Buscar

AVALIANDOS HIGIENE E LEGISLAÇÃO (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HIGIENE E LEGISLAÇÃO DOS ALIMENTOS
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201513022208)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o texto abaixo com atenção. 
A análise microbiológica é um procedimento padrão no monitoramento durante o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), pois um dos objetivos do monitoramento das preparações é o de verificar a possibilidade de crescimento bacteriano na identificação das faixas de tempo-temperatura de risco. 
Com base no texto acima, assinale a alternativa CORRETA. 
(Concurso do Estado de SC para nutricionista, 2012).
		
	
	As duas afirmativas são verdadeiras, sendo que a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	A primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	A primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513023755)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a RDC 216/2004  um alimento após aberto deve ser identificado com as seguintes informações: nome do produto, data da abertura e data de validade do produto. Sendo assim assinale a alternativa correta sobre a conservação de alimentos após abertura da embalagem original:
		
	
	A carne pode ser conservada em refrigeração por até 1 ano mantendo o produto a 0ºC.
	
	Arroz, farinha e diversas leguminosas após abertura da embalagem original devem ser armazenadas em temperatura ambiente com validade de 6 meses.
	
	Com relação a conservação de alimentos prontos para o consumo a RDC 216 garante que este alimento após ser cozido, poderá ser guardado imediatamente na geladeira e conservado a temperatura de 10ºC terá a validade de 5 dias.
	 
	Todos os alimentos secos após abertos devem ser armazenados em sacos próprio para alimentos, devidamente etiquetados e tem validade de no máximo 1 mês em uso. Caso seja uma embalagem que poderá ser usada por tempo superior o ideal é porcionar a vácuo, garantindo a validade da embalagem original.
	
	Leguminosas na embalagem original nunca deverão ser guardadas sob refrigeração pois isso prejudica o cozimento das mesmas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513508824)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	REFERENTE AS QUESTÕES DE EDIFICAÇÃO, INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS, MÓVEIS E UTENSÍLIOS DOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO, MARQUE A AFIRMATIVA CORRETA:
		
	
	As instalações físicas como piso, parede e teto devem possuir revestimento liso, absorvente e lavável. Devem ser mantidos íntegros, conservados, livres de rachaduras, trincas, goteiras, vazamentos, infiltrações, bolores, descascamentos, dentre outros e não devem transmitir contaminantes aos alimentos.
	
	O dimensionamento da edificação e das instalações deve ser compatível com todas as operações. Não existe a necessidade de separação entre as diferentes atividades por meios físicos ou por outros meios eficazes, pois não existe risco de contaminação cruzada.
	
	As portas e as janelas devem ser mantidas ajustadas aos batentes. As portas da área de preparação e armazenamento de alimentos devem ser dotadas de travamento automático. As aberturas externas das áreas de armazenamento e preparação de alimentos, inclusive o sistema de exaustão, devem ser providas de telas milimetradas para impedir o acesso de vetores e pragas urbanas. As telas devem ser fixas para facilitar a limpeza periódica
	
	As caixas de gordura e de esgoto devem possuir dimensão compatível ao volume de resíduos, devendo estar localizadas dentro da área de preparação e armazenamento de alimentos e apresentar adequado estado de conservação e funcionamento.
	 
	A edificação e as instalações devem ser projetadas de forma a possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamentos em todas as etapas da preparação de alimentos e a facilitar as operações de manutenção, limpeza e, quando for o caso, desinfecção. O acesso às instalações deve ser controlado e independente, não comum a outros usos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513023943)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os serviços de alimentação devem implantar os Procedimentos Operacionais Padronizados(POP's) relacionados ao controle integrado de vetores e pragas urbanas, que devem contemplar: 
		
	
	As medidas de higiene ambiental, para reduzir os resíduos de alimentos em superfícies.
	
	Os laudos de análise da higienização do reservatório de água .
	
	A descrição da edificação, do mobiliário e dos equipamentos do serviço de alimentação.
	 
	As medidas preventivas destinadas a impedir a atração de vetores e pragas urbanas.
	
	Os procedimentos de higienização dos coletores de resíduos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513020903)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na implantação de uma indústria de alimentos, um fator muito importante a ser decidido se refere à sua localização. Sobre essa temática assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O local escolhido não necessariamente precisa contemplar as exigências da legislação ambiental e sanitária, tendo em vista que a indústria não possui fins lucrativos e vai beneficiar a população local de baixo poder aquisitivo.
	
	As demais benfeitorias (sede, galpões, etc) devem estar dispostas no sentido de garantir aspectos relacionados à segurança, movimentação e supervisão de pessoal, podendo ser indiferente a direção dos ventos e posição do sol como também a inclinação do terreno.
	
	O local deve considerar o acesso com boas estradas para transportar os produtos para o mercado, a disponibilidade de água em quantidade suficiente, obtida de rios próximos  e  fonte de energia, principalmente a elétrica além da facilidade de comunicação.
	 
	O tamanho do terreno deve ser suficiente para proporcionar a construção do sistema de tratamento adequado para resíduos e esgoto. Facilitar o acesso e a circulação de veículos para a chegada da matéria-prima e saída dos produtos, além de possibilitar uma possível ampliação futura do empreendimento.
	
	É importante que ela seja construída em um local central da cidade. Isto contribui para diminuir o custo de transporte da matéria-prima, além de facilitar a participação dos agricultores familiares no trabalho e na gestão da indústria.

Outros materiais