Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Soniloquia, quando falo dormindo.
Diferentes áreas do cérebro são ativadas e inibidas à medida que vamos passando pelas diferentes fases do sono, que são 5 no total: adormecimento (fase 1), sono leve (fase 2), sono profundo (fases 3 e 4) e REM (Rapid Eye Moviment “Movimento Rápido dos Olhos” – fase 5). É nesse última fase que pode aparecer a soniloquia, embora também possa estar presente nas fases 3 e 4.
Já lhe disseram que você fala dormindo? A soniloquia é uma alteração do sono que faz com que a pessoa que sofre dessa doença fale enquanto dorme. Curiosamente, é muito mais frequente do que pensamos, mesmo que nem todas as pessoas manifestem a doença da mesma maneira. Algumas emitem sons ininteligíveis, outras são capazes de dizer palavras soltas…
No entanto, há uma dúvida e também um medo que costuma surgir na mente de todas as pessoas que sofrem de soniloquia. Esse medo está relacionado à descoberta de segredos que elas não querem revelar. Mas será que uma pessoa com soniloquia consegue manter uma conversa coerente com alguém? É possível obter informações que conscientemente essa pessoa nunca revelaria?
O que realmente é a soniloquia?
A soniloquia é uma parassonia (distúrbio do sono) que costuma aparecer em pessoas mais jovens. Embora também possa aparecer se você sofre de estresse ou ansiedade, se você estiver com febre ou se sofrer de transtornos do humor. A razão dessa alteração do sono tem a ver com o desajuste de determinadas áreas cerebrais durante a ativação e a inibição das mesmas.
A maneira como a soniloquia se manifesta é diferente dependendo da pessoa. Algumas pessoas podem gritar de repente, assustando quem estiver dormindo. Outras podem começar um monólogo de extensão considerável, mas difícil de interpretar e, às vezes, também podem manifestar emoções.
Os problemas relacionais que a soniloquia provoca
Muitas pessoas que sofrem dessa parassomia podem sofrer provocações das pessoas com quem convivem. Elas podem fazer essas pessoas se questionarem sobre se durante a noite perguntaram algo e a pessoa respondeu com sinceridade, deixando à mostra seus segredos mais profundos. No entanto, se a pessoa insistir em saber o que for perguntado e respondido, com certeza não vai obter resposta alguma.
Isso acontece porque as frases, as palavras ou os monólogos que produzem, em geral, não costumam responder a nenhuma estimulação do exterior. São produto do inconsciente e talvez de algum sonho que estejam tendo no momento. Mesmo se fizermos uma pergunta para alguém com soniloquia e ela responder, o mais provável é que essa resposta seja incoerente e fora de contexto.
Referências:
http://www.significado-definicao.com/Soniloquia
http://dicionarioportugues.org/pt/soniloquia
https://dicionario-online.com/soniloquia/
https://osegredo.com.br/tag/soniloquia/