificam dramaticamente este ciclo e trazem consigo impactos significativos (muitas vezes de forma irreversível) no próprio homem e na natureza. Podem-se citar vários fatores que alteram o ciclo hidrológico nas cidades, entre eles: impermeabilização do solo, remoção da vegetação, alterações morfológicas na topografia, obras de engenharia nos canais fluviais e deposição irregular de resíduos. Esses fatores acabam por desencadear ou intensificar o assoreamento de rios urbanos, ampliação da magnitude e frequência de enchentes, erosão dos solos e dos canais fluviais, movimentos de massa e outros processos que associados resultam em intensa degradação ambiental.
O lançamento de esgoto doméstico é o problema de qualidade da água mais comum em todo o planeta. A principal consequência desse lançamento discriminado é o excesso de nutrientes a exemplo do nitrogênio e fósforo que desencadeiam uma série de outros impactos, como a contaminação de lençóis subterrâneos, a reprodução acelerada dos fitoplâncton e algas macroscópicas que ao morrerem são decompostas por microrganismos aeróbios. Nota-se também impacto em relação a turbidez da água, pois a superfície é coberta isolando a água do oxigênio e luminosidade até chegar a eutrofização do corpo hídrico.
.
A “chuva ácida”, no sentido mais amplo, pode ser traduzida como uma devolução da poluição que o Homem cria sobre a superfície terrestre. Os gases químicos lançados na atmosfera pode em forma de “chuva ácida” propriamente dita. A chuva tem vindo a se tornar ligeiramente mais ácida, por maior formação de ácido carbónico nas nuvens. A chuva desempenha um papel importante no ciclo da água, pois é a responsável por devolver a água evapotranspirada no ciclo e quando esse vapor d’água é contaminado com esses gases nocivos a chuva chega até a superfície mais ácida do que naturalmente teria que ser.
Os procedimentos necessários para a minimização da formação da chuva ácida e dos seus efeitos nem sempre são aceitos pelos geradores da poluição. A principal fonte de emissão de gases na atmosfera são as industrias e a utilização de automóveis movidos a combustíveis fosseis. No caso das industrias o desenvolvimento sustentável ainda é a melhor arma para minimizar a formação da chuva ácida, traçar um planejamento estratégico e uma gestão ambiental no processo de produção dessas industrias minimizaria a emissão desses gases nocivos na atmosfera e quando não fosse possível minimizar traçar condicionantes para compensar o impacto causado ao meio ambiente, como por exemplo o plantio de árvores, créditos de carbono. No caso dos automóveis a utilização de biodiesel e outras fontes não fosseis a exemplo de carros elétricos devem ser pensadas para erradicar a emissão dos poluentes.
Devido ao aumento da acidez das chuvas e consequente aumento das suas características corrosivas, os efeitos na Natureza provocados pelas “chuvas ácidas” têm aumentado. Áreas florestais e lagos, ecossistemas vitais para inúmeros animais, têm sido atingidos por esta calamidade. No entanto, não é só a Natureza a ser atingida, as construções humanas bem como extensões de terra arável têm sido degradadas afetando assim a economia de vários países. 
Os efeitos que estas provocam variam não só com a acidez como também as características das zonas afetadas. 
.
As cadeias alimentares são constituídas por três elementos: produtores, consumidores e decompositores. 
Os produtores são os organismos autótrofos da comunidade, na imensa maioria fotossintetizantes.
Os consumidores são heterótrofos, utilizam direta ou indiretamente a matéria orgânica fixada pelos autótrofos.
Os decompositores, fungos e bactérias, são os organismos responsáveis pela reciclagem da matéria, retornando os elementos da matéria orgânica de volta ao ambiente. 
São os responsáveis em decompor resíduos completos de plantas e animais, transformando-os em formas químicas mais simples, que retornam ao solo tornando o solo mais fértil reiniciando todo o ciclo natural.

Outros materiais