Buscar

JUSNATURALISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

JUSNATURALISMO
Cite o nome dos defensores do Jusnaturalismo e apresente os pensamentos deles sobre o assunto.
R: Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino acreditam que há uma lei eterna que regula toda a ordem cósmica (céu, estrelas, constelações, etc), e uma lei natural que é decorrente desta lei eterna. Fica claro nas duas concepções, que a lei superior emana de uma força sobre-humana, qual seja: Deus. Ora, exatamente, para colocar um novo centro nessa concepção é que surge o Direito Natural.
Hugo Grócio: Sua doutrina do Direito Natural reflete um desejo de autonomia, que se manifesta, de modo inicial, em relação a Teocracia. Não é mais Deus ou a ordem divina o substrato do Direito, mas a natureza humana e a natureza das coisas. Não há possibilidade de uma sanção religiosa. O Direito Natural não mudaria seus ditames na hipótese da inexistência de Deus, nem poderia ser modificado por ele.
Pufendorf: usa-se o método dos matemáticos para a descoberta de um princípio imutável. Essa ideia, cara a Escola Clássica do Direito Natural, faz dele um Direito imutável, perene às transformações históricas e não suscetível aos diversos costumes e tradições dos diferentes povos. 
Locke: Para Locke, as leis naturais não são inatas, não se encontram impressas na mente humana, estão na natureza e podem ser conhecidas, facilmente, por meio do uso da razão. Diferentemente de Hobbes, Locke não possui uma visão pessimista do estado de natureza, é um estado de paz, onde só seria quebrada pela falta de um tertius que julgasse os conflitos. Assim, o surgimento do contrato. A doutrina de John Locke afirma que a propriedade é algo que se possui desde o estado de natureza.
Hobbes: Para Hobbes, o estado de natureza humano propicia o amplo uso da liberdade, que passa a ser irrestrito, a ponto de uns lesarem, invadirem, usurparem, prejudicarem aos outros. No estado de natureza há o estado de guerra de uns contra os outros, e o homem pode ser chamado de lobo do próprio homem, acabando com seu próprio semelhante, destrói aquele que poderia acabar por auxiliar na caça e começa a “lutar” uns contra os outros.
Metodologia
 4- Selecione, entre as alternativas, o termo mais adequado para dar sentido à afirmativa que segue: 
O material bibliográfico, trabalhado por você, precisa ser registrado e devidamente arquivado para que seja possível sua utilização posteriormente. O _______________ consiste na reunião das principais idéias apresentadas, numa forma sintetizada do texto.
Escolha uma:
a. Arquivo de conteúdos temáticos.
b. Conteúdo temático.
c. A alternativa A e a alternativa B estão corretas.
d. Fichamento. 
e. Projeto de pesquisa
 6- “A ciência é cumulativa e a biblioteca tem a função de preservar a memória – como se ela fosse o cérebro da humanidade – organizando a informação para que todo ser humano possa usufruí-la. Isso vai da biblioteca que se constrói para aqueles que se alfabetizam até a biblioteca especializada para o homem de ciência. A distância é grande – a mesma que existe entre o subdesenvolvimento e o desenvolvimento” (Milanesi, Luis. O que é biblioteca, p. 15, 1993). 
Considerando o texto, identifique as alternativas corretas sobre o uso da biblioteca como fonte de pesquisa. 
A - O uso da biblioteca é muito importante para o estudante e para o pesquisador. Porém, no Brasil, por ser considerado um país em desenvolvimento, o seu uso deve ser cuidadoso, pois nem sempre as informações nela contidas são confiáveis. 
B - As bibliotecas abrigam inúmeras fontes bibliográficas, documentais, iconográficas, material de imprensa, produção acadêmica (monografias, dissertações, teses, revistas), etc. 
C - A biblioteca deve ser usada para uma pesquisa permanente de todos os assuntos que necessitem de uma abordagem mais ampla. 
D - O levantamento do material de pesquisa só pode ser realizado em bibliotecas. 
E - As bibliotecas nacionais não devem ser utilizadas pelo pesquisador, devido à organização das informações estarem comprometidas pela distância existente o subdesenvolvimento e o desenvolvimento. 
Assinale a opção que contém todas as alternativas corretas:
Escolha uma:
a. A; B; C; e E
b. B; C; e D
c. A; D e E
d. B e C 
e. A e E
4- Ao ler o texto a seguir,é possível distinguir a metodologia de pesquisa a que se refere o autor: 
[...] são aquelas capazes de incorporar a questão do SIGNIFICADO e da INTENCIONALIDADE como inerentes aos atos, às relações, e às estruturas sociais, sendo essas últimas tomadas tanto no seu advento quanto na sua transformação, como construções humanas significativas (Minayo, 1999, p. 10). 
Assinale a alternativa que se refere essa definição:
Escolha uma:
a. metodologia sóciointeracionista
b. metodologia estruturalista
c. metodologia quantitativa
d. metodologia de pesquisa de dados
e. metodologia da pesquisa qualitativa 
6- A compreensão de um texto não é algo que se recebe de presente. Exige trabalho paciente de quem por ele se sente problematizado. 
FREIRE, Paulo. Considerações sobre o ato de estudar. In: Ação cultural para a liberdade. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p.12. 
O ato de estudar e entender um texto não é tarefa fácil. É um desafio constante, exige trabalho. São três os passos recomendados por Severino (2000) para processar a análise e interpretação de um texto: análise textual, análise temática e análise interpretativa. Com relação a essas formas de análise, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. a análise textual envolve a compreensão da mensagem do autor, através da identificação da sua idéia central e o raciocínio desenvolvido.
b. a análise temática consiste em levantar os dados bibliográficos do autor, contextualizar a obra no tempo e no espaço e reconhecer as doutrinas envolvidas.
c. a identificação e análise do título, tema, problema, assim como a recuperação dos argumentos que fundamentam o estudo são etapas da análise interpretativa.
d. procurar compreender o vocabulário e outros elementos necessários e importantes para o entendimento do texto é o objetivo da análise temática.
e. a análise interpretativa é o momento final da leitura que envolve não só o estudo sobre as concepções do autor, para interpretar as suas mensagens e idéias, como também processar um juízo crítico acerca do que se leu.

Continue navegando