Buscar

Atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: LORRAYNA GABRIELA LOPES BONFIM
RGM: 103.7434
Atividades das Aulas 1 e 2
01. Faça a leitura da aula 1 e após responda:
Qual a importância estudar a TGA (Teoria Geral da Administração). (0,5)
A TGA constitui o conjunto de conhecimentos científicos, práticos, normativos, ensinamentos, princípios prescritivos e descritivos resultantes de experimentos e estudos realizados em diferentes épocas, países e escolas, pelas diferentes abordagens administrativas. Ela estuda a administração das organizações (funcionamento do todo). E para ter uma visão geral para compreender é preciso entender esse funcionamento. Dessa forma a TGA serve para orientar ao gestor, para entender esse funcionamento. 
02. Explique com suas palavras a escolas de relações Humanas e a Teoria Contingencial. (0,5)
Escolas de Relações Humanas: enfatiza as pessoas e a integração de grupos. Permite a relação um com outro no serviço como trabalhos em equipe, e onde tem grupos informais e assim socializar um ao outro em seu ambiente de trabalho.
Teoria Contingencial: permite o administrador entender que as decisões empresariais e organizacionais diferem em cada momento e em cada realidade organizacional, com tudo essa decisão deve ser levada em consideração alguns pontos como: ambiente (pessoas, equipe de trabalho, ...), realidade (dia-a-dia), estrutura, valores e tempo, sendo que tudo deve ser considerado em conta, sendo que com o tempo muda e assim o administrador tem que se planejando e levando em conta cada ponto.
3. Sobre o modelo cientifico de administração, responda:
a) porque esse modelo recebeu o nome de MODELO CIENTIFICO DE ADMINISTRAÇAO? (0,75)
O crescimento acelerado e desorganizado das empresas ocasionou uma gradativa complexidade em sua administração e exigiu uma abordagem cientifica mais apurada do que o empirismo e a improvisação. A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, no sentido de obter o melhor rendimento possível dos recursos, face à concorrência e à competição que se avolumavam entre as empresas.
O modelo de Administração Cientifica de Taylor é o marco da aplicação de métodos científicos nas industrias, ele acreditava que alterações na maneira de fazer trabalho poderiam aumentar a produtividade. 
Recebeu o nome de modelo cientifico da Administração, porque para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas cientificamente. Os problemas das organizações devem ser pesquisados, estudados, medidos, analisados para encontrar respostas cientificas. 
O modelo de Administração Científica de Taylor é o marco da aplicação de métodos científicos nas indústrias. O que preconizava o modelo de Taylor? Quais eram seus objetivos? (Mínimo 5 linhas) (0,75)
Para Taylor, à medida que melhoram as condições e os métodos de trabalho; é possível melhorar a produtividade, a redução de custos, o tempo de produção e o aumento na quantidade produzida. Com custos menores, pode-se também obter produtos mais baratos. 
Seu objetivo, assim, para obter a colaboração dos operários foi à criação de incentivos salariais, prêmios de produção, melhoria nos horários de trabalho, redução de fadiga humana. 
O modelo de Taylor preconizava a eficiência e a produtividade da produção. Foi uma teoria limitada aos aspectos internos e voltada à produção. Contudo, essas limitações não tiram o mérito na tentativa de buscar a melhoria das condições de trabalho e a melhoria dos resultados industriais e empresariais. 
	Bom Trabalho!

Outros materiais