Buscar

Atividade Estruturada OMEGA 3 E 6

Prévia do material em texto

Atividade Estruturada 3 - Ácidos graxos - Ômega 3 e 6
Quais são os principais alimentos fontes de ácidos graxos ômega 3 e 6?
Os ácidos graxos ômegas 3 - podem ser encontrados nas gorduras dos peixes (especialmente aqueles de águas profundas e frias), em óleos vegetais, semente e óleo de linhaça e sementes oleaginosas, como amêndoas, nozes, castanhas e pistache.
Os ácidos graxos ômegas 6 - podem ser encontrados em sementes oleaginosas, frutas como abacate, em óleos vegetais, como azeite, óleo de milho, canola, girassol, soja e linhaça.
.
A alimentação atual fornece quantidades maiores de ácidos graxos ômega 3 ou 6?
Estudos apontam que o Ômega 6 está sendo consumido até 20 vezes mais que o Ômega 3.
O consumo atual de ácidos graxos ômega-6 está relacionado ao aumento de doenças cardiovasculares na população?
Com as mudanças dos hábitos alimentares, houve um aumento do consumo de Ômega 6 e esse consumo excessivo tornou-se um perigo eminente para a saúde. A ingestão desenfreada dessa gordura – presente principalmente nos óleos vegetais – pode causar não só doenças cardiovasculares, como diabetes, obesidade, doença inflamatórias do intestino, câncer, distúrbios psiquiátricos e doenças autoimunes. 
O consumo de ácidos graxos ômega- 3 ajuda no controle de alguma doença? 
Sim. O consumo de alimentos fontes de ômega-3 pode ajudar no controle de algumas doenças. Sua ação anti-inflamatória, que promove a limpeza dos vasos e com isso diminui os riscos de doenças ligadas ao coração e melhora da função neurológica - com o nível de ômega 3 em baixa, associa-se comportamentos compulsivos, impulsivos e suicidas, e doenças como: depressão, mal de Alzheimer, Parkinson.
Qual a relação adequada para o consumo de ácidos graxos ômega- 3 e 6?
A relação adequada é duas porções de ômega-6 para uma de ômega-3 ou três de ômega-6 para uma de ômega-3.

Continue navegando