Buscar

QUESTOES DIR AMBIENTAL 3os SEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Ambiental, Prof. Milton Pardo, UniToledo
1.- (Ano: 2012, Banca: FGV, Órgão: OAB, Prova: Exame de Ordem Unificado VI – ADAPTADA) Mévio recebeu intimação para comparecer ao Juizado Especial Criminal pelo fato de ter em sua guarda espécie silvestre considerada ameaçada de extinção. Mévio não aceitou a proposta de transação penal ofertada pelo membro do Parquet, tendo sido denunciado por crime previsto na Lei 9.605/98, nada sendo mencionado sobre o instituto da suspensão condicional do processo. Pergunta-se: Na sua opinião Mévio deveria aceitar a transação penal? Explique-a. Diferencie transação penal de suspensão do processo. 
2.- (Ano: 2016, Banca: FGV, Órgão: OAB, Prova: Exame de Ordem Unificado XX – ADAPTADA) Luiz Periquito, famoso colecionador de pássaros, é surpreendido pela autoridade ambiental municipal em sua propriedade, a qual lavra auto de infração tendo em vista a posse de animais silvestres sem autorização legal, objeto de caça, bem como indícios de maus tratos aos animais. Pergunta-se: Como se dá a responsabilidade administrativa? Explique. Aponte as sanções que podem ser aplicadas nessa esfera. 
3.- “As atribuições ambientais exclusivas dos Municípios não são muito expressivas. De acordo com a Constituição, cabe-lhes promover, no que couber, o adequado ordenamento territorial, o que deve ser feito mediante planejamento e controle de uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano. Tal competência vem somar-se ao disposto no inciso IX do artigo 21 da Carta Magna, o qual atribui à União competência exclusiva para elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território. Também aos Municípios cabe, exclusivamente, promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, com observância da legislação e da ação fiscalizadora da União e dos Estados (CANOTILHO E LEITE, 2008, p. 212). O vereador de uma cidade cria uma Lei que em suma determina que as Concessionárias de carros deverão plantar 10 árvores para cada carro vendido. Tal Lei é aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito. Pergunta-se: Considerando o texto dos insignes CANOTILHO E LEITE e a lei criada pelo vereador, avalie se tal norma é constitucional, ou seja, se este parlamentar municipal poderia legislar sobre matéria ambiental? Explique. 
4.- (Ano: 2013, Banca: FGV, Órgão: OAB, Prova: Exame de Ordem Unificado X – ADAPTADA) João, militante ambientalista, adquire chácara em área rural já degradada, com o objetivo de cultivar alimentos orgânicos para consumo próprio. Pergunta-se: Considerando que João casou uma lesão ao meio ambiente natural identifique e explique de que forma ele poderá ser responsabilizado administrativamente.
5.- (Ano: 2012, Banca: FGV, Órgão: OAB, Prova: Exame de Ordem Unificado VII ADAPTADA)Um  shopping  center,  que  possui  cerca  de  250  lojas  e  estacionamento para dois mil veículos, foi construído há doze  anos  sobre  um  antigo  aterro  sanitário e,  desde  sua  inauguração, sofre com a decomposição de material orgânico  do subsolo, havendo emissão diária de gás metano, em níveis  considerados  perigosos  à  saúde  humana,  podendo  causar  explosões. Pergunta-se: Diante do risco a vida das pessoas que lá trabalham e dos consumidores que lá frequentam qual seria a sanção administrativa mais adequada pelo órgão ambiente competente? Explique. 
Parte superior do formulário

Outros materiais