Buscar

Discursivas didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Discursivas de didática 
2Como se caracteriza a educação na década de 1970,quando se realiza o 1° encontro nacional de professores de didática em 1972?
R:no momento histórico caracteriza pelo esforço do estado em racionalizar o processo produtivo, tendo que em vista a retomar crescimento econômico e do desenvolvimento industrial. 
2:como se caracteriza a formação do professor nesse período? 
R:A formação do professor passa a fazer -se por meio de treinamento, nos quais são transmitidos os instrumentos técnicos necessários à aplicação do conhecimento científico, fundado na qualidade dos produtos, na eficiência e na eficácia. Referindo -se a essa perspectiva técnica da formação do professor, afirma Pérez Gomes em 1992,que o professor é um técnico que domina as aplicações do conhecimento científico produzido por outros e convertido em regras de atuação. 
3)O que é ser professor competente nesse momento histórico? 
R: O professor deve aprender conhecimento e desenvolver competências e atitudes adequadas para sua intervenção prática, apoiando -se nos conhecimentos que elaboram os cientistas básicos e aplicados. Não necessita chegar ao conhecimento científico, senão dominar as rotinas de intervenção técnica que se derivam daqueles. O professor competente corresponde a um bom executor de tarefas, observando suas oposições no interior da organização do trabalho na escola. O mesmo autor observa que a racionalidade técnica impõem, pela própria natureza de sua concepção da produção do conhecimento social, uma relação de subordinação dos níveis mais aplicados e próximos da prática aos níveis mais abstratos, de produção da ciência. No mesmo sentido e seguindo a mesma lógica, deve produzir -se uma relação de subordinação do professor ao pedagogo ou psicólogo. 
4)O que acontecia no cenário político brasileiro quando se realizou o I seminário A didática em questão do ano de 1982?Qual o perfil do professor discutido no encontro 
R: O seminário configura -se como um importante momento histórico, marcado pela abertura política do regime militar instalando em 1964 que foi pelo acirramento das lutas de classe no país. Enfatiza -se a necessidade de formar educadores críticos e conscientes do papel da educação na sociedade, e mais comprometimentos com as demandas das camadas populares cada vez mais presentes na escola. No primeiro encontro do ano de 1972,busca – se um professor tecnicamente competente, comprometido com o programa político -econômico do país, do ano 1982,a preocupação girava em torno da formação dd um professor politicamente comprometido com a transformação social. 
5)Da didática instrumental para uma didática fundamental. Porque acontece essa mudança a partir da década de 1980? 
R:A dimensão política do pedagógico torna – se objeto de discussão e análise por tanto, passar a ser fundamental a contextualização da prática pedagógica na busca por compreender a íntima relação entre si prática escolar e a estrutura social mais ampla. 
6)Como se realiza o ensino na pedagogia crítico -social dos conteúdos, propostos por Líbano? 
R:Ao longo da década de 1980, as produções teóricas dos educadores expressam tentativas de da conta dessa nova situação. Tomando como parâmetro a questão da relação teórica -prática, podendo identificar com os processos que procuram ampliar a discussão da didática. II RESPOSTA as propostas é o elemento central é a ação prática, ação prática material e social que determina -se do processo. Alterando as formas de agir, de pensar, de sentir a própria situação escolar. Que valoriza – se a prática dos alunos e os problemas postos por essa prática. As propostas de uma pedagogia crítica dentro dentro desses grupos deixam de cingir -se à transmissão -assimilação de conteúdo, ainda que críticos se valorizam ao próprio processo de fazer como elemento educativo. 
7)como os movimentos sociais influem na prática dos professores no período de 1985a1988?
R: O primeiro momento é a dimensão política do ato pedagógico que é um período marcado por intensa participação social. Os movimentos sociais que ocorrem no Brasil no final da década 1970 e a primeira metade da década de 1980,consolidaram novas formas de organização e mobilização que se repercutiram na escola. Os grupos sociais se definem como classe e passa -se da ênfase à problemática política. Os professores, no seu dia a dia, na sala de aula e na sua escola, reclamam da predeterminacao do seu trabalho por instâncias superiores, querem participar, é essa participação tem um caráter eminentemente político. I
8)Como os movimentos sociais influem na prática dos professores no período de 1989a1993?
R:A organização do trabalho na escola é marcada pela intensificação da quebra do sistema organizacional da escola. Os movimentos sociais que consolidaram novas formas de organização e mobilização foram se desenvolvendo à revelia e alheios às instituições como :sindicatos, partidos políticos, e às formas tradicionais de organização do trabalho, chegando não só a mudança dessas instituições, como também é sobretudo, a mudança ainda que embrionárias, nas próprias relações de produção. Nesse processo, os grupos sociais se definem como classe, e uma nova ordem se configura. Os professores já se compreendem e se posicionan como trabalhadores, assalariados,organizam -se em sindicatos, participam de movimentos reivindicatórios. No interior da organização escolar,fazer tentativas de alterar as relações sociais estabelecidas no seu interior, burlando as normas, agindo de maneira diferente daquela que é prescrito pela escola.
9)Como os movimentos sociais influem na prática dos professores no período de 1994 a2000?
R=A produção é a sistematização coletiva do conhecimento, a ênfase na problemática do aluno como sujeito vai se aprofundando à medida que se verificam nas alterações e no interior da organização escolar por iniciativa de seus agentes. O aluno é concebido como um ser historicamente situado pertence a uma determinada classe, portadora de um prática social com interesse próprios e de um conhecimento adquirido nessa prática,os quais não podem mais ser ignorados pela escola. Esse período se relaciona com os anteriores através da problemática da interdisciplinar idade, que continua sendo uma questão importante. 
10)O que significa a interação entre professor e aluno centrada no “aprender a aprender “neste início de século? 
R=Em 2001 a expressão aprender é do final do século e com o aprendizagem foi no século XIX e início do século XX, tendo surgido no movimento da escola nova. Hoje volta a ser utilizada, mais com outro sentido. Não é mais centrada no sujeito psicológico, mais sim no sujeito produtivo, intelectualmente ativo, criativo, capaz de dominar os processos de aprender. Nesse momento histórico, de acordo com Santos em 2005 assistimos a reestruturação do capitalismo :as novas formas de exploração e controle da força de trabalho exigem um novo tipo de trabalhador, uma vez que a produtividade repousa cada vez mais na utilização do trabalho complexo. 
Com efeito, torna -se fundamental que a escola prepare um trabalhador intelectualmente ativo, criativo, produtivo e, para tal, volta -se a discutir a importância de centrar o fazer e as práticas de interação entre professores e alunos no aprender a aprender.
 11)métodos e técnicas são conceitos básicos para a didática. Qual a distinção entre interrelação entre esses dois conceitos? 
R=método é o elemento unificador e sistematizador do processo de ensino, que determina o tipo de interação a ser estabelecida entre professor ,alunos e conteúdo, conforme a orientação que o fundamenta. As técnicas são as instâncias intermediárias, os componentes operacionais de cada proposta metodológica que viabilizarão a implementação do método em citação prática. 
12)Como se caracteriza o método único de ensinar tudo a todos, proposto por comênio no século XVII? 
R= para viabilizar esse trabalho centralizado em um único professor que atenda a grande número de alunos, Comênio em 1957,propôsuma organização do trabalho pedagógico na escola que obedeça a uma hierarquia de funções, tendo o professor como “inspetor supremo “,o qual deve, com uma “habilidosa vigilância “,controlar o desempenho da turma por meio da situação direta dos seus auxiliares :os”chefes de turma”.
13)Quais os fundamentos e concepções de homem, mundo, sociedade, educação e escola,dessa abordagem de ensino? 
R=A abordagem fundamenta -se numa visão essencialista, segundo a qual o homem é constituído por uma essência imutável, considerando “tabua rasa “,receptor passivo de informação. O mundo é externo ao indivíduo, transmitido por intermédio da educação e das instituições sociais. A educação é fator de equalização social, transmissão de produtos preestabelecidos, e a escola é entendida como lugar de proteção, situando à margem do mundo.

Outros materiais