Buscar

estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

como a professora pode abordar a cultura afro neste contexto?
A escola e os educadores têm um papel importante na perspectiva de reconhecer e empoeirar todos os indivíduos excluídos de alguma forma.
O professor deverá fazer uma abordagem a respeito da diversidade cultural, relacionado com o cotidiano de aprendizado, pois a escolha do tema não se dá de forma isolada ou separada da concepção social e política. Pois a escola é o espaço de construção de identidade, e devemos valorizar e apreciar as diferençam, e também as raças que está presente dentro da escola e assim preservando as raízes, nos permitindo a novas experiências e troca de cultura.
Por meio de práticas pedagógicas relacionadas cultura Afro, devemos ter foco a mudança dos conceitos dos alunos, assim se utilizando de metodologia que valoriza o lúdico.
Ao trazer para a sala de aula estes recursos, para uma interação e integração nesse contexto, ligando a uma situação positiva, na qual se constrói um elo entre as multiculturas e encimando respeitar todas.
 Processo de educação é importante que o professor valorize outras estéticas, não apenas a pele, cabelos e olhos claros, mas a beleza presente em todos as cores de pele, olhos e cabelos e como também seu formato tanto os lisos, até os mas encaracolados e afros, para já no período inicial da escolarização, favorecer uma mudança de paradigma em relação a esta questão afro- racial. 
O professor deve estar atento as cores em sala de aula, pois quando um aluno vai pintar uma pessoa e pede um lápis “cor de pele”, e o professor pega de referência um lápis rosa claro, vai embutindo um modo de beleza e identidade branqueada no aluno.
O professor deve também fazer comentários e referências a atores, cantores, pessoas que estão na mídia e são negras, pois desta forma, é possível construir a consciência de que o brasileiro vive em um pais diverso, multiétnico e isso é a riqueza cultural do pais. 
2) De que forma a professora deve abordar em sala de aula que as diferenças devem ser respeitadas e promovidas e não utilizadas como critérios de exclusão social e política?
A escola enquanto parte de uma sociedade tem a necessidade de abordar e fazer uma reflexão sobre as diferenças no contexto de inclusão em sala de aula e cabe ao professor esta tarefa.
Tais educadores devem sempre priorizar o desenvolvimento em seus educandos uma postura crítica, que se encaminha para a naturalização das diferenças.
Todo o ambiente escolar e em especial os professores devem refletir sobre seus atos automáticos, pois os mesmos incondicionalmente deixa claro uma determinada postura e conceitos, pôr exemplo sua orientação sexual e a valorização do “normal”.
A escola e principalmente os educadores em um papel fundamental no empoeirando dos indivíduos excluídos.
Deve-se utilizar de diálogos entres diferentes conhecimentos saberes, utilizar da pluralidade de linguagens, dê estratégias pedagógicas e recursos didáticos diferentes, como por exemplos, um bate papo aberto, filmes, reportagem entre outros são formas de abordar em sala de aula que as diferenças devem ser respeitadas e promovidas e não utilizadas como método de exclusão social e política.

Outros materiais