Buscar

ATIVIDADE PRÉVIA CONCESSÕES E PPP's

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS
SANTA CATARINA – TURMA 2
ATIVIDADE PRÉVIA 
	Participante:
	 Carla Veronica Nolasco Moreno de Lima – Gestao de Negócios – T.24
	Disciplina:
	 Concessões e Parcerias-Público Privadas no setor de Transporte
	Professor:
	 Ramon Victor Cesar
	Data de entrega:
	 3 dias antes do início da disciplina
A Atividade Prévia, realizada antes do início da disciplina, proporciona o contato com o conteúdo básico para acompanhamento das aulas. Tem o objetivo de nivelar o conhecimento necessário à participação de todos. Portanto, trata-se de uma atividade estratégica para potencializar o seu aproveitamento na disciplina.
ORIENTAÇÕES 
A Atividade Prévia é INDIVIDUAL, COM CONSULTA.
A Atividade Prévia tem o valor de 12 pontos. 
Critério de distribuição de pontos:
Até 100% dos pontos para atividade entregue no prazo determinado.
Esta atividade deverá ser entregue via site preferencialmente usando fonte de tamanho 12 e espaço entre linhas 1,5. Não sendo necessária a impressão (FDC comprometida com a Sustentabilidade).
TAREFA
Leia e reflita sobre o artigo anexo: Contratos administrativos de longo prazo: a lógica de seu equilíbrio econômico-financeiro, de autoria de Egon Bockmann MOREIRA.
Em seguida, responda às seguintes questões:
Por que pode-se dizer que um contrato de concessão de obra e/ou prestação de serviço público corresponde a um projeto de investimento de longo prazo (ou de longa maturação)? O que caracteriza um projeto de investimento de longa maturação?
O estimado de tempo é o que corresponde ao chamado longo prazo. O tempo que se leva para o investidor obter ganhos a partir dos seus investimentos. “Os aportes de recursos privados não são objeto de resgate imediato (o lucro não é realizado em curto prazo), mas arcados pela receita tarifária paga ao longo de 10, 20 ou 35 anos.” “o investidor demora bastante tempo para realizar os ganhos.”
Segundo o autor do artigo, nos contratos de concessão o conceito de equilíbrio econômico-financeiro “não se dirige ao poder concedente nem ao concessionário, mas sim à adequada execução das obras e prestação do serviço contratado”. Você está de acordo com o autor? Justifique sua opinião! 
Partindo do pressuposta que equilíbrio econômico-financeiro é vista como “a posição estável do projeto concessionário no que respeita à administração de seus recursos materiais (economia) e ao capital disponível para tanto (finanças) ”. Trata-se de um sistema que - harmonizando os interesses envolvidos e equacionando a dinâmica entre custos/obrigações e receitas/direitos (financeiros e econômicos, monetários ou não) – representa, ao tempo da celebração do contrato, adequada escolha para as partes e que, uma vez fixado, deve ser preservado.
O tema é de extrema complexidade, uma vez que há muitos pontos a serem trabalhados e bem amarrados numa negociação de logo prazo. No entanto, com um mercado altamente volátil em que há interferências internas e externas é muito importante que haja adequações à medida que avançam o projeto. Na minha opinião se não houver um equilíbrio entre as partes não há um contrato equilibrado e justo. No entanto ainda que o desequilíbrio exista garantir a execução do projeto deve ser um compromisso, além de cumprir o que é legal e, portanto, deve se executar já que interferirá na pessoa fim que é o cidadão.
| 2 |

Outros materiais