Buscar

ABRANGÊNCIA DA ESCRITURAÇÃO ELETRÔNICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ABRANGÊNCIA DA ESCRITURAÇÃO ELETRÔNICA
ABRAGÊNCIA DA ESCRITURAÇÃO ELETRÔNICA
SPED Contábil;
FCONT;
SPED Fiscal;
NF-e
NFS-e
CT-e
Central de balanços
e-LALUR
SPED CONTÁBIL
O SPED Contábil visa ser uma solução tecnológica, padronizando os arquivos digitais (das escriturações fiscal e contábil) dos sistemas empresariais dentro de um formato digital específico.
FCONT – Controle fiscal contábil de transição
O FCONT é uma escrituração em partidas dobradas das contas patrimoniais e de resultado de um negócio, levando em consideração métodos e critérios dispostos pela legislação tributária de número 11.638, de dezembro de 2007, e pelos artigos 37 e 38 da lei de número 11.941, de maio de 2009.
Pessoas jurídicas sujeitas à tributação pelo Lucro Real  são obrigadas a entregar escrituração do FCONT, mesmo que não haja lançamentos com bases e critérios diferentes daqueles impostos pela legislação tributária.
Sped fiscal
Sped Fiscal é o nome dado ao processo de escrituração digital da Receita Federal chamado internamente de EFD (Escrituração Fiscal Digital). Com ele, a Receita Federal e os órgãos fazendários estaduais receberão dos contribuintes todas as informações que precisam sobre a apuração de ICMS e IPI.
Nota fiscal eletrônica
O conceito adotado trata a Nota Fiscal Eletrônica como um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação serviços, ocorrida entre as partes, e cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emissor (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pela Fazenda, do documento eletrônico, antes da ocorrência da circulação ou saída da mercadoria.
Nota fiscal de serviço eletrônica
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal que foi criado para viabilizar a comunicação entre o prestador de serviços e a prefeitura do município. A NFS-e foi elaborada entre a Receita Federal e a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), para viabilizar a integração e troca de informações entre contribuintes e municípios, reduzindo os custos para o contribuinte e para o município, aumentando o controle de arrecadação do ISS e facilitando a fiscalização.
                                                                                                                                                                                                                                                               
CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO
Podemos conceituar o Conhecimento de Transporte Eletrônico como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário). Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente.
CENTRAL DE BALANÇOS
A Central de Balanços brasileira é um projeto integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), em fase inicial de estudos, que deverá reunir demonstrativos contábeis e uma série de informações econômico-financeiras públicas das empresas envolvidas no projeto. 
E- LALUR
O LALUR - Livro de Apuração do Lucro Real, é um livro fiscal, sendo obrigatório somente para as empresas tributadas pelo Imposto de Renda na modalidade Lucro Real.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais