Buscar

APOL 4 Negócios Eletrônicos e Marketing Aplicado a Logística NOTA 100

Prévia do material em texto

APOL 4 – Negócios eletrônicos e Marketing 
Com o avanço da sociedade em geral, é notório que inúmeros consumidores comecem a prestar bastante atenção no quesito sustentabilidade no momento de optar por produtos para comprar e consumir, visto que, se a empresa não utilizar medidas sustentáveis, os consumidores se opõem a esta, visto que relacionam também a qualidade do produto. Com conceito de sustentabilidade mercadológica, Andrade (2012), relata que é a relação que a empresa adota de medidas sustentáveis em seus produtos ou gestão, pois é um conjunto de vantagens, em que a empresa precisa adotar ações voltadas para a sustentabilidade, pois o mercado e seus consumidores passam a exigir das empresas tais atitudes relacionadas à sustentabilidade até em termos de competitividade de mercado. Kotler e Armstrong (2003) citam que para que ocorra a sustentabilidade mercadológica dentro de um empreendimento, é imprescindível que ocorra três fatores.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, no que se refere aos três fatores citados pelos autores. 
( ) Ecologicamente adequado. 
( ) Ecologicamente viável. 
( ) Socialmente justo. 
( ) Baixo custo do produto final. 
( ) Estratégia adequado ao mercado alvo.
Assinale a alternativa correta:
A V – V – V – F – F
B V – F – V – F – F
C V – F – F – V – F
D F – V – V – V – F
E F – V – F – F – V
De acordo com Kotler e Armstrong (2003), o SIM interage com os gerentes para identificar suas necessidades de informação, após isso, são geradas informações necessárias a partir do banco de dados interno da empresa, das atividades de inteligência de marketing, das pesquisas de marketing e das análises das informações. Para finalizar, é realizada a distribuição das informações para os gerentes de modo correto e no momento certo, para facilitar e auxiliar na tomada das melhores decisões de marketing.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela que consiste no principal objetivo do agrupamento de informações.
(A) O principal objetivo desse agrupamento de informações é disponibilizar aos gerentes o fácil acesso às informações, para que assim consigam melhor administrar seus custos operacionais.
(B) O principal objetivo desse agrupamento de informações é gerar dados quantitativos, para que posteriormente os gerentes possam prontamente acessá-los para transformá-los em relatórios gerenciais, identificando assim as oportunidades a serem trabalhadas.
(C) O principal objetivo desse agrupamento de informações é que os gerentes possam acessá-los prontamente e trabalhar com elas para identificar oportunidades e problemas de marketing, planejar programas e avaliar o desempenho.
(D) O principal objetivo desse agrupamento de informações é conscientizar a equipe, sobre a importância do cumprimento do planejamento estratégico, e assim fazendo com que a equipe trabalhe seus sistemas internos na conquista dos objetivos organizacionais.
(E) O principal objetivo desse agrupamento de informações é dinamizar os processos, de maneira que os mesmos apresentem baixos custos operacionais e aumento da produtividade.
Segundo Kotler e Armstrong (2003) os principais avanços no marketing de hoje podem ser resumidos em um único termo, a conectividade. Agora, mais do que nunca, todos estão conectados uns aos outros e as coisas próximas ou distantes no mundo estão direta ou indiretamente ao nosso redor. Com isso, concluímos que os avanços no marketing impactam também na conexão com a logística, levando em consideração que à medida que a conectividade atinja o marketing, a logística precisa se adaptar de alguma forma, colaborando com o crescimento de ambas as áreas.
Com base nos conteúdos disponibilizados que tratam a correlação entre o marketing e a logística, focando principalmente nos avanços dessas áreas, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando tais avanços relacionados à correlação das áreas.
( ) Hoje em dia existem poderosos computadores, onde os profissionais de marketing sentem certa dificuldade em poder criar banco de dados detalhados e utilizá-los para atingir clientes individuais com ofertas, visto que ainda não estão preparados para a evolução que ocorre.
( ) No que se refere as tecnologias de conexão, cabe dizer que o surto tecnológico fez com que surgisse novas maneiras de aprender sobre os clientes e rastreá-los, criando produtos e serviços para ir ao encontro das suas necessidades, fazendo com que a logística acompanhasse tal medida.
( ) A internet, embora seja considerada um marco na vida não só das pessoas, mas também das empresas, revolucionou o mercado das transações comerciais, porém devido a sua instabilidade e falta de segurança, ainda não tem total credibilidade para algumas transações.
( ) A internet é considerada a tecnologia que possibilitou um novo modelo de fazer negócios, mas, segundo Kotler e Armstrong (2003) tal evolução dificulta a realização do trabalho do marketing e da logística, levando em conta a expansão expressiva de tal área.
( ) Pensando sobre os avanços do marketing e da logística, consequentemente, há de se analisar que as empresas de ontem eram voltadas para o marketing de massa direcionado a qualquer cliente que alcançasse, e as de hoje selecionam seus clientes mais cuidadosamente e constroem relacionamentos mais diretos e duradouros.
(A) V – V – F – V – F
(B) V – F – V – F – F
(C) V – F – F – V – F
(D) F – V – V – V – F
(E) F – V – F – F – V
De acordo com Da Costa (2013), “o sucesso de um negócio eletrônico depende de muitos fatores. Não basta à empresa ter um site bem estruturado, com um design atraente e com as melhores tecnologias. Uma estratégia de marketing consistente pode ser um fator-chave para que o negócio prospere”. O autor nos diz que apenas um website bem elaborado e funcional não garante o sucesso no e-business, tal como nos negócios tradicionais, é primordial investir em marketing. No e-business as ações de marketing têm por finalidade o mesmo que no mundo físico: estabelecer relações com seu mercado consumidor. Estas ações podem ser desde reforçar a marca, promover novos produtos e serviços, alavancar vendas, gerir o relacionamento com o cliente, divulgar crenças e valores, bem como marcar um posicionamento. No entanto as formas de se fazer marketing no mundo digital têm algumas peculiaridades, é muito importante que a empresa antes de implantar qualquer tipo de estratégia realize um prévio estudo dos fatores impactantes nessa estratégia.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as afirmativas abaixo, e assinale a correta relação no sentido em que é correto afirmar que:
I) O marketing digital será menos difícil para as organizações que já possuem um nome firmado no mundo físico.
II) Será mais fácil para aquelas organizações menores e com presença apenas no meio virtual.
III) Ações de marketing digital só serão eficientes se a empresa tiver uma estratégia clara e definida.
IV) Antes da internet as ações de marketing em geral eram caras e pulverizadas.
V) Com a web, as ações se tornaram muito mais baratas e direcionadas.
Assinale a alternativa correta
A Somente as afirmativas I e II estão corretas.
B Somente as afirmativas I, II, e III estão corretas.
C Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
D Somente as afirmativas I, II, e V estão corretas.
E Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas
 
Ges tão do Conh ecime nto r ef e re -s e à criaçã o, id enti fic aç ão, int egr ação , rec upe raç ão, c ompa rtilham ento e 
utili zação d o conh ecimen to d entr o da em pr esa . Te ndo em vi st a as mud anças ocorri das, c omo a 
globalizaçã o da ec onomia , o avanço t ecnológi c o, o c onh ecim ento p asso u- sea ser vi st o como al go valios o, 
dent ro da s orga ni zaçõ es . Pet er D rucke r, f oi um dos pi onei ros e maior es est udi osos da ár ea de 
administr ação d e nos sos t em p os. Ele c un hou os p rincipai s te rm os e conc eitos que con hec emos em mat éria 
de g e stão , se ndo qu e o t ermo “g est ão do con hecim ento” t am bé m foi d efinid o por el e: “a g est ão do 
conhecim ent o é a cap acidad e de g erencia r, d esco brir , map ear , classi fi car , capt ar, di st ribui r, cria r, 
multi plicar e ret er c onh ecim en to com e fi ciê nci a, eficácia e e feti vida de pa ra q u e uma or ganiza ção s e 
coloque em po sição d e va ntag em comp etitiv a em r elaçã o ás out ras para g erar l ucro e ga ranti r sua 
sobre viv ência e exp ansã o no me rcad o” . Par a qu e se p oss a mel ho r e nten de r a Ges tão do Conh ecim e nto, é 
preci so ant es co nhec er os s eus t rês pr inci p ais com po nen te s
Ges tão do Conh ecime nto r ef e re -s e à criaçã o, id enti fic aç ão, int egr ação , rec upe raç ão, c ompa rtilham ento e 
utili zação d o conh ecimen to d entr o da em pr esa . Te ndo em vi st a as mud anças ocorri das, c omo a 
globalizaçã o da ec onomia , o avanço t ecnológi c o, o c onh ecim ento p asso u- se a ser vi st o como al go valios o, 
dent ro da s orga ni zaçõ es . Pet er D rucke r, f oi um dos pi onei ros e maior es est udi osos da ár ea de 
administr ação d e nos sos t em p os. Ele c un hou os p rincipai s te rm os e conc eitos que con hec emos em mat éria 
de g e stão , se ndo qu e o t ermo “g est ão do con hecim ento” t am bé m foi d efinid o por el e: “a g est ão do 
conhecim ent o é a cap acidad e de g erencia r, d esco brir , map ear , classi fi car , capt ar, di st ribui r, cria r, 
multi plicar e ret er c onh ecim en to com e fi ciê nci a, eficácia e e feti vida de pa ra q u e uma or ganiza ção s e 
coloque em po sição d e va ntag em comp etitiv a em r elaçã o ás out ras para g erar l ucro e ga ranti r sua 
sobre viv ência e exp ansã o no me rcad o” . Par a qu e se p oss a mel ho r e nten de r a Ges tão do Conh ecim e nto, é 
preci so ant es co nhec er os s eus t rês pr inci p ais com po nen te s
Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento passou-se a ser visto como algo valioso, dentro das organizações. Peter Drucker, foi um dos pioneiros e maiores estudiosos da área de administração de nossos tempos. Ele cunhou os principais termos e conceitos que conhecemos em matéria de gestão, sendo que o termo “gestão do conhecimento” também foi definido por ele: “a gestão do conhecimento é a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, captar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência, eficácia e efetividade para que uma organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação ás outras para gerar lucro e garantir sua sobrevivência e expansão no mercado”. Para que se possa melhor entender a Gestão do Conhecimento, é preciso antes conhecer os seus três principais componentes.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela que se refere aos três principais componentes da gestão do conhecimento.
A Dado, informação e conhecimento.
B Dado, tecnologia e informação.
C Tecnologia, informação e conhecimento.
D Estrutura, tecnologia e informação.
E Pessoas, dado e conhecimento.
A elaboração de uma estratégia de e-business e a gestão de seus processos é uma atividade complexa e envolve toda a cadeia produtiva. Não são raros os casos de empresas estabelecidas no mundo físico que resolveram fazer comércio eletrônico e não foram bem-sucedidas, tendo grandes prejuízos. Isso aconteceu em geral pela ideia equivocada de que bastava construir um website de e-commerce e começar a vender. Nesses casos, é possível que tenha faltado uma visão maior da questão, de que a implantação de uma estratégia de negócios eletrônicos impacta profundamente nas operações da organização. A implantação de uma estrutura de negócios eletrônicos vai muito além de um website, pois ela engloba mudanças nas áreas de planejamento, marketing, finanças, logística, RH e outras.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela em que é correto afirmar que:
A A implementação de uma estrutura de negócios eletrônicos deve ser centralizada no departamento de TI da organização. 
B Trata-se de fazer toda a cadeia de valor dos processos de negócios em um ambiente virtual. 
C Por conta dos custos relativamente altos, a implantação de uma estrutura de comércio eletrônico é uma realidade para poucas empresas. 
D A implantação de uma plataforma de comércio eletrônico somente é possível com a integração de fornecedores e clientes. 
E A implantação de uma plataforma de comércio eletrônico depende em grande parte da forma como a empresa se estrutura e do mercado que atua.

Continue navegando