Buscar

1 1 1

Prévia do material em texto

1-) Uma pesquisa realizada por estudantes da Faculdade de Estatística mostra, em horas por dia, como os jovens entre 12 e 18 anos gastam seu tempo, tanto durante a semana (de segunda-feira a sexta-feira) como no fim de semana (sábado e domingo). A seguinte tabela ilustra os resultados da pesquisa.
 
	Rotina Juvenil
	Durante a semana
	No fim de semana
	Assistir à televisão
	3
	3
	Atividades domésticas
	1
	1
	Atividades escolares
	5
	1
	Atividades de lazer
	2
	4
	Descanso, higiene e alimentação
	10
	12
	Outras atividades
	3
	3
 
De acordo com esta pesquisa, quantas horas de seu tempo gasta um jovem entre 12 e 18 anos, na semana inteira (de segunda-feira a domingo), nas atividades escolares? 
Origem: Enem
2-)Um dos indicadores usados para medir a inclusão digital da população de um país é o número de "hosts", isto é, o número de computadores que estão conectados à internet. A tabela a seguir mostra a evolução do número de "hosts", em milhares de unidades, nos três países que lideram o setor de tecnologia da informação na América Latina.
De acordo com os dados dessa tabela, os dois desses três países que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento percentual no número de “hosts”, no período 2003-2007, foram
3- (UNIFOR – CE ) O diretor de um curso de inglês resolve montar as turmas fazendo uma distribuição por idade dos alunos do curso. O gráfico abaixo representa a quantidade de alunos por idade. 
Qual a porcentagem de alunos que irá formar uma turma com idade de 16 e 17 anos?
4- (UNICAMP) Para acomodar a crescente quantidade de veículos, estuda-se mudar as placas, atualmente com três letras e quatro algarismos numéricos, para quatro letras e três algarismos numéricos, como está ilustrado abaixo.
 
	ABC 1234
	 
	ABCD 123
 
Considere o alfabeto com 26 letras e os algarismos de 0 a 9. A razão entre o número novo e o número atual de placas, nessa ordem, será
5-)Na paraolimpíada de 2012, o corredor paraense Alan Fonteles ganhou medalha de ouro nos 200 m rasos na categoria T44. Usou novas próteses, que alongaram o comprimento de seus membros inferiores para 85 cm. O comprimento de seus membros inferiores com as antigas próteses era de 79 cm e, com estas, ele corria os 200 m em 23 s. Considerando que os outros fatores (peso, preparo físico etc.) não se alterem, seu tempo ao correr os 200 m rasos com as novas próteses deve diminuir, em segundos, aproximadamente
Origem: UFPA
6-) A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo testou em 2013 novos radares que permitem o cálculo da velocidade média desenvolvida por um veículo em um trecho da via.
 
As medições de velocidade deixariam de ocorrer de maneira instantânea, ao se passar pelo radar, e seriam feitas a partir da velocidade média no trecho, considerando o tempo gasto no percurso entre um radar e outro. Sabe-se que a velocidade média é calculada como sendo a razão entre a distância percorrida e o tempo gasto para percorrê-la.
O teste realizado mostrou que o tempo que permite uma condução segura de deslocamento no percurso entre os dois radares deveria ser de, no mínimo, 1 minuto e 24 segundos. Com isso, a CET precisa instalar uma placa antes do primeiro radar informando a velocidade média máxima permitida nesse trecho da via. O valor a ser exibido na placa deve ser o maior possível, entre os que atendem às condições de condução segura observadas.
Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 11 jan. 2014 (adaptado).
A placa de sinalização que informa a velocidade que atende a essas condições é
Origem: Enem
7-(ENEM) O condomínio de um edifício permite que cada proprietário de apartamento construa um armário em sua vaga de garagem. O projeto da garagem, na escala 1 : 100, foi disponibilizado aos interessados já com as especificações do armario com formato de um paralelepípedo retângulo reto, com dimensões, no projeto, iguais a 3 cm, 1 cm e 2 cm. O volume real do armário, em centímetros cúbicos, será ?
8-(ENEM) Durante uma epidemia de uma gripe viral, o secretário de saúde de um município comprou 16 galões de álcool em gel, com 4 litros de capacidade cada um, para distribuir igualmente em recipientes para 10 escolas públicas do município. O fornecedor dispõe à venda diversos tipos de recipientes, com suas respectivas capacidades listadas: Recipiente I: 0,125 litro Recipiente II: 0,250 litro Recipiente III: 0,320 litro Recipiente IV: 0,500 litro Recipiente V: 0,800 litro O secretário de saúde comprará recipientes de um mesmo tipo, de modo a instalar 20 deles em cada escola, abastecidos com álcool em gel na sua capacidade máxima, de forma a utilizar todo o gel dos galões de uma só vez. Que tipo de recipiente o secretário de saúde deve comprar?

Continue navegando