Buscar

SONHOS ROUBADOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SONHOS ROUBADOS
Filme de Eliane Trindade, relata três amigas inseparáveis que vivem na favela buscando a realização pessoal de cada uma, sonhos inatingíveis, mas já mais esquecidos apesar das dificuldades, e de serem usuárias de maconha, fruto do meio que vivem. Jéssica (Nanda Costa) de dezessete anos de idade é uma das três, mãe solteira, de uma menininha de nome Britines, sua vida esta direcionada a sua filha, seu avô Horácio (Nelson Xavier) possui uma oficina de bicicletas de onde tiara seu sustento ao meio da favela, é quem lhe educou e criou-lhe. Para ganhar mais dinheiro as três amigas começam a se prostituir sendo que Jéssica começa a ter um relacionamento com um presidiário de nome Ricardo o qual indica seu advogado para ajudar Jéssica a ter aguarda de sua filha a qual é impedida de ver sua filha pela ex-sogra. No meio de todo o desenrolar de sua vida promiscua, ao prostituir-se foi violentada por dois moradores da favela. Já sua amiga a mais nova de nome Daiane (Amanda Diniz) de quatorze anos de idade mora com seu tio e sua tia desde bebê, buscando aproximar de seu pai um serralheiro, que lhe ignora, menosprezando-a. Daiane é abusada pelo tio, que aparentemente com o consentimento de sua tia que finge não saber da tamanha atrocidade ocorrida de baixo do mesmo teto, mas Diane ao furtar um vidro de shampoo de um salão de beleza acaba encontrando na vitima de seu delito uma amiga, Dolores (Marieta Severo) uma cabelereira que percebe naquele ato da menina um pedido mudo, mas visível de socorro, ela ajuda Diane a denunciar seu tio na policia, sendo preso, o qual gerou uma indignação se sua tia, a expulsou de casa. E a ultima não menos importante nesta historia das três amigas Sabrina (Kika Farias) também excluída da sociedade pela falta de oportunidades sofre com suas atitudes impensadas, ficando gravida de seu namorado que ao saber de sua gravidez oferece dinheiro para abortar, atirando em cima da cama o dinheiro, resolve ter a criança e começa a se prostituir para sustentar seu bebe. No frigir dos ovos, a vida foi acomodando a própria vida de cada uma delas Jéssica conseguiu um emprego, Diane foi morar com Dolores a cabelereira, e Sabrina, Sabrina seguiu sendo uma das três amigas inseparáveis más na labuta da prostituição, pois a vida, é a vida.
O que notamos nesse filme é a falta de oportunidades que essas jovens sofrem as famílias desestruturadas, pobreza, prostituição, abuso sexual, meio social, gravidez na adolescência e drogas.
Por não encontrarem na família apoio para crescerem com dignidade, desde muito cedo tem que ajudar no sustento da família e de maneira mais rápida encontram a prostituição acompanhada de drogas como solução. A prostituição infantil acontece em ambientes de extrema pobreza e estão nitidamente vinculadas a desestruturação da família e decorrentes da miséria e da fome e elas vêm na rua a única chance de sobreviver. Na maioria das vezes essas meninas são abusadas dentro de casa. Sabemos que a prostituição no Brasil ainda é uma realidade, mas houveram alguns avanços para combater como o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência sexual Infanto-juvenil em 2000, O Dia Nacional de Combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil, criação de um Protocolo Facultativo Para a Convenção Sobre Os Direitos da Criança. 
Podemos dizer que o posicionamento do estado no enfrentamento da questão social não estão sendo levados a sério, o estado precisa pensar no cuidado com o menor e adolescente, mas precisamos refletir apenas sobre a função do estado mas também o papel da sociedade sobre seus valores e percepção da violência de modo geral.

Outros materiais