Buscar

Aplicação e usos da Cânula de Guedel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tratando-se de trauma, há uma sistematização de atendimento imprescindível para garantir a sobrevida do indivíduo injuriado. Para elencar o tratamento prioritário das lesões que implicam em risco de vida, o primeiro passo é a avaliação das vias aéreas. A queda de língua representa numerosos óbitos em ambiente pré-hospitalar em vítimas de trauma. Qualquer outro esforço de ressuscitação é inútil sem a garantia da permeabilidade das vias aéreas. Uma ação terapêutica simples para os profissionais que atuam em uma situação de emergência é o uso da Cânula Orofaríngea, conhecida também como Cânula de Guedel.
A instalação desse dispositivo serve para manter a língua em posição que não comprometa a passagem de ar em vítima com nível de consciência rebaixado e está contraindicada nas vítimas conscientes por tem potencial de induzir náuseas, vômitos, laringoespasmo e possível aspiração. Não se deve colocar o dispositivo ou deve-se retirá-lo caso o paciente apresente reflexo de vômito.
Existem diversos kits disponíveis, com medidas para recém-nascidos, crianças e adultos, padronizadas por cores. Modelos mais antigos não são identificados por cores, sendo numerados de 00 a 11 (4 cm a 11 cm). A seleção do tamanho adequado deve ser estimada pela distância entre a comissura labial e o lóbulo da orelha ou o ângulo da mandíbula, com a parte côncava voltada para a base da mandíbula. Cabeça e pescoço do paciente devem estar alinhados em posição neutra.
Para colocação seguem-se os seguintes passos:
Deprimir a língua com um abaixador de língua (para impedir que a cânula empurre a língua para trás durante sua inserção);
Inserir o dispositivo com a concavidade para a base mandibular com cuidado para não empurrar a língua para trás, (poderia bloquear a via aérea);
As asas da cânula devem ser apoiadas sobre os lábios, externamente.
Pode-se colocar de maneira invertida, com a concavidade voltada para cima. Após a inserção até o véu palatino, deve-se girar o dispositivo 180°, colocando a concavidade para baixo e inserindo na cavidade oral. Em crianças pequenas, a cânula de Guedel é inserida diretamente sobre a língua, com a concavidade para baixo, sem a rotação. Dessa forma evitam-se traumas nos dentes e palato.
Deve-se ressaltar que o dispositivo é usado para auxiliar na ventilação, porém não protege a via aérea. Só deve permanecer enquanto não se obtém uma via aérea definitiva.
REFERÊNCIAS
Baskett, T. F. (2004). Arthur Guedel and the oropharyngeal airway, 63, 3–5. http://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2004.07.004
American College of Surgeons Committee on Trauma. Advanced Trauma Life Support (ATLS) Student Course Manual, 9th ed, American College of Surgeons, Chicago 2012.

Outros materiais