Buscar

questões para prova eclusas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a)sistemas mecânicos são: elevadores verticais, plano inclinado, rampa hidráulico
b) sistema hidráulico: eclusas
2- tipos de eclusas?
-ECLUSAS SIMPLES: uma única câmara
-ECLUSAS DE CAMARAS MÚLTIPLAS: usado em desnível
-ESCADA DE ECLUSAS: é um canal com várias eclusas independentes, situadas muito próximas
-ECLUSAS GEMINADAS: duas eclusas paralelas, de forma que o esvaziamento de uma permite o enchimento da outra.
4- os sistemas mecânicos de transposição são mais utilizados quando necessitam transpor composições grandes, pois geralmente os elevadores tem o tamanho de até 100metros para passar as embarcações.
5-Escorregamentos, inundações e enchentes, erosão continental, erosão costeira, colapso e subsidência de solos. As ações da natureza faz as obras terem adaptações para enfrentar esses efeitos e reduz a vulnerabilidade diante deles, mesmo assim ainda causam atrasos e deixam mais precárias as obras, a maioria dos fenômenos naturais fazem a terra acabar com a obra que esta sendo realizada.
6-O vento influencia as operações portuárias, com o funcionamento dos guindastes que são paralisadas pois o vento não deixa as cargas e containers serem içados corretamente, além do balanço das embarcações por causa das mares que sobem ou descem.
7- As variáveis para o içamento de uma carga depende dos seguintes fatores: peso da carga, área projetada máxima, coeficiente de arrasto, velocidade máxima do vento, área de superfície exposta ao vento, pressão dinâmica.
8- No manuseio de guindastes é fortemente aconselhável saber qual a previsão da velocidade do vento através da variações no comportamento do vento, um modo geral os ventos são mais brandos na parte da manhã e mais fortes a medida que o dia vai caminhando, planejar as movimentações mais importantes para o início da jornada ou planeja-las para serem executadas logo após nascer do sol, é uma boa decisão, no caso de não haver impedimento pelas condições meteorológicas.
9-CRISTA: ponto mais elevado da onda, CAVA: ponto mais baixo entre 2 cristas , ALTURA: distancia vertical entre a crista e o ponto mais baixo da cava, COMPRIMENTO: distancia horizontal entre 2 pontos qualquer de 2 ondas, NIVEL BASAL DO MAR: nível médio da superfície do mar na ausência de ondas, AMPLITUDE: deslocamento vertical máximo do nível basal do mar, PERIODO: tempo que um comprimento leva para passar por um ponto estacionário, CELERIDADE: velocidade que a onda se desloca(diferente da velocidade da agua).
10-Marés são ondas de período muito longo , chegando a ter mais de 12 horas, com comprimento que alcança a metade da circunferência da Terra. 
11-As marés de sizígia ocorre quando o Sol, Lua e Terra estão alinhados, Amplitudes máximas das marés(marés mais altas)
12-As Marés de Quadratura ocorre quando os astros estão alinhados, a soma de suas ações resultada em marés menores.(mares baixas, mais baixas)
13-As empresas contratantes de serviços envolvendo içamento de cargas com guindastes encontram, em geral, certas dificuldades em estabelecer parâmetros e critérios técnicos que possam justificar a necessidade de um plano de rigging para esta tarefa. Tais dificuldades independem da natureza do serviço, que pode ser um simples descarregamento de caminhão ou até mesmo uma operação complexa, envolvendo a mobilização de mais de um guindaste e com elevado grau de risco. O planejamento do serviço tem a sua importância, pois, além de possibilitar a seleção do equipamento mais adequado e da melhor estratégia de içamento, também fornece dados que servem para a compra de suprimentos como materiais necessários à mobilização e preparação da máquina e acessórios, de forma a se evitar imprevistos, retrabalho e estabelecendo parâmetros de segurança operacional.
14-a previsão das mare´s se calculam partindo de uma serie temporal de dados, obtida pelo marégrafos, nos anos anteriores, essa serie de dados se ajusta pelo método de mínimos quadrados utilizando o algoritmo de Foreman.
15-os tipos de correntes são: oceânicas, gradientes, derivas, circulação litorânea e marés.
16- è importante porque as correntes podem atingir velocidades que podem chegar a comprometer embarcações, além de garantir asseguradas profundidades necessárias em trechos menos profundos.
1-Sobre as obras externas 
Molhes: estreita e longa estrutura costeira que se estende em direção ao mar, possui uma ponta costeira e outra no oceano.
Quebra Mar: estrutura de proteção para minimizar os efeitos das ondas, não possui ligação com o continente;
Diques: Finalidade de manter determinadas porções de terras secas, possui conexão com o continente nas 2 extremidades.
2-Obras Externas: Molhes, diques e quebra-mar
Obras Internas: Berço(espaço determinado ao navio em um cais no qual ele pode manobrar com segurança), Cais(é uma obra em estrutura continua , onde é utilizada uma cortina frontal que realiza a contenção do terreno), Pier(Plataforma com uma ponta que avança para o mar, normalmente com largura constante), Dolfim(usado em combinação com o cais e píer para reduzir o seu comprimento ou estruturas discretas), Defensa(utilizado para evitar o contato direto da embarcação com o cais, reduz o risco de movimento do barco com as ondas e absorve impactos de atracação)
3- os tipos de dolfins são: Atracação(projetados para absorver os impactos)Amarração(ajudam a fixar as embarcações).

Continue navegando