Buscar

Avaliação LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0284_AV_201502041863 » TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201502041863 - EDEVALDO SANTANA DE SOUZA
	Professor:
	DAMIAO FERREIRA DA SILVA
	Turma: 9016/AC
	Nota da Prova: 3,5    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 18/11/2017 11:12:04
	
	 1a Questão (Ref.: 201502887977)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo o modelo gerativista (Chomsky, 1984), as línguas de sinais e as línguas orais possuem uma gramática universal, ou seja, todos os idiomas comportam uma estrutura profunda, princípios comuns, que vão se transformando por meio de regras particulares na superfície dos enunciados, das orações, das sentenças. A exemplo disso, todas as línguas constroem frases, as quais requerem sujeitos e predicados nas sentenças, porém os seus núcleos são marcados de forma específica, a saber, em português os verbos podem ser conjugados, em LIBRAS os verbos se apresentam sempre no infinitivo. Sustentando-se nessa concepção, explicite as principais diferenças entre a LIBRAS e a língua portuguesa.
 
 
 
 
 
		
	
Resposta: Libras: É uma lingua visual,baseadanas experiências visuais das comunidades surdas, mediante as interações culturais. Lingua Portuguesa: É uma lingua oral-auditiva baseada nos sons.
	
Gabarito:
A LIBRAS é uma língua de modalidade viso-espacial, baseada nas experiências visuais das comunidades surdas, mediante as interações culturais surdas, sendo a primeira língua dos surdos brasileiros. Estrutura as frases e sentenças em uma sintaxe espacial. Seu plano fonológico é constituído por 5 parâmetros (Configuração de mãos, Orientação, Ponto de Articulação, Movimento, Expressões Faciais e Corporais), não tem marcação de gênero nem escrita, ou seja, é uma língua ágrafa. Para os ouvintes é uma segunda língua.  A língua portuguesa é um língua de modalidade oral-auditiva, o seu plano fonológico é constituído de sons e letras. A formação das frases e sentenças segue uma sintaxe linear, uma palavra após a outra. Para os ouvintes brasileiros é a primeira língua, enquanto para os surdos brasileiros é a segunda língua. O gênero é marcado e a escrita é alfabética.
 
 
 
 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502656303)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais os argumentos utilizados para sustentar a ideia de que há uma literatura surda?
		
	
Resposta: Nas comunidades surdas é hábito apresentar-se não somente informando o nome, A construção em tópico-comentário é ênfase dada a um dado elemento da frase, deslocado à esquerda, ou seja, para o início da sentença
	
Gabarito: O fato de que nas comunidades surdas surgem ou podem surgir processos culturais específicos, como por exemplo, a literatura surda que começa a se fazer presente entre nós, se apresentando talvez como um desejo de reconhecimento, de importância crucial para as minorias linguísticas que desejam afirmar suas tradições culturais nativas e recuperar suas histórias reprimidas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502656430)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa em que a datilologia da palavra abaixo corresponde ao nome por extenso
 
		
	
	Língua de sinais do Brasil
	
	Linguagem de sinais brasileira
	 
	Linguagem brasileira de sinais
	
	Línguas brasileiras de sinais
	 
	Língua brasileira de sinais
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502666316)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nas comunidades surdas é hábito apresentar-se não somente informando o nome, mas também com um SINAL PESSOAL. Conforme descrito na Informação Cultural do vídeo onde foram ensinados os sinais de Apresentação Pessoal, assinale a ÚNICA opção que explica esse hábito cultural:
		
	
	Esse SINAL se refere aos semáforos que organizam o trânsito urbano.
	
	Esse SINAL assume a subjetividade cultural da pessoa ouvinte.
	 
	Esse SINAL pode ser entendido como uma espécie de batismo dentro das comunidades surdas.
	 
	Esse SINAL pode ser entendido como aspecto da cultura dos ouvintes.
	
	Esse SINAL é o sinal de nascimento.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502656295)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Numa PERSPECTIVA DE POLITICAS LINGUÍSTICAS NA EDUCAÇÃO a relação de legítimo X legítimo entre as PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA, pressupõe:
		
	
	Que todos as pessoas com deficiência e sem deficiência devem manter um distanciamento social , quando possuem alguma limitação, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.
	 
	Que o especial DA Educação e na sociedade é qualquer aluno/cidadão COM ou SEM deficiência que possui alguma limitação, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.
	
	Que todas as pessoas com deficiência possui limitação, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.
	 
	Que o especial DA Educação e na sociedade é sempre o aluno/cidadão COM deficiência que possui alguma limitação, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.
	
	Que a pessoa com deficiência não consegue conviver na sociedade é com pessoas sem deficiência .
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502666386)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No caso de alunos surdos que já dominam a LIBRAS e que estudam em escolas regulares, a presença do intérprete de LIBRAS garante a eles o direito à acessibilidade na comunicação através de sua própria língua. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde à atuação ética do intérprete de LIBRAS em sala de aula:
		
	
	Sua conduta ética deve orientar o intérprete de LIBRAS a sempre garantir o melhor processo de trocas discursivas (diálogos) entre professores e alunos surdos.
	
	O intérprete de LIBRAS manterá a imparcialidade de sua profissão e deve desenvolver uma relação sadia com os surdos e o corpo docente.
	 
	O intérprete de LIBRAS permitirá que seu contato pessoal com os surdos, que é maior do que a do professor que não domina a LIBRAS, interfira em sua atuação na sala de aula e na escola, favorecendo-o sempre que for necessário.
	
	O intérprete de LIBRAS deve atender as demandas da sala de aula, seja a pedido do professor, seja a pedido dos alunos ouvintes e surdos, para que haja comunicação entre todos.
	
	O intérprete de LIBRAS deve se conscientizar que ele não é o professor e em situações pedagógicas não poderá resolver as dúvidas dos alunos surdos, limitando-se às funções interpretativas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502666896)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando se ressalta os aspectos sociolinguísticos da LIBRAS, faz-se referência às relações entre língua e comunidade que a usa, que podem ajudar a entender a LIBRAS também como um sistema de valores, produto de um determinado grupo linguístico. Essas possíveis relações compreendem quatro aspectos sociolinguísticos. Assinale a ÚNICA opção que aponta esses aspectos:
		
	 
	Variação linguística, padronização, famílias de línguas e usuários e minorias linguísticas.
	 
	Variação linguística, modalidade oral auditiva, desenvolvimento social, fossilização.
	
	Dicionários da língua, fossilização, cristalização, desenvolvimento social.
	
	Variação somente do Rio de Janeiro, linguagem universal, padronização, língua majoritária.
	
	Padronização, famílias de línguas, linguagem universal, língua inferior.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502668553)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando a importância das expressões faciais e corporais (marcas não manuais) para o contexto comunicacional em LIBRAS, assinale a ÚNICA opção que explicita sua relevância:
		
	
	As expressões faciais e corporais priorizam sentenças interrogativas.
	 
	As expressões faciais e corporais são aquelas que não marcam sentenças como interrogativas, negativas, afirmativas, exclamativas.
	
	As expressões faciais e corporais são aquelas que não reconhecem sentenças interrogativas, negativas, afirmativas, exclamativas.
	
	As expressões faciais e corporais são aquelas que desconsideram sentenças interrogativas,negativas, afirmativas, exclamativas.
	 
	As expressões faciais e corporais são aquelas que marcam sentenças como interrogativas, negativas, afirmativas, exclamativas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502656345)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A construção em tópico-comentário é ênfase dada a um dado elemento da frase, deslocado à esquerda, ou seja, para o início da sentença. Veja o exemplo: De suco, todos gostam. A ênfase na oração está na palavra SUCO que é um objeto indireto. Seguindo o modelo em destaque, marque a ÚNICA opção que segue a ordem em tópico-comentário.
		
	 
	O bolo, eu não gostei.
	
	Nós dois gostamos de ir à praia.
	
	Todos gostaram de chocolate.
	
	Eles gostam de refrigerante.
	 
	Eu gostei do bolo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502656307)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com a criação de quadros, esculturas, fábulas os surdos imprimem suas peculariedades culturais,já que as pessoas surdas assumem o papel de produtoras de bens culturais. Desse modo, exibem seus discursos na sociedade, dando visibilidade a temas que lhe são importantes, expondo suas ideias e concepções de mundo. Assinale a alternativa correspondente à arte e cultura surda. Assinale a ÚNICA alternativa que corresponde a essa afirmação:
		
	
	O texto não expressa a realidade. Os surdos possuem uma língua própria, mas não há espaço para uma produção artística independente.
	
	Os surdos não tem pensamentos abstratos, porque por sua língua só podem falar de coisas concretas, assim fica impossível exporem ideias e concepções do mundo na Arte.
	
	Os surdos são incapazes para assumir papéis fundamentais na produção de bens culturais.
	 
	Os surdos como sujeitos de língua e cultura próprias produzem bens culturais e por meio deles contam suas narrativas, experiências, conquistas, sofrimentos, imprimem suas ideias e concepções do mundo. Desse modo, revelam pelo discurso artísticos quem são e como são.
	
	A questão do discurso é importante, os surdos mudos não podem ficam fora dessas oportunidade.

Continue navegando