Buscar

Reportagens carros e suas tecnologias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AUTOMÓVEIS E SUAS TECNOLOGIAS
Todas as tecnologias criadas pelo homem dizem um pouco sobre sua inteligência, e é indispensável nos automóveis modernos.
Nome – Isabele 179142, Ariele 1093690
Polo: São Borja
 
O primeiro meio de transporte a fazer uso de um motor a gasolina para se locomover foi um automóvel que continha somente três rodas e foi criado no ano de 1885 por um alemão de nome karl benz. Com o passar do tempo foram sendo idealizados outros exemplares, muitos deles com que era chamado na época de “motor de dois tempos”, idealizados em 1884 por gottlieb daimbler. 
No Brasil e em vários outros países pertencentes à América Latina o progresso automotivo só veio após o término da Segunda Guerra Mundial. Foi na década de 30 que algumas fábricas estrangeiras começaram a investir no Brasil, as duas primeiras a por em funcionamento suas linhas de montagem foram a Ford e a General Motors. Porém, o bom mesmo veio no ano de 1956, quando Juscelino kubitscheck tornou-se Presidente da República Brasileira, as multinacionais iniciaram então a produção dos automotores, por exemplo caminhões , camionetas, jipes e furgões para então chegarem aos automóveis utilizados para passeio. 
No decorrer dos anos os automóveis vêm se transformando, passando a ser objeto de desejo de milhares de pessoas, sem dizer que o processo envolve proporciona milhares de emprego no mundo inteiro agitando milhões de Dólares e trazendo amplos lucros para as grandes empresas fabricantes. 
Em 11 de junho de 2012 a cidade de São Paulo recebeu os dois primeiros táxis elétricos do Brasil, era da linha Nissan Leaf. Em setembro de 2014, o BMW i3 tornou-se o primeiro carro elétrico plug-in disponível no Brasil para clientes de varejo.
A palavra de ordem nos carros mais recente é conectividade o primeiro navegador automotivo era amarrado ao pulso como um relógio, o dispositivo consistia de um suporte de um rolo de papel enrolado em duas pontas, para saber o caminho o motorista tinha que ir girando o mapa no sentido desejado à metida que avançasse com o veículo. Imagina o que ele deve ter causado de acidentes mas, graças a tecnologia foi criado o GPS que indica o melhor caminho, corrigi mudanças no caminho automaticamente, trás muita comodidade por ter navegação por mapa.
As tecnologias que foram desenvolvidas nos últimos anos nos automóveis fazem com que o motorista reduza o esforço até de fazer manobras com o volante desde que foi criada direção hidráulica. Hoje ela é um artigo essencial em todos os carros desde os leves aos mais pesados. Pois, na hora de fazer uma manobra o trabalho não é feito pelo motorista e sim pela própria hidráulica.
 Para quem adora carros e tecnologias vamos mergulhar num dos componentes que pode salvar a sua vida, os freios. Eles estão entre os recursos que mais evoluíram nas últimas décadas. O freio ABS tem um computador que monitora cada roda e ajusta a pressão dos freios para parar o carro na distância mais curta e diminui o risco de acidentes.
De uns três anos para cá o que tornou - se bastante comum também foi o sensor de estacionamento. O sensor traseiro é mais comum do que o de dianteiro, o sensor imite uma frequência sonora inaudível ouvido humano que reflete no objeto e volta emitindo um sinal o que facilita o estacionamento do veiculo e para a proteção da lataria. 
Outra tecnologia muita avançada nos automóveis são os vidros elétricos o motorista aciona o alarme ao sair do veículo e os vidros sobem automaticamente ou mesmo ao aproximar-se do veículo e desligar o alarme todos os vidros são automaticamente abaixados, permitindo que o ar de dentro do veículo circule antes mesmo que você entre no interior do carro.
Não poderíamos finalizar essa reportagem sem antes falar do ar condicionado que é uma tecnologia desenvolvida nos carros nos últimos anos, que veio para nos trazer mais conforto. A climatização digital está entre os itens da lista de acessórios que mais valorizam um automóvel ela contribui com a diminuição das altas temperaturas dentro do carro. O ar condicionado ajuda no desembaçamento dos vidros e deixa o ambiente em temperatura agradável. 
Enfim, essas são algumas das muitas tecnologias que os automóveis disponibilizam e o uso dessa tecnologia torna-se um vício na vida das pessoas, tornando as cada vez mais dependentes de seu uso, promovendo uma modificação no universo. Que a tecnologia automotiva continue avançando cada vez mais.

Continue navegando