Buscar

BDQ Anatomia Palpatória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Assinale a afirmativa ERRADA
		
	
	O músculo levantador da escápula tem suas fixações no ângulo superior da escápula e processos transversos cervicais altos.
	
	Os músculos paravertebrais são músculos antigravitacionais e extensores da coluna
	 
	Para melhor palpar o ECOM, pede-se ao paciente que faça uma flexão lateral com rotação homolateral de cabeça.
	
	O músculo serratil anterior tem uma de suas fixações na segunda costela
	
	A palpação do músculo braquial é feita com uma flexão seguida de pronação de antebraço
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608211217)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O músculo semimenbranáceo é palpado:
		
	
	Posteriormente ao músculo fibular longo
	 
	Entre os tendões dos músculos semitendíneo e grácil
	
	No tubérculo de Gerdi
	
	Posteriormente ao trato iliotibial
	 
	Lateralmente ao músculo bíceps femoral
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608208776)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para identificar e localizar a 7ª vértebra cervical, o terapeuta deve __________ e _________, além de girar a ________ para o lado que desejar. Sendo a 7ª vértebra cervical a vértebra mais móvel.
		
	 
	latero-flexionar; posicionar os dedos indicador, médio e anular nos processos espinhos mais proeminentes; ombro
	
	estender; posicionar os dedos polegar, indicador, médio; ombro
	
	estender; posicionar o dedo indicador no processo espinho mais proeminente; cabeça
	
	flexionar; posicionar os dedos indicador, médio; ombro
	 
	flexionar; posicionar os dedos indicador, médio e anular nos processos espinhos mais proeminentes; cabeça
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608213548)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente jogador de futebol, 13 anos, com dor no quadril esquerdo há 3 dias  foi encaminhada por um ortopedista para avaliação e tratamento fisioterápico.  Paciente refere dor súbita após movimento de hiper-extensão do quadril, durante prática de exercícios físicos. Dois dias após, apresentava perda de força na flexão do quadril, sem dor intensa. O médico deu como hipótese diagnóstica avulsão da espinha ilíaca anterior inferior.  Na avaliação cinesiofuncional o fisioterapeuta deverá realizar a palpação do músculo que tem origem na espinha ilíaca anterior inferior.
Assinale a alternativa que corresponda a técnica de palpação do músculo correspondente ao relatado acima:
		
	
	Paciente em decúbito ventral e examinador ao lado. Palpar primeiramente a borda lateral do sacro e em seguida o trocânter maior. Traçar uma linha imaginária entre as duas estruturas, e palpar profundamente com o dedo sensitivo. Com a outra mão no tornozelo do paciente, irá solicitar uma rotação lateral da coxa.
	
	Paciente em decúbito dorsal - O examinador colocará sua mão fechada sob o joelho do paciente, e solicitará ao paciente que pressione sua mão contra o plano da maca. Sua outra mão irá examinar o músculo a região antero-medial da coxa.
	
	Paciente em decúbito dorsal - O examinador colocará sua mão fechada sob o joelho do paciente, e solicitará ao paciente que pressione sua mão contra o plano da maca. Sua outra mão irá examinar o músculo na região antero-lateral da coxa.
	
	Paciente em decúbito dorsal e examinador ao lado - O examinador deverá localizar a EIAS e logo abaixo e medialmente a este, colocará seus dedos sensitivos. Com a outra mão na face medial do tornozelo do paciente, solicitará os movimentos de flexão, abdução e rotação lateral de coxa com flexão de joelho simultaneamente.
	 
	Paciente em decúbito dorsal - O examinador posicionará uma de suas mãos sobre a EIAS e três dedos abaixo estarão sobre sua origem. Solicita-se, então, ao paciente que realize uma flexão de coxo-femoral.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608213530)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma paciente maratonista do sexo feminino, de 57 anos, com dor crônica no quadril esquerdo com irradiação para a região posterior da coxa, foi encaminhada por um ortopedista para avaliação e tratamento fisioterápico. A paciente refere que a dor surgiu após "um treino mal realizado" há 3 anos. O médico deu como hipótese diagnóstica lesão nos tendões dos ísquios-tibiais. Na avaliação cinesiofuncional, o fisioterapeuta deverá realizar a palpação dos músculos ísquios-tibiais. Assinale a alternativa que corresponda à técnica de palpação de um músculo do grupo dos ísquios-tibiais:
		
	
	Paciente em decúbito dorsal e examinador ao lado - Primeiramente o examinador localiza o músculo sartório na EIAS, desloca seu 2º e 3º dedos medialmente e um pouco abaixo. Com a outra mão na face medial do joelho, resistirá ao movimento de flexão de coxo-femoral.
	 
	Paciente em decúbito ventral. Com uma das mãos, o examinador no tornozelo do paciente, resistirá à uma flexão de joelho. Com seus dedos sensitivos medialmente à fossa poplítea, palpará um tendão proeminente.
	
	Paciente em decúbito ventral e examinador ao lado. Com uma de suas mãos resiste ao movimento de extensão da coxa e com os dedos sensitivos na região glútea, o examinador perceberá um aumento de tônus.
	
	O examinador colocará seu dedo indicador acima da base da patela e deslizará para cima e para baixo pressionando, até perceber sob seu dedo uma estrutura diferenciada. O examinador poderá realizar movimentos para os lados.
	
	Paciente em decúbito dorsal - O examinador posicionará uma de suas mãos sobre a EIAS e três dedos abaixo estarão sobre sua origem. Solicita-se, então, ao paciente que realize uma flexão de coxo-femoal

Continue navegando