Buscar

Aula 11

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
DIREITO EMPRESARIAL IV
FALÊNCIA. RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL
(LEI nº 11.101/05)
*
AULA 11. EFEITOS DA SENTENÇA DE DECRETAÇÃO DA FALÊNCIA
1. ...em relação ao falido
2. ...em relação aos bens do falido
3. ...em relação aos credores do falido
4. ...em relação aos contratos do falido
5. Administrador Judicial – atribuições na falência
		
	
*
*
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
	- conforme já estudamos, a sentença que decreta a falência do devedor tem natureza CONSTITUTIVA, uma vez que o constitui em estado falimentar e inicia o processo de execução concursal de seus bens;
	- assim, decretada a falência se instaura um novo regime jurídico aplicável ao devedor, que repercutirá em toda a sua esfera jurídica e patrimonial.
	 		
*
*
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
	- a falência produz efeitos, pois...
 		 quanto à pessoa do falido;
		 quanto aos seus bens;
		 quanto aos seus contratos; e 
		 quanto aos seus credores.
*
*
1. EFEITOS DA SENTENÇA DE DECRETAÇÃO DA FALÊNCIA EM RELAÇÃO AO FALIDO.
	a) dissolução da sociedade: com a decretação da falência haverá o encerramento da atividade empresarial e a consequente liquidação do patrimônio social para o posterior pagamento dos credores.
		- ocorre que a falência não atinge apenas a pessoa jurídica, pois os sócios também são atingidos, variando os efeitos a depender do tipo societário e da função que eles exerciam na sociedade.
	 		
*
*
- tratando-se de sociedade em que a responsabilidade dos sócios é ilimitada, prevê o art. 81 da LF que a decretação da falência da sociedade também acarreta a decretação da falência dos sócios.
	Art. 81. A decisão que decreta a falência da sociedade com sócios ilimitadamente responsáveis também acarreta a falência destes, que ficam sujeitos aos mesmos efeitos jurídicos produzidos em relação à sociedade falida e, por isso, deverão ser citados para apresentar contestação, se assim o desejarem.
Ex: Sociedade em Nome Coletivo (art. 1.039, CC) e Sociedade em Comum (art. 990, CC)
 
*
*
	- a repercussão da falência nesse caso é tão relevante que a lei determina que os sócios devem também ser citados para que possam se defender;
	- além disso, a lei ainda determina que o sócio que tenha se retirado ou sido excluído da sociedade há menos de 2 (dois) anos ficam sujeitos às regras do art. 81. (§ 1º)		
*
*
	
- por outro lado, tratando-se de sociedade em que os sócios respondem de forma limitada, em princípio não se submetem aos efeitos da falência, uma vez que quem faliu foi a sociedade – pessoa jurídica com existência e patrimônio distintos da pessoa dos sócios;
- não obstante, caberá ao juízo da falência apurar eventual responsabilidade pessoal dos sócios (art. 82), com prazo prescricional de 2 (dois) anos (§ 1º)
*
*
Art. 82. A responsabilidade pessoal dos sócios de responsabilidade limitada, dos controladores e dos administradores da sociedade falida, estabelecida nas respectivas leis, será apurada no próprio juízo da falência, independentemente da realização do ativo e da prova da sua insuficiência para cobrir o passivo, observado o procedimento ordinário previsto no Código de Processo Civil.
*
*
Sobre esse assunto, vejamos o Enunciado 48 da I Jornada de Direito Comercial do CJF:
	“A apuração da responsabilidade pessoal dos sócios, controladores e administradores feita independentemente da realização do ativo e da prova da sua insuficiência para cobrir o passivo, prevista no art. 82 da Lei n. 11.101/2005, não se refere aos casos de desconsideração da personalidade jurídica”.
	- segundo esse entendimento, o juízo da falência poderia determinar a desconsideração da personalidade jurídica da sociedade falida nos próprios autos do processo falimentar, sem necessidade de ação autônoma.
*
*
Enunciado 49. Os deveres impostos pela Lei n. 11.101/2005 ao falido, sociedade limitada, recaem apenas sobre os administradores, não sendo cabível nenhuma restrição à pessoa dos sócios não administradores.
	- esses deveres são os dispostos no art. 104, LF
	Art. 104. A decretação da falência impõe ao falido os seguintes deveres:
*
*
b) inabilitação empresarial: prevista no art. 102, LF, impede o devedor de exercer qualquer atividade empresarial até que suas obrigações sejam consideradas extintas por sentença transitada em julgado.
- ressalte-se que essa inabilitação é automática, iniciando-se com a decretação da falência e terminando com a sentença de encerramento do processo falimentar (art.156). 
*
*
Art. 102. O falido fica inabilitado para exercer qualquer atividade empresarial a partir da decretação da falência e até a sentença que extingue suas obrigações, respeitado o disposto no § 1o do art. 181 desta Lei. (trata dos efeitos da condenação, em caso de crime falimentar – inabilitação cessa após 5 anos)
*
*
c) deveres específicos do falido: previstos no art. 104, LF.
Art. 104. A decretação da falência impõe ao falido os seguintes deveres:
- a lei impõe diversos deveres; se não forem cumpridos poderá levar o devedor a ser responsabilizado por crime de desobediência (§ único).
Parágrafo único. Faltando ao cumprimento de quaisquer dos deveres que esta Lei lhe impõe, após intimado pelo juiz a fazê-lo, responderá o falido por crime de desobediência.
	
*
*
	2. EFEITOS DA SENTENÇA DE DECRETAÇÃO DA FALÊNCIA EM RELAÇÃO AOS BENS DO FALIDO.
	- perda do direito de administração dos seus bens e da disponibilidade sobre eles;
	- é uma consequência imediata à falência;
	- prevista no art.103, LF.
*
*
	
Art. 103. Desde a decretação da falência ou do sequestro, o devedor perde o direito de administrar os seus bens ou deles dispor.
PORÉM...
	o falido poderá fiscalizar a administração da falência, requerer as providências necessárias para a conservação de seus direitos ou dos bens arrecadados e intervir nos processos em que a massa falida seja parte ou interessada, requerendo o que for de direito e interpondo os recursos cabíveis (§ único).
*
*
	
	- afinal, caso a falência não esteja sendo bem administrada, não são apenas os credores que serão prejudicados, mas também o próprio devedor;
	- o objetivo é que suas dívidas sejam rapidamente honradas para que possa pleitear a extinção de suas obrigações e voltar a exercer a atividade empresarial;
	- esse efeito não é o mesmo que perder a propriedade sobre os bens, o qual somente ocorrerá quando for procedida a liquidação judicial para a satisfação dos credores.
*
*
	
	- é importante ressaltar que a Lei 11.101/05 trouxe novidades a respeito da alienação do ativo do falido:
a) possibilidade de venda dos bens da massa antes mesmo da formação do quadro geral de credores (art. 140, § 1º);
b) ordem de preferência na realização do ativo - intenção do legislador em preservar o ativo produtivo da massa, (art. 140, caput). Ex: venda dos estabelecimentos em bloco.
*
*
	- a alienação em bloco permite ao comprador continuar o processo produtivo antes desenvolvido pelo falido.
	- além disso, o inciso II do art. 141 previu que o objeto da alienação estará livre de qualquer ônus e não haverá sucessão do arrematante nas obrigações do devedor...
		relativas às obrigações de natureza tributária;
		derivadas da legislação do trabalho;
		decorrentes de acidente de trabalho. 
*
*
Contudo...
esse dispositivo não se aplica quando o arrematante for: (exceções)
 - sócio da sociedade falida ou sociedade controlada pelo falido;
- parente, em linha reta ou colateral até o quarto grau, consanguíneo ou afim do falido ou do sócio da sociedade falida;
- identificado como agente do falido, com o objetivo de fraudar a sucessão.
*
*
	- os empregados do devedor que forem contratados pelo arrematante, serão admitidos mediante novos contratos de trabalho;
	- além disso, o comprador não responderá por obrigações decorrentes
do contrato anterior (art. 141, § 2º);
	- esses dispositivos tendem a gerar excelentes oportunidades de negócios aos que pretenderem adquirir ativos de empresas falidas. 
*
*
Foram previstas 3 (três) modalidades para alienação do ativo:
a) Leilão por lances orais;
b) Propostas fechadas
c) Pregão
	- em qualquer modalidade de alienação o MP será intimado pessoalmente, sob pena de nulidade (art. 142, § 7º). 
*
*
3. EFEITOS DA SENTENÇA DE DECRETAÇÃO DA FALÊNCIA EM RELAÇÃO AOS CREDORES DO FALIDO.
- o principal objetivo do processo falimentar é a reunião de todos os credores do devedor e de todos os seus bens, para que, vendidos estes, sejam pagos aqueles, na ordem de preferência de seus respectivos créditos;
- Massa falida objetiva: é a arrecadação dos bens;
- Massa falida subjetiva: é a reunião dos credores, os quais deverão habilitar seus créditos de acordo com o art. 7º, § 1º).
*
*
Art. 7º, § 1o Publicado o edital previsto no art. 52, § 1o, ou no parágrafo único do art. 99 desta Lei, os credores terão o prazo de 15 (quinze) dias para apresentar ao administrador judicial suas habilitações ou suas divergências quanto aos créditos relacionados. (massa falida subjetiva)
*
*
Sobre os direitos dos credores advindos da sentença de decretação da falência, podemos visualizar 3 (três) efeitos imediatos:
a) Instauração do juízo universal da falência – o qual atrairá para si (quase) todas as ações que envolvam o devedor falido - art. 3º.
- será competente o juiz do local em que se situa o estabelecimento de maior volume de negócios do devedor.
	
	
*
*
OBS: O STJ já decidiu que a expressão “principal estabelecimento” pode significar: (decisões anteriores à Lei nº 11.101/05), mas que continuam em vigor.
- o centro vital das principais atividades do devedor;
- local onde o devedor mantém suas atividades e seu principal estabelecimento;
- local onde a atividade se mantém centralizada. 	
*
*
Nesse sentido, vejamos o Enunciado 465, do CJF:
“Para fins do Direito Falimentar, o local do principal estabelecimento é aquele de onde partem as decisões empresariais, e não necessariamente a sede indicada no registro público”.
*
*
EXCEÇÕES AO JUÍZO UNIVERSAL DA FALÊNCIA:
ações não reguladas nesta lei em que o falido figurar como autor ou litisconsorte ativo (art. 76);
ações que demandam quantia ilíquida (art. 6º, § 1º);
causas trabalhistas (art. 76);
causas fiscais (art. 76); 
ações em que for parte a União ou entidade federal (art. 109, I, CF/88).
As questões que envolvam essas matérias terão sequência normal nos respectivos juízos, para somente depois de concluídas atingirem a massa falida. 
*
*
b) Suspensão da prescrição e das ações e execuções contra o devedor falido:
- no mesmo sentido da regra do art. 76 da LF, que estabelece a formação do juízo universal da falência, temos a regra do art. 6º, com as exceções já estudadas.
Art. 6o A decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial suspende o curso da prescrição e de todas as ações e execuções em face do devedor, inclusive aquelas dos credores particulares do sócio solidário. 
*
*
c) Vencimento antecipado da dívida – esta consequência visa à equalização dos créditos, conforme prescreve o art. 77.
Art. 77. A decretação da falência determina o vencimento antecipado das dívidas do devedor e dos sócios ilimitada e solidariamente responsáveis, com o abatimento proporcional dos juros, e converte todos os créditos em moeda estrangeira para a moeda do País, pelo câmbio do dia da decisão judicial, para todos os efeitos desta Lei.
- isso não quer dizer que o credor vá receber seu direito naquela data. 
*
*
4. EFEITOS DA SENTENÇA DE DECRETAÇÃO DA FALÊNCIA EM RELAÇÃO AOS CONTRATOS DO FALIDO.
	- uma consequência do poder constitutivo da sentença é a possibilidade de se modificarem os vínculos constituídos sob a tutela de outros regimes de Direito, como o CDC e o CC;
	- os contratos do devedor falido não se extinguem de pleno direito em razão da decretação da falência;
	
*
*
	
	 - de acordo com o art. 117, LF, os contratos bilaterais não se resolvem pela falência e podem ser cumpridos pelo administrador judicial nos seguintes casos:
	a) se o cumprimento reduzir ou evitar o aumento do passivo da massa; ou
	b) for necessário à manutenção e preservação de seus ativos, mediante autorização do comitê.
	
*
*
- caso o administrador judicial não se manifeste expressamente sobre a continuação ou não de determinado contrato, o contratante pode interpelar o administrador judicial a esse respeito; 
		- a lei estabelece um prazo – até 90 dias, contados da assinatura do termo de sua nomeação;
	- em até 10 dias o administrador judicial deverá declarar se cumpre ou não o contrato (art. 117, § 1º) 
*
*
	- feita a interpelação, por meio de notificação extrajudicial ou por carta com aviso de recebimento, por exemplo, se o administrador judicial silenciar ou negar-se a continuar o vínculo contratual, o contratante terá direito a indenização, cujo valor, apurado em processo ordinário, constituirá crédito quirografário (art. 117, § 2º);
	Esse dispositivo já constava no antigo Decreto-Lei nº 7.661/45, sendo que o prazo de manifestação do administrador judicial mudou de 5 para 10 dias. 
*
*
	- para os contratos unilaterais, a regra é similar, podendo o administrador judicial, mediante autorização do comitê, realizar o pagamento da prestação pela qual está obrigado, quando isso contribuir para reduzir ou evitar o aumento do passivo da massa (art. 118, LF)
OBS: Segundo alguns doutrinadores, embora a redação do art. 117 não seja clara, ele se refere apenas aos contratos bilaterais que ainda não tiveram sua execução iniciada por qualquer das partes contratantes. 
*
*
CLÁUSULA DE RESOLUÇÃO POR FALÊNCIA
	- a regra dos artigos 117 e 118 são excepcionadas quando o contrato possuir essa cláusula expressamente;
	- nesse caso, a decretação da falência implicará a resolução imediata do contrato, mas não por força da sentença de falência, mas tão somente em obediência à vontade das partes contratantes.
 
*
*
	O art.119 da LF estabelece em seus incisos a situação de determinados contratos específicos, para os quais o direito falimentar conferiu disciplina especial, como por exemplo:
	- compra e venda mercantil;
	- compra e venda com reserva de domínio;
	- contrato de promessa de compra e venda de bens imóveis;
	- contrato de locação;
	- obrigações no âmbito do sistema financeiro nacional (VIII);
*
*
Por fim , análise do art. 121:
Art. 121. As contas correntes com o devedor consideram-se encerradas no momento de decretação da falência, verificando-se o respectivo saldo.
	- duas situações podem ocorrer:
a) saldo negativo: cabe ao banco habilitar o crédito no processo falimentar;
b) saldo positivo: o valor deve ser repassado ao administrador judicial, para que seja incorporado à massa.
*
*
EXEMPLO:
Supondo que determinado devedor falido ainda tenha cheques emitidos em poder de terceiros, estes não devem ser pagos pela instituição financeira sacada após a decretação da falência, devendo ser habilitado no processo falimentar o respectivo crédito. 
*
*
5. ATRIBUIÇÕES DO ADMINISTRADOR JUDICIAL NA FALÊNCIA (art. 22).
	
Na recuperação judicial e na falência;
Na recuperação judicial;
III. Na falência.
- Características do administrador judicial – Aula 2
d) receber e abrir a correspondência dirigida ao devedor, entregando a ele o que não for assunto de interesse da massa;
*
*
e) apresentar, no prazo de 40 (quarenta) dias, contado da assinatura do termo de compromisso, prorrogável por igual período, relatório sobre as causas e circunstâncias que conduziram à situação de falência, no qual apontará a responsabilidade civil e penal dos envolvidos,
observado o disposto no art. 186 desta Lei;
h) contratar avaliadores, de preferência oficiais, mediante autorização judicial, para a avaliação dos bens caso entenda não ter condições técnicas para a tarefa;
*
*
n) representar a massa falida em juízo, contratando, se necessário, advogado, cujos honorários serão previamente ajustados e aprovados pelo Comitê de Credores;
§ 3o Na falência, o administrador judicial não poderá, sem autorização judicial, após ouvidos o Comitê e o devedor no prazo comum de 2 (dois) dias, transigir sobre obrigações e direitos da massa falida e conceder abatimento de dívidas, ainda que sejam consideradas de difícil recebimento.
*
*
Art. 24...
§3o O administrador judicial substituído será remunerado proporcionalmente ao trabalho realizado, salvo se renunciar sem relevante razão ou for destituído de suas funções por desídia, culpa, dolo ou descumprimento das obrigações fixadas nesta Lei, hipóteses em que não terá direito a remuneração.
§4o Também não terá direito a remuneração o administrador que tiver suas contas desaprovadas.
*
*
EXERCÍCIOS
1. Os contratos bilaterais de uma empresa cuja falência tenha sido decretada:
a) são declarados rescindidos antecipadamente, na data da decretação da falência; 
b) não são rescindidos automaticamente na data da decretação da falência, mas o produto de sua execução será obrigatoriamente contabilizado à parte, separadamente da massa falida;
c) têm sua execução interrompida pela decretação da falência, devendo ser retomada após a sentença que encerre o processo falimentar;
d) não são afetados pela falência, devendo ser cumpridos pelo administrador judicial, em qualquer hipótese;
e) não são rescindidos pela falência e podem ser executados pelo administrador judicial, se achar conveniente para a massa.
*
*
1. RESPOSTA
Alternativa “e”
Fundamento: art. 117, LF. 
*
*
2. Tendo sido decretada a falência de uma empresa, entre os efeitos decorrentes estão aqueles quanto aos bens do falido. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta:
a) o falido perde a disposição, a administração, bem como a propriedade de seus bens;
b) serão também passíveis de arrecadação os bens particulares da mulher do falido;
c) a impenhorabilidade extingue-se, sendo lícita a arrecadação dos bens encontrados nessa qualidade;
d) o falido não perde a propriedade de seus bens, apenas perdendo a disposição e a administração deles;
e) serão atingidos todos os bens do devedor, salvo direitos e ações existentes na época de sua decretação e os adquiridos no curso do processo.
*
*
2. RESPOSTA
Alternativa “d” 
Fundamento: art. 103, LF.
*
*
1. Caso Concreto:
Marcelo da Silva, sócio administrador da sociedade empresária Companhia de Tecidos do Brasil S/A, já com a falência decretada, questiona sobre a possibilidade de viajar aos Estados Unidos para acompanhar a cirurgia da filha mais nova. Analise a questão à luz da legislação falimentar vigente.
*
EXERCÍCIOS DO CADERNO
*
1. RESPOSTA
Dentre as obrigações do falido está a de não se ausentar do lugar onde se processa a falência, porém existe possibilidade, mediante motivo justo, comunicação expressa ao juiz e deixando procurador. 
Artigo 104, III. Não se ausentar do lugar onde se processa a falência sem motivo justo e comunicação expressa ao juiz, e sem deixar procurador bastante, sob as penas cominadas na lei.
*
*
2. Questão Objetiva:
Respeitando as normas de Direito Falimentar não podemos afirmar que a decretação da falência impõe ao falido os seguintes deveres: a) prestar as informações reclamadas pelo juiz, administrador judicial, credor ou Ministério Público sobre circunstâncias e fatos que interessem à falência; b) auxiliar o administrador judicial com zelo e presteza; c) comparecer a todos os atos da falência, podendo ser representado por procurador, quando não for indispensável sua presença; d)  apresentar, no prazo fixado pelo administrador judicial, a relação de seus credores; e) depositar em cartório, no ato de assinatura do termo de comparecimento, os seus livros obrigatórios, a fim de serem entregues ao administrador judicial, depois de encerrados por termos assinados pelo juiz.
*
*
RESPOSTA
2. Alternativa “D” 
Fundamento: De acordo com o artigo 104, XI, o prazo para apresentação dos credores pelo devedor é fixado pelo juiz.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando