Buscar

Justificativa EDs TSP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Justificativas EDS TSP
1-O transcrito não é coerente com a proposta de Figueiredo adotada em História da Psicologia, no que diz respeito à diversidade teórico e prática da psicologia porque o trecho defende a possibilidade de unidade futura da ciência psicológica, o que se afasta da proposta da disciplina. 
2- Skinner estuda o comportamento humano a partir da interação entre organismo/ambiente. A atenção é dirigida para as condições ambientais em que determinado organismo se encontra, para a reação desse indivíduo a essas condições. O comportamento é entendido como uma relação interativa de transformação mútua entre o organismo e o ambiente que o cerca na qual os padrões de conduta são naturalmente selecionados em função de seu valor adaptativo. 
3-O behaviorismo radical propõe, um paradigma de condicionamento não-linear e estatístico, em oposição ao paradigma linear e reflexo das linhas teóricas precedentes do comportamentalismo. Defende que a maioria dos comportamentos humanos são condicionados de modo operante.
4- Na transposição de (A) para (B), somos capazes de reconhecer a semelhança entre as melodias porque percebemos as relações entre os elementos, e não os elementos isoladamente.
5-O item IV está falso, porque remete a uma ideia de fixidez e impermanência que nao caracteriza a compreensão gestáltica, mas muito mais da psicanalise, os outros itens referem-se a visão gestaltica de modo afirmativo, explicitando o campo vital como relacional e configuracional.
6- As duas afirmativas estão corretas conceitualmente, porém não guardam relação de causalidade ou explicabilidade, são dois conceitos sem relações, o fato da visão de homem freudiano como consta na 2 afirmativa, não justifica o fato da psicanalise ser uma psicologia aplicada.
7- O recorte epistemológico da psicanálise, não indica elementos que fazem parte do método de trabalho de Freud a observação do comportamento e a experimentação, já este não é o enfoque da psicanálise.
8- A Psicologia Humanista opõe-se aos demais sistemas psicológicos em alguns aspectos. Apessoa em sua totalidade é de interesse fundamental ,assim  os seres humanos não são apenas objetos de estudo. Eles devem ser descritos ecompreendidos em termos de suas visões subjetivas pessoais do mundo suas percepções do eu e seus sentimentos de valor próprio.A escolha humana, a criatividade, a autorealização são os tópicos preferenciais de investigação.
9- A autoatualizaçao não ocupa papel central originando as demais, a estrutura da pirâmide obedece uma sequência de níveis de baixo para cima que devem ser atendidos para a autorealização.
10-  Fenomenologia se caracteriza por ser um método de pesquisa da realidade, de forma que esta possa manifesta precisamente na maneira como aparece e não da maneira que se esconde
11- O ser no mundo compreende um universo de significações presentes em cada homem, universo este dado a priori, antes de seu lançamento no mundo. .Heidegger busca o fundamento para a ontologia, enquanto pensamento que tenta determinar o sentido do ser no ente enquanto ser, na medida em que este se dá em seu desvelamento.
12- A psicologia sócio-histórica é uma vertente teórica da psicologia, cujas preposições ligadas ao conhecimento do homem e de sja objetividade estão guiadas pela concepção materialista dialética, ou seja fortemente determinada pelos acontecimentos políticos, econômicos e históricos em que está sendo inserido e por isto a assertiva III está incorreta.
13-Para Vygotsky,a relação entre os indivíduos é determinado nas interações sociais, na relação com o outro e a consciência é construída no contato social.Sua concepção afirmava que o outro determina o eu e vice e versa.
14 A psicologia é marcada por sua diversidade e dentre as diversas linhas de abordagem, cada qual irá utilizar um objeto de estudo, terá uma visão de homem e um espaço de dispersão.

Outros materiais