Buscar

Encefalomielite Aguda Disseminada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BASES MORFOFUNCIONAIS 
Discentes: Alice Leal Pena 
 Ana Luiza Leal Laia
 Layza Kretli Oliveira
 Mallu Esteves Duarte
 Natanael Rodrigues de Souza 
Docentes: Grasiely Faccin Borges e Márcia Nunes B. Roner
Universidade Federal do Sul da Bahia 
 Campus Paulo Freire
Fonte: tecnology news
Caso:Encefalomielite Aguda Disseminada ADEM 
Sistema Nervoso 
Fonte: Depositphotos
Encefalomielite Aguda Disseminada
(ADEM)
A substância branca se refere a um conjunto de células com funções de apoio, sustentação, isolamento elétrico ou nutrição dos neurônios e gânglios. 
Consiste principalmente de células gliais e axônios mielíticos. 
Um homem de 20 anos de idade tem por volta de 176.000 km de axônios mielíticos em seu cérebro.
A encefalomielite aguda disseminada (ADEM) é uma doença rara;
Sistema Nervoso Central; 
Doença inflamatória desmielinizante, exclusivamente a substância branca; 
Autolimitada e monofásica;
O pico de incidência ocorre em idade pediátrica, entre 5 a 8 anos. 
 Casos em adultos; 
Epidemiologia: 8 por 1.000.000 crianças/ano;
Etiologia: ¾ dos casos é pós-infeciosa ou pós-vacinal, envolvendo uma resposta autoimune contra a mielina;
 Idiopática.
Fonte: tucal
Diagnóstico 
História (antecedentes de infecçãao e imunização – até 6 semanas antes);
Exame fisico e neurológico;
Sorologias;
Tomografia computadorizada;
Ressonância Nuclear Magnética: geralmente apresenta lesões assimétricas da substância branca no encéfalo e medula espinhal. 
baseia-se em critérios clínicos e imagiológicos.
Tratamento: Inclui corticoterapia (CT) em altas doses, imunogobulina (IG) e plasmaferese.
A remissão completa ocorre em 50 a 80% dos doentes ao fim de algumas semanas a meses;
Estão descritos casos de recidiva aos dois anos em cerca de 10 a 30% dos doentes.
Inicialmente, a ADEM pode ser confundida com a esclerose múltipla, pois os sintomas e as lesões na substância branca observadas em exames de imagem são semelhantes nas duas doenças. É necessário fazer o diagnóstico diferencial.
Fonte: slideplayer
Glossário 
AMIGDALITE: É o processo inflamatório infeccioso localizado geralmente nas amígdalas palatinas, eventualmente na amígdala lingual. É comum, no entanto, que a inflamação se estenda a toda a mucosa da bucofaringe, tomando, então, a denominação de angina.
Fonte: corpo, mente saúde
ASPECTO DESMIELINIZANTE: Desmielinização é a perda da bainha de mielina, que é uma capa espiral de natureza predominantemente lipídica, isolante, que reveste os axônios que são formações cilíndricas que se estende como um tubo sinuoso através do tecido nervoso até atingir a célula a ser atividada pelo estímulo nervoso. A função da bainha de mielina é sobretudo permitir que o estímulo elétrico que sai do corpo da célula nervosa chegue mais rapidamente ao local que deve ser estimulado, a semelhança dos fios elétricos que utilizamos no nosso dia a dia.
Fonte: UOL
CEFALEIA HOLOCRANIANA: A cefaleia, sensação dolorosa percebida pelo paciente em uma região que vai dos supercílios até a base de implantação dos cabelos na nuca, constitui-se em uma das mais frequentes queixas nas consultas médicas. A cefaleia holocraniana é aquela que é sentida em toda a extensão da cabeça.
Fonte: clínicas caio
CÓRTEX FRONTOPARIETAL: O córtex cerebral corresponde à camada mais externa do cérebro dos vertebrados, sendo rico em neurônios e o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto. O córtex é dividido em lobos. O lobo frontoparietal é a região em que se une os lobos frontal e parietal. 
Fonte: elservier 
No lobo frontal, localizado na parte da frente do cérebro (testa), acontece o planejamento de ações e movimento, bem como o pensamento abstrato. Na região superior do cérebro temos os lobos parietais, constituídos por duas subdivisões, a anterior e a posterior. O lobo parietal integra informação sensorial entre várias modalidades, incluindo o sentido espacial e a navegação (propriocepção), a principal área receptiva sensorial para o senso de toque (mecanorrecepção). 
Fonte: ava 360
CÓRTEX TEMPORAL: Lobo temporal é a estrutura responsável pelo gerenciamento da memória. Fica localizado na parte lateral do cérebro. Os lobos temporais estão localizados na zona por cima das orelhas, tendo como principal função processar os estímulos auditivos.
Fonte: saúde e fitness
HIPORREFLEXIA PROFUNDA BILATERAL: A hiporreflexia ou reflexo diminuído é uma alteração dos reflexos miotáticos fásicos. No caso da bilateral, os dois lados do corpo são acometidos. Os reflexos miotáticos fásicos são provocados pelo súbito estiramento de um músculo, através da percussão com um martelo de percussão de borracha, de seu tendão ou de uma parte do membro onde este se insere. A assimetria nas respostas desse reflexo tem grande importância porque reflete anormalidade neurológica, precisando ser bem analisada conjuntamente com os outros elementos semióticos. A hiporreflexia é encontrada comumente nas lesões que interrompem o arco reflexo (poliomielite, polineuropatia periférica, miopatia).
Fonte: wikipédia
MARCHA ATÁXICA: Quando há lesão cerebelar, o paciente aumenta a base de sustentação para poder ficar de pé, já que muitas vezes é até impossível esta posição. Pode haver oscilações para os lados e tendência a quedas (ziguezague). É difícil a marcha em linha reta, pois há desvio de marcha para o lado do hemisfério lesionado, e o enfermo, tentando compensar este erro, desvia para o lado oposto. A marcha é insegura, e os passos desordenados, o paciente caminha com as pernas afastadas uma da outra, levantando-as em excesso para em seguida projeta-las com energia no solo, tocando-o com o calcanhar. Também é chamada de marcha ebriosa.
Fonte: natural health news
Quando uma pessoa está com dificuldades na coordenação, apresentando problemas musculares, ela pode está com Ataxia. A região cerebral responsável por harmonizar os diferentes tipos de grupos musculares é o Cerebelo. Se essa área for de alguma maneira afetada, consequentemente, o indivíduo fica incapacitado de realiza tarefas comuns.
NISTAGMO HORIZONTAL: Nistagmo são movimentos repetitivos rítmicos dos olhos e involuntários. Ele pode ser caracterizado por sua frequência (rápido ou lento), pela amplitude (amplo ou estreito), pela direção (horizontal, vertical, rotacional) e pelo tipo de movimento (pendular, jerk). No nistagmo horizontal os olhos se movimentam de um lado para o outro.
Fonte: ICR
SEQUÊNCIAS T2 E FLAIR: As imagens da RM são geradas pela determinação de duas formas de relaxamento dos prótons, denominadas Tl e T2. Daí o nome das principais sequências da RM: sequências Tl e T2. O relaxamento T2 representa a velocidade da perda de coerência fásica entre os prótons ressoantes. Quando da realização de um exame de RM, os parâmetros são manipulados para realçar o relaxamento Tl ou T2. 
T1 – excelente detalhamento anatômico
T2 – reprodução fiel das condições patológicas.
Fonte: slideshare
Além disso, é possível adicionar às sequências de RM técnicas adicionais que ajudam na avaliação das lesões, como supressão de líquor (FLAIR), entre outros. A sequência FLAIR é utilizada para suprimir o sinal intenso do líquido cefalorraquidiano (LCR) na ponderação T2, dessa forma, as lesões parenquimatosas hiperitensas são vistas com mais clareza. FLAIR é uma das sequência mais sensíveis e úteis no dia-a-dia.
Fonte: youtube
SUBSTÂNCIA BRANCA CEREBELAR: Se fizermos um corte coronal no cérebro observaremos que abaixo do córtex temos o chamado centro branco medular do cérebro, e como o próprio nome já diz, é composto de substância branca, ou seja, é nesta região que estão dispostos os axônios dos neurônios que atravessam o cérebro. Sendo assim, o cérebro tem uma casca chamada CÓRTEX e um miolo denominado CENTRO BRANCO MEDULAR.
Fonte: ebah
Leitura do caso 
Encefalomielite
Aguda Disseminada (ADEM)
Criança, 9 anos, sexo feminino, há alguns dias iniciou quadro de vômitos diários sem outros sintomas associados, sendo levada pela mãe ao pediatra.
Na consulta, foi feito o diagnóstico de amigdalite e iniciada antibioticoterapia oral.
Duas semanas após, os vômitos persistiram associados a visão turva, cefaleia holocraniana, convulsão, irritabilidade e marcha atáxica.
Encaminhada a um serviço de emergência, apresentava-se afebril, desorientada, atáxica; observou-se a presença de nistagmo horizontal e hiporreflexia profunda bilateral.
Solicitada ressonância magnética (RM) de crânio, observaram-se nas sequências T2 e FLAIR múltiplas lesões hiperintensas da substância branca cerebelar; córtex frontoparietal, córtex temporal e medula cervical, todas com aspecto desmielinizante, mesmo tempo de evolução e com realce pelo contraste.
Encefalomielite Aguda Disseminada
(ADEM)
Referências: 
ACTA MÉDICA. Reflexos tendinosos ou profundos. Disponível em: <http://www.actamedica.org.br/noticia.asp?codigo=431> Acesso em: 26 nov. 2017.
CENTRAL DA FONOAUDIOLOGIA. O que é Disartria Atáxica. Disponível em: <http://www.centraldafonoaudiologia.com.br/dicas-de-saude/o-que-e-disartria-ataxica> Acesso em: 27 nov. 2017.
ESPAÇO DA RADIOLOGIA . Sequências. Disponível em: <http://leonardoflor.blogspot.com.br/2011/10/sequencias.html> Acesso em: 27 nov. 2017.
INFOESCOLA. Encefalomielite Disseminada Aguda Disponível em: <https://www.infoescola.com/doencas/encefalomielite-disseminada-aguda/> Acesso em: 26 nov. 2017.
MEDICINA GERIATRICA. Desmielinização. Disponível em: <http://www.medicinageriatrica.com.br/tag/desmielinizacao/> Acesso em: 27 nov. 2017.
Semiologia Médica - Celmo Celeno Porto - 7ª Edição. 2013. Editora Guanabara Koogan. p. 237; 304; 1204; 1231 e 1257.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando