Buscar

9º semana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

9º semana
	O objetivo da solução geral do adensamento é determinar, em qualquer instante e em qualquer posição da camada que está adensando, o grau de adensamento.
Sobre o grau de adensamento, podemos afirmar que:Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.
	
	
	Pode-se dizer que o grau de adensamento é igual ao grau de dissipação da poropressão, ou seja, a relação entre a poropressão dissipada até o instante t e a poropressão total provocada pelo carregamento e que vai se dissipar durante o adensamento.
	Sendo:
P a carga concentrada
z a distância do ponto de aplicação até o ponto de interesse
r a distância em superfície do ponto de aplicação P até o ponto de interesse
Note-se que nessa equação, mantida a relação r/z, a tensão é inversamente proporcional ao quadrado da profundidade do ponto considerado. Na vertical abaixo do ponto de aplicação da carga, onde r=0, as pressões serão:
Se traçarmos um gráfico da profundidade (eixo z) versus a tensão (eixo x), o gráfico resultante será como a Figura a seguir (b).
Figura 4 - Distribuição de Tensões de acordo com a profundidade (a), tensões na vertical abaixo do ponto da carga (b) e bulbo de tensões (c)
De acordo com a figura e as informações acima; sobre as distribuições de tensões de acordo com a profundidade podemos concluir que:
Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.
	
	
	Na medida que ocorre o distanciamento horizontal do ponto de aplicação de P (aumento de r) ocorre uma diminuição da intensidade das tensões até um certo ponto onde P não exercerá mais influência.

Outros materiais