Buscar

A Administradora Joia Rara Ltda está em litígio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Administradora Joia Rara Ltda está em litígio.....
R: O tema não é tão simples, considerando a quantidade de dispositivos que regem a matéria. Na verdade, o fato é que sempre que houver fundamento legal para solicitar a produção de provas, especialmente à atos novos ou desconhecidos no momento processual j á ultrapassado, a tendência é a aceitação sob pena de violação ao devido processo legal e ao acesso à justiça. (arts. 319,VI c/c 336, 369, 370, 381 e 435, CPC).
R: Prova pericial prevista nos arts. 464 a 480, CPC, consistindo em prova técnica realizada por perito. Já a inspeção judicial prevista nos arts. 481 a 484, CPC é realizada pelo magistrado em qualquer f ase do processo a fim de se esclarecer sob f ato interessante ao julgamento da causa.
André e Lívio figuram respectivamente como autor e réu em ação.....
R: Sim, a qualquer momento poderá haver conciliação entre as partes (art. 359 NCPC)
 b) R: Significa dizer que a AIJ, preferencialmente deverá ser realizada no mesmo dia pelo princípio da Concentração. Porém, ainda que se estenda por mais de uma data, isso não quebra a regra da unicidade e da indivisibilidade da audiência. Ora, não se trata de nova audiência, mas mero prosseguimento da audiência anteriormente iniciada, conforme artigo 365 do NCPC.
Em ação de rescisão contratual, devolução de valore s pagos.....
a) Sim, contudo, há de se ratificar que os elementos da sentença são os que foram ditos pelo patrono, quais sejam, o relatório, fundamentação e dispositivo, em atendimento aos artigos 489 do CPC e 93, IX, da CF. No entanto, nos juizados especiais cíveis tem -se o entendimento que é dispensado o relatório nas sentenças proferidas. O magistrado só poderá alterar ainda o conteúdo da sentença se ocorrer algumas das disposições previstas no artigo 494 do CPC.
b) Sim, o magistrado poderá alterar o conteúdo da sentença se ocorrer algumas das disposições previstas no artigo 494 do CPC, ou seja, para corrigir inexatidões materiais ou erros de cálculos, ou por interposição de embargos de declaração, devendo dá -se início a modificação de ofício ou requerimento da parte, outra oportunidade em que o juiz pode modificar seu entendimento proferido em decisão anterior, quando há o julgamento liminarmente improcedente do pedido, no caso em que o réu interpõe apelação, o magistrado poderá se retratar em até 5 dia s úteis, nos termos do artigo 332 e seguintes do CPC. Nesse sentido
c) Não, uma vez que a sentença do caso em tela não foi proferida contra a União, o Estado, o Distrito Federal, o município ou contra suas autarquias e respectivas fundações de direito público, nem houve qualquer julgamento procedente em embargos à execução fiscal, como informa o artigo 496 do CPC.
Um espanhol foi condenado em segunda e última instância por um tribunal....
a) Todos os requisitos do artigo 963, NCPC.
b) Execução pela justiça federal, Art. 109, X, CF e homologação do STJ , artigo 960, § 2º, NCPC.
c) será cabível a concessão de tutela cautelar, quando comprovado.
Joana ingressou com uma ação de despejo em face de Laila....
a) Sim, tendo em vista que somente a parte dispositiva da sentença é que serão abarcados pelo manto da coisa julgada, não se operando, deste modo, seus efeitos na fundamentação do julgado, que poderá ser novamente proposta em nova ação com novos fundamentos jurídicos . Nos termos do artigo 504 do CPC.
b) No caso em tela houve a coisa julgada em sua espécie formal, visto que a decisão é de caráter definitivo, não resolvendo assim o mérito da lide, mas tão somente decidiu a questão prejudicial do reclame. A coisa julgada material existe quando a sentença julga de forma definitiva a questão principal de mérito. O que não houve no caso em questão.
Maurício vendeu seu carro para seu grande amigo Gilson pelo valor de R$15.000,00......
a) Não assiste razão alguma a o réu do caso ora sob análise, tendo em vista que a imposição de multa, mesmo que ela se dê de maneira progressiva, é uma forma que o magistrado dispõe para compelir que o mesmo faça a obrigação de fazer imposta na sentença, conforme disposição do artigo 497 do CPC.
b) A coisa julgada, quer seja material ou formal, diz respeito a impossibilidade de se modificar a decisão em que já se dera o trânsito em julgado, sendo, pois, obstado qualquer interposição de novo recurso. Já a preclusão dá-se quando se deixa de pra ticar determinado ato subjetivo que cabia a parte interessada, sendo este concedido de forma temporal ou por mandamento de lei.
Temístocles ingressou com ação em face da empresa de Telefonia Fone Fácil S.A.....
a) Sim, conforme artigo 966, IV, NCPC, uma vez que existia coisa julgada anterior que deve ser respeitada (protegida pela CF/88).
b) Competência originária dos Tribunais, na forma de seus regimentos internos.
c) a mesma sofrerá uma decisão terminativa sem resolução d o mérito, devendo ainda ser intimado o autor para emendar a petição inicial, a fim de que se adeque o objeto da ação rescisória , quando a decisão apontada como rescidenda não tiver apreciado o mérito ou tiver sido substituída por decisão posterior. Em seguida, após ocorrência da emenda a petição inicial , os autos deverão ser remetidos ao juízo competente.
Em Ação Rescisória proposta por Godofredo em face de Silas houve requerimento.....
Sim. Do que se depreende da análise do texto, a situação em exame está em consonância com o artigo 966, V, NCPC, e, portanto em um juízo provisório é cabível a ação rescisória.
Sim, conforme dispõe o artigo 969, NCPC.

Outros materiais