Buscar

BDQ anatomia palpatoria 2016/2º

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504739536)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um jogador de tênis iniciou quadro álgico em região de epicôndilo lateral, procurou o fisioterapeuta que diagnosticou epicondilite lateral. Paciente apresentava dor ao realizar a extensão de punho e dor ao alongamento dos extensores. Marque a resposta que descreve corretamente a palpação do extensor radial curto do carpo:
		
	
	Paciente sentado com o cotovelo flexionado e apoiado na maca, antebraço em posição neutra. Fisioterapeuta de frente para o paciente, com uma de suas mãos apoiada no 1/3 distal do antebraço do paciente. O terapeuta irá resistir à flexão do cotovelo; o músculo ficará bem pronunciado, o que muito facilitará sua palpação.
	
	Paciente sentado, cotovelo flexionado, antebraço levemente pronado. Fisioterapeuta em frente ao paciente com uma das mãos posicionada no punho do paciente, englobando ao mesmo tempo a região dorsal da mão e o 1/3 distal do antebraço. O terapeuta irá, primeiramente resistir à flexão do cotovelo para evidenciar o braquiorradial. Os dedos do terapeuta serão então posicionados no dorso da mão do paciente e irão resistir ao movimento de extensão do punho. Os 2° e 3° dedos sensitivos palparão o músculo, imediatamente lateral ao braquiorradial.
	 
	Paciente sentado com o cotovelo fletido a 90° e antebraço pronado apoiado na mesa. Fisioterapeuta de frente para o paciente. O terapeuta resistirá a extensão do punho e o dedo sensitivo acompanhará o sulco situado ao lado do extensor radial longo do carpo, para nessa região sentir a tensão do músculo.
	
	Paciente sentado com cotovelo fletido a 90° e antebraço pronado apoiado na mesa. Fisioterapeuta de frente para o paciente. O terapeuta irá resistir à extensão das falanges proximais do segundo ao quinto dedos. A mão sensitiva vai palpar o músculo.
	
	Paciente: sentado, cotovelo fletido e apoiado na maca, antebraço pronado. Fisio: ao lado do paciente de frente para a borda ulnar da mão do paciente. O terapeuta resistirá simultaneamente aos movimentos de extensão e de desvio ulnar realizados pelo paciente. Poderá se palpar o tendão do extensor ulnar do carpo, entre a cabeça da ulna e a base do 5° metacarpo e também mais proximalmente junto à diáfise da ulna.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504796156)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O nervo ulnar é uma ramificação do plexo braquial, mais exatamente do fascículo medial. Ele pode ser palpado na região do cotovelo e no punho. Na região do punho, entre o _______________________________ e o ______________________ .
		
	
	entre o rádio e a ulna.
	 
	processo estilóide da ulna e o pisiforme.
	
	processo estilóide do rádio e o pisiforme.
	
	processo estilóide do rádio e o escafoide.
	
	processo estilóide da ulna e o escafóide.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504181846)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabe-se que o plexo braquial emerge desde a vértebra cervical C4 até a vértebra torácica T1 e atravessa alguns músculos anteriores às vértebras cervicais. Consegue-se localizá-lo solicitando ao paciente uma rotação e lateroflexão contralateral da cabeça e é sentido um cordão cilíndrico posteriormente ao ventre muscular do músculo esternocleidomastoideo e acima da clavícula. Quais são esses músculos profundos que se situam nessa região junto ao plexo braquial.?
		
	
	Músculos subescapulares
	 
	Músculos escaleno médio e escaleno anterior
	
	Músculos trapézio e elevador da escápula
	
	Músculos rombóides
	
	Músculos trapézio e escaleno posterior
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504223419)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tânia, 47 anos de idade, relata dor durante a elevação do braço. Quais estruturas podem estar envolvidas?
		
	 
	bursa subacromial e o tendão do m. supraespinhal
	
	lig. esternoclavicular e tendão do m. infraespinhal
	
	m. bíceps braquial cabeça longa e curta
	
	m. trapézio fibra superior e deltóide
	
	art. acromioclaviular e m. grande dorsal
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504183860)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para examinar uma possível tendinite de cabeça longa do bíceps, o fisioterapeuta pode ter como base o acrômio e a partir dele seguir para anterior e aproximadamente dois dedos para inferior, solicitar o movimento de extensão de cotovelo contra resistência. Marque as questões corretas.
		
	 
	O tendão da cabeça longa do bíceps se localiza em sentido do processo coracóide junto dos músculo coraco-braquial e peitoral menor.
	 
	O Fisioterapeuta pode utilizar como referência o processo coracóide e seguir para lateral e identificar os dois tubérculos umerais e solicitar flexão de cotovelo.
	 
	Se o movimento solicitado for flexão de cotovelo.
	 
	Pois não devemos colocar resistência para palparmos um tendão.
	 
	Devemos solicitar o movimento de rotação interna e externa para identificarmos os dois tubérculos e assim o tendão entre eles.

Mais conteúdos dessa disciplina