Buscar

Farmacologia Aplicada ao Sistema Respiratório



Continue navegando


Prévia do material em texto

Farmacologia Aplicada ao Sistema Respiratório
Objetivos Terapêuticos: Depende do caso do paciente pois o farmaco pode ser usado para a Desobstrução bronco-pulmonar, supressão da tosse, modificação da resistência à passagem do ar(broncodilatador) , controle da infecção e como estímulador da respiração.
Fármacos Adjuvantes: Geralmente associados à terapia para promover o alívio dos sintomas: Expectorantes,Antitussígenos, Broncodilatadores, Antiinflamatórios e anti-histamínicos (alérgicos).
Sistema mucociliar: Nas gladulas brônquicas tem a presença das Células caliciforme produzem muco, vai ter o movimento ciliar expulsando o muco pra fora a glote tem a resposta de deglutir o muco. O organismo vai aumentar a produção de muco no caso de injuria, infecção e inflamação.
1.	Desobstrução Bronco-Pulmonar: Expectorantes (Secretolíticos), vai haver um aumento das secreções das glândulas da árvore respiratória, para tentar eliminar o agente. E existe 3 tipos de expectorantes que são os : Reflexos, Inalantes e Mucolíticos. 
Expectorantes REFLEXOS: Vai agir nas terminações vagais (faringe, esôfago, mucosa respiratória.) Vão fazer a estimulação da produção muco com a irritação do epitelio. Pode haver substancias nauseantes. EX: IODETO DE POTÁSSIO: É administrado via oral, pra fazer efeito pode demorar de 15 a 30 minutos e seu tempo de meia vida é de 6 horas.Pode causar nausea e vomito devido a irritação. Pode causar alteração na tireóide após 3 semanas de uso ou no periodo de gestação. GUAIFENESINA (guaiacolato de glicerila): Tem uma ação similar, também vai causar uma irritação nas terminações vagais. Tem uma ação de 4 a 6 horas. IPECA também chamado de Alcalóide emetina, possui efeitos colaterias que pode causar emese. 
Expectorantes INALANTES: Tem muitas dificuldades dar inalação para os animais, em muitos casos se usa Benzoína e NaCl 0,9%.
Expectorantes MUCOLÍTICOS: Ação direta sobre componentes do muco diminui a viscosidade, mais fácil de ser eliminado . EX: BROMEXINA (Bisolvon ®, Aliv V®):Hidrólise das fibras de mucopolissacarídeos/ glicoproteína diminuindo a viscosidade. N-ACETILCISTEÍNA (Fluimucil ®):Mucoproteína e DNA e tem uma associação com Isoprenalina ( beta adrenérgico) para evitar broncoespasmo. 
 2. Supressão da Tosse: Antitussígenos: Narcóticos e Não Narcóticos.
 Antitussígenos Narcóticos: São chamados de hipnoanalgésicos e vão inibir o centro da tosse no SNC. EX: Codeína*(mais usada na UTI pode ser aplicada via oral, intra muscular ou Subcultanea) e Butorfanol(é mais usado em IM) .O efeitos colaterias pode causar hipnose. Não usar em conjunto com expectorantes, pois estes aumentarão a quantidade de secreção. É mais usado em casos alérgicos. 
Antitussígenos Não Narcóticos: Dextrometorfano e Opióide sintético. O que vai mudar é a dose e o efeito . 
3. Modificação da Resistência à Passagem do Ar: Broncoespasmo = constrição da musculatura lisa da árvore respiratória- BRONCODILATADORES
·	Existe 3 classes de Broncodilatadores de ação rápida: Agonistas beta-adrenérgicos, Metilxantinas, Antagonistas colinérgico.
Agonistas beta-adrenérgicos (Broncodilatadores Adrenérgicos): Tem ação direta nos receptores da musculatura lisa dos brônquios. Vai ter uma estimulação dos cílios e Inibição histamina e serotonina. Ex: Adrenalina, Efedrina, Isoproterenol (ñ seletivos beta2). Terbutalina (Bricanyl ®), Salbutamol (Aerolin ®) e o Clembuterol(Pulmonil®)-> é usando em equinos. As Vias de administração: VO, SC ou pulmonar (aerossóis). 
Pode dar uma taquicardia por ser Adrenalina. 
Metilxantinas:Alcalóides vegetais, Teofilina, teobromina,cafeína, Broncodilatadores e estimulantes do miocárdio, efeitos Colaterais- aumento da Frequência Cardíaca e Aminofilina. Dependendo do nível da cardiopatia do animal ele não pode fazer o uso desse medicamento. 
Antagonistas Colinérgicos: Atropina ou Escopolamina causa broncodilatação e alteração CV-taquicardia. 
4. Estímulo à Respiração: Estímulo Medicamentoso: Vai ser usado em casos de Insuficiência Respiratória Aguda: anestesia e recém nascidos. Ex:Cloridrato de Doxapram (Dopram ®) age diretamente no SNC
Antiinflamatórios e antihistamínicos
1. Diminuir edema de mucosa bronquial
2. Diminuir formaçao de PGs que induzem broncoconstrição ( DMSO)
3. Diminuir secreções, exemplo:hidrocloridrato de difenidramina