Buscar

Férias Coletivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Férias Coletivas
Pode ser apenas de um setor ou de toda empresa.
Comunicação prévia de 15 dias.
CLT - Art. 139 - Poderão ser concedidas férias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa
ATENÇÃO! Nas férias individuais um dos períodos não pode ser inferior a 10 dias. Nas férias coletivas nenhum dos períodos pode ser inferior a 10 dias.
CLT- ART-139 § 1º - As férias poderão ser gozadas em 2 (dois) períodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos.
§ 2º - Para os fins previstos neste artigo, o empregador comunicará ao órgão local do Ministério do Trabalho, com a antecedência mínima de 15 (quinze) dias, as datas de início e fim das férias, precisando quais os estabelecimentos ou setores abrangidos pela medida.   
§ 3º - Em igual prazo, o empregador enviará cópia da aludida comunicação aos sindicatos representativos da respectiva categoria profissional, e providenciará a afixação de aviso nos locais de trabalho.  
Importante: Art. 141 - Quando o número de empregados contemplados com as férias coletivas for superior a 300 (trezentos), a empresa poderá promover, mediante carimbo, anotações de que trata o art. 135, § 1º. 
Período aquisitivo incompleto: Os dias que excederem as férias serão considerados licença remunerada. Sobre estes não haverá o terço constitucional.
Ex: Augusto trabalha na empresa JK, o empregador decide (Princípio da Alteridade) dar férias coletivas para os funcionários de toda a empresa, 30 dias.
Augusto tem 6 meses na empresa, este no caso tem direito a 15 dias. (Férias proporcionais)
Augusto então recebera: 30 dias 
15 dias:Remuneração+ Remuneração +1/3
15 dias: Remuneração ( neste 15 dias não incide o terço constitucional) Entende –se que se trata de uma licença remunerada
Férias Vencidas
O empregador possui o prazo de 12 meses, após o período aquisitivo, para conceder as férias ao empregado. Se não forem concedidas dentro desse prazo, o empregador é obrigado a pagar as férias em dobro. Art.137 CLT
Importante: 
Súmula 328 TST O pagamento das férias, integrais ou proporcionais, gozadas ou não, na vigência da CF/1988, sujeita-se ao acréscimo do terço previsto no respectivo art. 7º, XVII.
Súmula 81 TST Os dias de férias gozados após o período legal de concessão deverão ser remunerados em dobro.

Outros materiais