Buscar

provas de microII 2017.1

Prévia do material em texto

P1
Comente a seguinte afirmação: as curvas de diferença utilizadas para relacionar a renda esperada [..] variabilidade da renda (desvio padrão), ou seja, valor do risco, possuem inclinação negativa.
Explique sucintamente as três formas que podem ser empregadas para reduzir o risco diante a incerteza.
Utilizando recursos algébricos, explique como se dá o processo e as condições de maximização do lucro para uma firma competitiva no curto prazo.
Verdadeiro ou falso
- Quando uma empresa produz abaixo do nivel de produção que maximiza o lucro,significa que o custo marginal é superior à receia m
arginal e,portanto, a empresa deve expandir a produção para que haja igualdade dessas airáveis. 
- qualquer nível de produção que esteja fora do ponto de máximo lucro da firma representa uma região de lucro reduzido ou perdido para a empresa no curto prazo <v>
- o encerramento das atividades de uma empresa acontece quando o preço de seu produto for menor que o custo econômico médio no nível de máximo lucro. <v>
- na presença de custos ficos irreversíveis ou irrecuperáveis, o nível mínimo do custo total médio define o inicio da curva de oferta da empresa competitiva no curto prazo<f>
- os pontos correspondentes ao nível de máximo lucro acontecem no segmento da curva de custo marginal com inclinação negativa, quando a receita marginal é superior ao custo marginal <f>
- quando o preço dos fatores de produção sofre alteração e modifica a curva de custo marginal, é necessário que a empresaencontre outro ponto para o produto, capaz de maximizar o lucro <v>
- no curto prazo, as curas de oferta da empresa competitiva possuem inclinação negativa. <f>
- quando se diz que a empresa obtém lucro econômico igual a zero, entende-se que a firma está operando de formaeficiente em seu processo produtivo, porém deve encerrar suas atividades. <f>
Represente graficamente e explique a escolha do nível de produção correspondente a maximização do lucro no longo prazopara uma empresa operando com lucro econômico positivo no curto prazo com livre entrada e saída de empresas. Suponha que os custos de produção permaneçam inalterados no longo prazo.
Defina graficamente a curva de ofertade longo prazo para uma empresa competitiva do setor de água mineral que apresenta custos decrescentes diante de um cenário comaumento na média disponível dos consumidores.
Sabe-seque certa firma que opera em um mercado perfeitamente competitivo tem o custo definido po CT: 2Q^2 +30Q+20 e a demanda de mercado correponde a Q:150- p/2, no longo prazo. A partir destas informações, responda:
Explique as suposições necessárias para que um mercado seja considerado perfeitamente competitivo.
Quais serão as funções para o custo marginal desta empresa?
Calcule o preço da quantidade que maximizam o lucro em concorrência perfeita
Calcule o valor do lucro máximo.
P2
Suponha que as curvas de demanda e de oferta para o mercado do óleo de soja refinado seja representada pelas seguintes funções, respectivamente, P=30-1,5Qd e Qo= 0,4P-2,4,sendo que P é o preço do recipiente de 5 litros e Q seja a quantidade em bilhões de litro. O governo define que o preço do óleo vai ser controlado e deetermina que o preço a ser cbrado no mercado deva ser igual a R$18,0. Calcule a demanda os ecedentes de consumidor e produtor; o excesso de demanda; pes morto ; e, mostre graficamente.
 Supondo que o governo intervém no mercado agrícola a fim de garantir renda utiliza da política de preços mínimos com suporte de preços, mostre, graficamente, e, explique a variação de excedentes do consumidor e do produtor, destacando a parcela que recai sobre o governo com essa política
a)qual o objetivo do governo quando estabelece tarifas sobre produtos importados?
b)mostre graficamente e explique detalhadamente o que acontece ao preço e à quantidade no mercado doméstico a quantidade importada do mercado externo, bem como aos excedentes do consumidor, bem estar da sociedade quando o governo tenta reduzir as importações impondo uma tarifa sobre um determinado bem.
Analise e comente as seguintes afirmativas a respeito da política de mínimos, quotas de produção e impostos.
Em virtude de o preço estipulado na política de preços mínimos sem suporte de preços ser menor que o preço de equilíbrio de mercado, o consumidor perderá excedente associado à escassez de produtos disponíveis no mercado.
O estabelecimento de quotas de produção, limitando a área de plantio ao modiicar a curva de oferta de mercadoria, induz o preço para um nível abaixo do equilíbrio de mercado e eleva o bem estar da sociedade.
A lei do salário mínimo, ao estabelecer um nível de salário acima do que prevaleceria no livre mercado, melhora a situação dos trabalhadores assalariados e explica a questão do desemprego.
A parcela da carga fiscal da política de implementação de impostos recai principalmente sobre os consumidores se o valor de Ed/Eo for alto e sobre os vendedores se o valor de Ed/Eo for baixo.
P3
Um monopolista tem, hipoteticamente, uma curva de demanda inversa dada por p = 80-2Q e uma curva de custo dada por CT= 20Q+3Q^2, sendo , a quantidade produzida e P, o nível de preço.
Explique as principais fontespara existência do poder do monopóio
Quais serão os níveis de produção capazes de maximizar o lucro do monopolista?
Calcule o valor do lucro máximo para este equilibrio.
Suponha que o governo decida taxar o monopolista de modo que, para cada unidade vendida precise pagar $10 unidades monetárias ao governo. Determine o nível de produção e o preco capazes de maximizar os lucros do monoolista neste novo cenário. Qual foi o novo valor do lucro obtio pela empresa
Graficamente, compare o mercado em concorrência erfeita e o mercado monopolista destacando pontos de equilíbrio, as variações nos excedentes e a perda bruta resultante da estrutura monopolista.
Demontre e explique o que representa a regra pr´tica para a determinação de preço do mercado monopolista. Conceitue o poder de monopólio e mostre como pode ser calculado? O que bem produzido apresentar demanda cada vez mais nelástica?
O emprego de professores pelas principais universidades poderia ser caracterizado como um monopolio, ou seja, as universidades seriam as únicas compradoras desse tipo de mão de obra. Suponha que o valor para as universidades na contratação de professores seja dado por V (n) = 30.000n – 125n^2 em que n é o numero de professores contratados . O salário pago pelauniversidade por professor,é dado por W = 10000+75n.
Explique as principais fontes para a existência do poder do monopsônio.
Na medida em que a univeridade segue contratando professores, como se estabelece o p[..] alcançará o máximo de benefício? Explique com recursos gráficos e algébricos.
Considerando qua a universaidade tira proveito de sua posição monopolista, quantos professores contrataria e qual o valor do salario que eles receberiam?
Por outro lado, seas universidades se defrontassem com uma oferta infinita de professores o salário anual de W= $10000, quantos professores contratariam/
Aponte a ideia básica por trás das estratégias de discriminação de preços. Supondo que possa praticar discriminação total de preços de primeiro grau na venda de um determinado produto represente graficamente, destacando o níve de preços a ser cobrado e a expansão do lucro dessa empresa.
Represente graficamente o equilibro de m do mercado monopolista retratado na questão1 com o preçoe quantidade de equilíbrio supondo-se que a firma opera em concorrência perfeita com variações de excedentes do consumidor e produtor e a perda bruta neste cenário hipotético.

Continue navegando