Buscar

Estudo Dirigido - ELETROTERMOFOTOTERAPIA

Prévia do material em texto

TEMA: ELETROTERMOFOTOTERAPIA 
 
O que é eletroterapia? E qual seu efeito fisiológico na região aplicada? 
Conceito: Todo material ou ação empregada para obter ou estimular uma resposta fisiológica no organismo, desencadeando um efeito terapêutico. 
Efeito: Ação vasodilatadora: liberação de histamina 
Ação simpaticolítica: quando aplicadas sobre vísceras ou pontos da cadeia simpática 
Ação ionizante: aumento da permeabilidade da membrana celular 
Efeito excitomotor: resposta ao estímulo elétrico é a contração 
Efeito analgésico: ativação/produção de substâncias endógenas: endorfina; além da teoria das comportas da dor. 
 
2. Defina Voltagem, intensidade e resistência. 
VOLTAGEM: DDP (Voltz): força impulsora que induz os elétrons a deslocarem-se de uma zona com excesso a outra com déficit. 
Força eletromotriz = Potencial de membrana 
Tensão 
INTENSIDADE (mA ou µA): fluxo de elétrons que atravessa um condutor num espaço de tempo – 80 mA à 120 mA 
RESISTÊNCIA (Lei de Ohm): oposição à passagem dos elétrons no interior de um condutor 
 3. Quais os tipos de correntes em eletroterapia? 
Corrente contínua: sempre o mesmo sentido, de um pólo a outro 
Corrente alternada: a polaridade dos elétrons da fonte muda de forma periódica no tempo e sentido de circulação dos elétrons 
- Pulsos bidirecionais simétricos/assimétricos ininterruptos 
 
 
4. Quais são as formas de energia emitidas através de estímulos mecânicos, elétricos e por radiação? 
Mecânico: Pressão, vibração, som, e ultrassom 
Elétrico: Corrente constante, baixa, média e alta frequência. 
Radiação: Ondas de rádio, micro-ondas. 
5. Quais são os efeitos positivos e negativos que uma aplicação da eletroterapia pode gerar no organismo? 
Positivos: Mudanças químicas, podendo ocorrer dano tecidual; Tecidos, nervos, e músculos excitáveis podem ser estimulados por correntes que variam numa taxa apropriada; Um aquecimento significativo pode ser gerado; Efeitos a nível celular, proliferação e migração de células para aceleração do processo de reparo tecidual; Aumento da síntese proteica; Crescimento dos neurônios.
Negativos: Efeito não duradouro de algumas correntes, necessidade de outras terapias associadas, possibilidade de efeito deletério ao tecido e organismo. 
 
6. Apresente o conceito, e o mecanismo de atuação dos seguintes recursos de estimulação :
a. Estimulação Elétrica Transcutânea sensitiva e motora (TENS) 
Método de estimulação da fibra nervosa aferente destinado a controlar a dor. Se utiliza de procedimento não invasivo para produzir neuromodulação. 
Mecanismo de ação: Fechamento da comporta da Dor, através da estimulação das fibras C, liberação de GABA e opioides endógenos no organismo. 
 
b. Ultrassom 
São oscilações cinéticas ou mecânicas produzidas por um transdutor vibratório que se aplica sobre a pele, atravessando-a e penetrando no organismo em diferentes intensidades. 
Mecanismo: O ultrassom faz parte dos tipos de energias transformados em estímulo mecânico. Essa vibrações geram movimentos de agitação tecidual, criando um efeito de micromassagem nos tecidos. Além do efeito mecânico pode vir a apresentar efeito térmico, em condições de frequência e intensidade adequadas, efeito cavitacional, com a formação de bolhas estáveis de modificação do estado dos tecidos. Exemplo: Gelatinoso para líquido. 
 
c. Estimulação Elétrica Funcional (FES) 
Se refere ao uso de pulsos elétricos destinados a produzir contrações mediante trens de pulso em grupos musculares que desencadearão movimentos e atividades da vida diária, no momento em que o paciente desejar. É um eletroestimulador apropriado para o recrutamento muscular. 
Mecanismo: Realiza uma ativação nervosa controlada, por meio da aplicação de corrente de baixa frequência, para produzir uma resposta em determinados músculos paralisados ou paréticos. 
d. Biofeedback 
É uma ferramenta terapêutica que fornece informações com a finalidade de permitir aos indivíduos, desenvolver a capacidade auto-regulação. A partir dessas informações você pode fazer as modificações que julgue necessárias. 
Mecanismo: Instrumentos supersensíveis normalmente computadorizados, são usados para medir dados fisiológicos do seu corpo tais com temperatura, nível de tensão da musculatura esquelética, ritmo cardíaco e outros, dos quais normalmente não somos conscientes.. 
 
e. Laser 
É um tipo de fototerapia, que se utiliza de alguns tipos de luzes para fins terapêuticos e em alguns casos para diagnóstico. 
Mecanismo: O termo fototerapia deriva de Fotón, constituinte da luz. Fótons são pequenos pacotes de energias que não carregam matéria, sendo os responsáveis pela interação da luz com os tecidos biológicos. Essa interação da luz com os tecidos geram efeitos de regeneração, cicatrização e remodelação tecidual. 
 
f. Infravermelho 
É um tipo de luz emitida acima de 750 nm sai no campo da percepção visual recaindo no espectro infravermelho. Esse tipo de emissão de luz tem fins de promover exclusivamente energia térmica no modo radiação, não sendo necessário um contato direto entre a fonte de calor e a região do corpo. 
Mecanismo: Geradores luminosos como lâmpadas de gás de baixa pressão, ou geradores não-luminosos, como os filamentos de resistência enrolados em porcelana.

Continue navegando