Buscar

04 01 SESMT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO/SESMT
SESMT é a sigla de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, um Setor, Departamento ou Área — conforme a organização e estrutura das empresas – que tem a finalidade de atuar internamente com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.
COMPOSIÇÃO E MANUTENÇÃO DO SESMT
O primeiro critério para a composição e manutenção é definido pela NR 4, que determina que as empresas privadas e públicas, os órãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Leislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, devem manter, obrigatoriamente, Servicos Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. 
As empresas são obrigadas a compor e manter SESMT conforme o grau de risco de sua atividade e o efetivo de empregados. Para checar o grau de risco basta que se pegue o CNPJ da empresa e verifique qual o CNAE — Código Nacional de Atividade Econômica. Com este código em mãos deve ser consultado quadro 1 (anexo à NR 4) e após ter encontrado o grau de risco, consultar o Quadro II da mesma NR. No quadro II estão definidos quantos e quais profissionais devem compor o SESMT da empresa e também, em alguns casos, — Médico do Trabalho e Engenheiro de Segurança — se farão jornada parcial ou total.
Na prática, conforme o seu enquadramento, nem todas as empresas terão obrigatoriamente SESMT. 
O segundo critério surgiu ao longo dos anos conforme a evolução da gestão para o assunto dentro das empresas. Ocorre que em muitos contratos, especialmente na prestação de serviços terceirizados, as contratantes exigem que a contratada mantenha SESMT, independente do efetivo ou do seu grau de risco SESMT. Ainda que não seja obrigação legal, deve ser cumprido como exigência do contrato.
PROFISSIONAIS QUE COMPÕEM O SESMT
Os profissionais que compõem o SESMT são: 
- Engenheiro de Segurança do Trabalho;
 
- Médico do Trabalho;
 
- Enfermeiro do Trabalho;
 
- Técnico de Segurança do Trabalho;
 
- Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. 
Em relação ao vinculo com a empresa, os profissionais integrantes dos Servicos Especializados em Engenharia de Seguranca e em Medicina do Trabalho deverão ser empregados da empresa. Tal condição, no entanto, se refere apenas ao QUADRO OBRIGATÓRIO, ou seja aqueles profissionais que o Quadro II da NR 4 definem como SESMT de determinada empresa. Qualquer situação que vá além da Norma não se enquadra nesta obrigatoriedade.
É importante lembrar que a NR proíbe claramente os DESVIOS DE FUNÇÃO, mesmo que parciais. (Exemplos: Médico do Trabalho em Medicina Assistencial, Engenheiro de Segurança em área de Manutenção, Técnico de Segurança cuidando de portaria, etc).
FORMALIZAÇÃO DO SESMT
A própria norma (NR 4) define a obrigatoriedade e a forma de registrar o SESMT junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. O referido registro — esquecido por muitas empresas — é simples e não implica em custos.
O requerimento deve ser apresentado em duas vias à unidade mais próxima do Ministério do Trabalho e Emprego — juntando ao mesmo cópias dos registros dos profissionais junto ao órgão competente e a evidência do vínculo empregatício com a empresa.

Continue navegando

Outros materiais