Buscar

AV Didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV DIDÁTICA
1a Questão (Ref.: 724897)	Pontos: 1,5 / 1,5
Os professores são remunerados de acordo com as horas de aula que realizam. Como, geralmente, a remuneração por aula é muito baixa, os professores trabalham em diferentes turmas e instituições, ocasionando consequências negativas para o processo de aprendizagem. Que consequências podem ser essas?
Resposta: A dificuldade de interação com seus alunos, conhecer o universo de cada um deles requer mais tempo de convívio com eles. Em virtude de essa remuneração ser muito baixa, os professores se veem obrigados a exercer suas funções em vários horários e complementar essa renda o que acaba sendo um problema relevante quando buscamos uma educação construtiva, evolutiva, constante, emancipadora e para isso o professor necessita certa qualidade de tempo e de condições para detectar de cada um deles, suas dificuldades. Como construir um currículo adequado para cada um de nossos alunos quando o tempo decorrente é insuficiente, corrido, atribulado e estressante? Na maioria das vezes devido a baixa remuneração, um professor sai apressadamente de uma escola à outra em vários turnos e horários, o que ocasiona muitas vezes um currículo mal detectado e consequentemente mal elaborado.
Gabarito: o fato de trabalhar em diversas instituições de ensino pode fazer com que o professor não personalize o ensino, não aprofunde o conhecimento sobre a realidade escolar, tendo pouco tempo hábil para diagnosticar os problemas da escola e conhecer a comunidade escolar. Além disso, dificulta o estabelecimento de vínculos com seus pares, de modo que poderá ocorrer um isolamento de práticas e projetos educativos.
2a Questão (Ref.: 729829)	Pontos: 1,0 / 1,5
Todo projeto educativo, de trabalho deve ser objeto de reflexão por parte do professor. A realidade em que o professor está inserido deve ser o seu objeto de estudos; cabendo ao docente exercitar a práxis, que significa agir, refletir sobre as suas próprias ações à luz das teorias e apresentar a sua própria resposta sobre como ser professor. Nesse caso, podemos dizer que se trata de um professor pesquisador ou empiricista? Justifique sua resposta:
Resposta: Um professor pesquisador e ao mesmo tempo empirista. Ele atribui para si a significação de se esclarecer através de pesquisas. Ao mesmo tempo que usa a pesquisa com forma de se entender, de esclarecer sua realidade se aprofundando teoricamente acerca dos fatos ele também manifesta as suas ações próprias, interiores como quando cita, "próprias ações à luz das teorias". Acredito que o processo de ser um professor pesquisador esclarece e leva a ser também um professor empirista. A pesquisa o torna ciente de suas teorias para melhor esclarecê-lo em como agir, que práticas adotar enquanto o lado empirista o faz um professor reflexivo e consciente de que munido de suas pesquisas teóricas ele também estará apto a tomar suas próprias atitudes, reflexões próprias. A inspiração de muitos teóricos contribui e muito para a formação de um professor como também o levar através dessas concepções tirarem as suas próprias. Pesquisa x Empirismo
Gabarito: O professor é pesquisador porque não se baseia apenas na experiência, ele toma como referência os modelos teóricos para compreender a prática que, por sua vez, lhe permite (re) pensar as teorias, ou seja, o professor dialoga com ambas as lógicas: teoria e prática e resgata a sua condição de professor autônomo.
3a Questão (Ref.: 615637)	Pontos: 0,5 / 0,5
A partir da década de 60 a didática começa a tomar outros rumos; a Didática de caráter exclusivamente instrumental foi alterada para uma "Didática Fundamental", que assumisse a multidimensionalidade do processo de ensino aprendizagem e colocasse a articulação entre as dimensões técnica, humana e política, no centro configurador de sua temática (CANDAU, 1991). Isso significa dizer que o professor que respalda a prática na perspectiva da didática fundamental está comprometido com:
 o apriorismo e determinismo técnico a transformação de realidades sociais
o desenvolvimento moral e intelectual do aluno o ajustamento do indivíduo ao sistema
 a manutenção da estrutura social vigente
Gabarito Comentado.
4a Questão (Ref.: 172955)	Pontos: 0,5 / 0,5
A Pedagogia Tradicional surge no momento de consolidação do capitalismo, tendo como objetivo transmitir o conhecimento como verdade absoluta, cabendo ao aluno a memorização. O professor é tido como uma figura de autoridade, centro dos processos pedagógicos. A disciplina é utilizada como mecanismo de controle e garantia de que o conhecimento seja conseguido independente do interesse do aluno. Diante do exposto, podemos dizer que o professor:
25/11/2015
BDQ 
Prova
http://simulado.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview.asp
2
/3
 Desmistifica o conteúdo a ser estudado Determina o conteúdo a ser estudado Problematiza o conteúdo a ser estudado
 Dialoga sobre o conteúdo a ser estudado Critica o conteúdo a ser estudado
Gabarito Comentado.
5a Questão (Ref.: 23011)	Pontos: 0,5 / 0,5
Aprendizagem significativa pode ser definida como um processo por meio do qual uma nova informação relaciona­se, de maneira substantiva e não arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura do conhecimento do indivíduo. Em outras palavras, os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui. Nesse sentido, é correto afirmar que a aprendizagem significativa pressupõe:
o envolvimento e o debruçar­se sobre o objeto de estudos. a memorização de conceitos.
 a assimilação passiva do conhecimento. o controle do meio.
 a reprodução mecânica do conhecimento
Gabarito Comentado.
6a Questão (Ref.: 172960)	Pontos: 0,5 / 0,5
O professor pesquisador ­ é aquele que toma como referência os modelos teóricos mas (re) significa­os a partir do lugar que ocupa na sociedade, atuando com autonomia, pensando no que faz e porque faz, apresentando as suas próprias respostas, porém, não respostas aleatórias, mas, respostas pensadas, refletidas, conscientes e fundamentadas ­ o aluno, por sua vez, será melhor preparado para autonomia, na medida em que a ele é oferecido espaço para a reflexão crítica, o questionamento e elaboração do pensamento. Nesse sentido, estamos preparando o aluno para:
 Garantir a manutenção do status quo Transformar a realidade social Aceitar a sociedade atual
 Constatar e observar fatos
 Reproduzir a estrutura social vigente
Gabarito Comentado. 
7a Questão (Ref.: 30779)	Pontos: 0,5 / 0,5
São tendências da Pedagogia progressista:
Libertadora, Libertária, Crítico­social dos conteúdos.
Tradicional, Renovada progressivista, Renovada não diretiva, Crítico­social dos conteúdos.
 Tradicional, Renovada progressivista, Renovada não diretiva, Tecnicista. Tradicional, Renovada progressista, Renovada não diretiva, Tecnicista. Libertadora, Libertária, Renovada progressivista, Renovada não diretiva.
Gabarito Comentado. 
8a Questão (Ref.: 615649)	Pontos: 0,5 / 0,5
A disciplinarização do conhecimento é a expressão da disciplinarização do mundo, efeito da divisão industrial do trabalho que exige altos níveis de segmentação/especialização. Corresponde também ao estatuto de cientificidade proposto pelo paradigma positivista, valorizando a delimitação precisa do objeto, o que reforça a especialização dos saberes. Nesse sentido, o currículo aponta aspectos como: a supervalorização do teórico sobre o prático; o predomínio dos conceitos sobre as experiências; a redução do que é científica aos seus formatos mais formais; a perda das visões globais e integradoras dos campos científicos. Quando o currículo é pautado nessa perspectiva, significa que o professor:
 Estabelece relações entre as ciências Parte de temas geradores
Transmite o conhecimentocomo verdade absoluta Contextualiza o ensino
 Trabalha dialeticamente a ciência
 Gabarito Comentado. 
9a Questão (Ref.: 698294)	Pontos: 1,0 / 1,0
Quando um professor leva seus alunos para o laboratório de ciências e os ensina a fazer um experimento, permitindo que eles coloquem a mão na massa, significa que o professor está adotando o método:
 da conscientização da criticidade
do aprender fazendo da problematização
 do questionamento
Gabarito Comentado. 
10a Questão (Ref.: 68700)	Pontos: 1,0 / 1,0
Quando nos referimos à didática como transmissão de ensino do professor para o aluno, estamos fundamentados no modelo?
 Dialético Linear Mediador
 Interativo Crítico
 Gabarito Comentado. 
Período de não visualização da prova: desde 12/11/2015 até 24/11/2015.

Outros materiais